PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre gemas e ramificações

2 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre gemas e ramificações Empty Dúvidas sobre gemas e ramificações

Mensagem por guipenteado Ter 11 Set 2018, 17:51

Estou com algumas dúvidas sobre esse assunto, se alguém tiver conhecimento em botânica e puder me ajudar ficarei grato.

Minhas dúvidas são:
1- Eu posso definir "gemas" como sendo "Uma região de tecido meristemático que dá origem aos ramos" ? Ou qual seria uma definição melhor que essa ?

2- O que as Gemas laterais (axilares) formam ?

3- As gemas axilares são responsáveis pela formação dos "galhos", digo, os caules que se subdividem do eixo principal ?

4- Encontrei em alguns sites de biologia a informação de que as raízes não possuem gemas axilares, dessa forma, como ocorre a ramificação na zona de ramificação ?
guipenteado
guipenteado
Jedi
Jedi

Mensagens : 373
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 27
Localização : paranavai

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre gemas e ramificações Empty Re: Dúvidas sobre gemas e ramificações

Mensagem por Liliana Rodrigues Sex 14 Set 2018, 21:37

1- Sim. Pode originar flores também.

2- Você mesmo respondeu parte da questão: ramos (galhos) ou flores.

3- Não sei se é certo falar que elas são as responsáveis, porque também pode ter a questão da dominância apical, criada pela auxina, que pode impedir que as gemas laterais se desenvolvam. Mas tirando isso, elas que produzem os galhos, sim.

4- Gemas ocorrem apenas nos caules, e suas ramificações são chamadas de ramificações exógenas. Nas raízes, as ramificações são endógenas, pois "saem" da raiz principal, de um tecido chamado periciclo, e possuem as mesmas regiões da raiz central.

Acredito que seja isso. Respondi com base no que eu sei
Espero ter ajudado (=

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos