PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enzimas

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Enzimas

Mensagem por Felipe Pereira Sales Qui 28 Jun 2018, 18:12

(Ufla-MG) Os organismos vivos possuem a capacidade de sintetizar milhares de moléculas de diferentes tipos em precisas proporções, a fim de manter o protoplasma funcional. Estas reações de síntese e degradação de biomoléculas, que compõem o metabolismo celular, são catalisadas por um grupo de moléculas denominadas de ENZIMAS. Estes importantes catalisadores biológicos podem possuir algumas das seguintes características: 

I. Enzimas são a maior e mais especializada classe de lipídios. 
II. Enzimas possuem grande especificidade para seus substratos e freqüentemente não atuam sobre moléculas com pequena diferença em sua configuração. 
III. Enzimas aceleram as reações químicas, sem ser modificadas durante o processo. 
IV. Substratos são substâncias sobre as quais as enzimas agem, convertendo-os em um ou mais produtos. 

Marque a alternativa CORRETA: 
a) Estão corretas apenas as características I, II e III. 
b) Estão corretas apenas as características II, III e IV. 
c) Estão corretas apenas as características I, III e IV. 
d) Todas as características estão corretas. 
e) Todas as características estão incorretas.

II- Por que está correta, sendo que as enzimas são super específicas ? Ou eu deveria levar em consideração a Teoria do Encaixa Induzido ? Pra mim essa questão é muito dúbia, pois, ao meu ver, "pequena diferença" é muito relativo. 
IV- Eu aprendi que as enzimas sempre convertem um substrato em pelo menos 2 produtos, está incorreto ?

Resposta:


Última edição por Felipe Pereira Sales em Qui 28 Jun 2018, 19:12, editado 1 vez(es)
Felipe Pereira Sales
Felipe Pereira Sales
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 05/04/2018
Localização : Sabará, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Enzimas

Mensagem por justanightmare Qui 28 Jun 2018, 18:29

II. Você está correto na questão II, a Teoria do Encaixe Induzido é a mais aceita, entretanto, não sei de que ano é essa questão, e como é uma questão voltada para alunos do Ensino Médio, ela aparentemente ainda considera a Teoria da "chave-fechadura" como correta

IV. As enzimas podem converter os substratos em vários produtos como também em um único produto.

justanightmare
Jedi
Jedi

Mensagens : 280
Data de inscrição : 25/08/2017
Idade : 23
Localização : Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Enzimas

Mensagem por GranTorino Qui 28 Jun 2018, 18:43

Olá!

O item II está correto. Devemos nos lembrar de que as enzimas são altamente específicas (característica muito batida nas aulas sobre enzimas). Logo, qualquer diferença tornaria inviável a ligação de um substrato ao seu sítio ativo, visto que haveria incompatibilidade.

O item IV está correto, como você mesmo disse. Todo complexo enzima-substrato proporcionará a origem de 2 produtos (não afirmarei que será de no mínimo 2, pois toda reação enzimática que já vi só gerava apenas 2 produtos).

Por favor,  exponha qualquer erro da minha parte ou dúvidas que você tiver.
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Enzimas

Mensagem por Felipe Pereira Sales Qui 28 Jun 2018, 19:11

Então a questão não considera a Teoria do Encaixe Induzido e, pelo que tudo indica, uma enzima pode apenas "modificar" um substrato sem necessariamente ter que dividi-lo. Valeu pessoal
Felipe Pereira Sales
Felipe Pereira Sales
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 05/04/2018
Localização : Sabará, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Enzimas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos