Dúvida - Lei da Reflexão
3 participantes
Dúvida - Lei da Reflexão
Olá pessoal,
Gostaria de saber se a lei da reflexão (raio incidente = raio refletido) pode ser demonstrada utilizando conceitos de colisão bidimensionais.
Vlw =)
Gostaria de saber se a lei da reflexão (raio incidente = raio refletido) pode ser demonstrada utilizando conceitos de colisão bidimensionais.
Vlw =)
Kongo- Elite Jedi
Re: Dúvida - Lei da Reflexão
Kongo escreveu:Olá pessoal,
Vlw =)
Você quer dizer: ângulo de incidência = ângulo de reflexão?
Para um corpo material temos um choque mecânico que obedece às leis de Newton
A luz é um fenômeno eletromagnético e, apesar de mostrar um comportamento análogo e possuir quantidade de movimento, a explicação para isso deve estar no mundo quântico.
Euclides- Fundador
Desculpa Euclides. Digitei errado, era ângulo de incidência = ângulo de reflexão.
Obrigado pela resposta, achei interessante, porque eu percebi que se considerarmos a luz como bolinhas em colisões perfeitamente elásticas, o ângulo de incidência também seria igual ao de reflexão.
=)
Obrigado pela resposta, achei interessante, porque eu percebi que se considerarmos a luz como bolinhas em colisões perfeitamente elásticas, o ângulo de incidência também seria igual ao de reflexão.
=)
Kongo- Elite Jedi
Olá Kongo,
Interessante né ? Você viu isso no livro do Renato Brito ? Pois bem ... nele diz que foi dessa forma que Isaac Newton demonstrou a lei da reflexão. É curioso, pois faz sentido já que ele que propôs a fórmula que hoje conhecemos F = m.a (lógico que na verdade nao foi bem essa formula, mas outra que envolvia quantidade de movimento)
Interessante né ? Você viu isso no livro do Renato Brito ? Pois bem ... nele diz que foi dessa forma que Isaac Newton demonstrou a lei da reflexão. É curioso, pois faz sentido já que ele que propôs a fórmula que hoje conhecemos F = m.a (lógico que na verdade nao foi bem essa formula, mas outra que envolvia quantidade de movimento)
Isso mesmo luiseduardo. Foi no livro do Renato Brito que eu vi isso ae. Mas parece uma informação duvidosa, porque segundo o Física Clássica (Optica e Ondas)(Pág 57) as leis da reflexão foram provadas através do Princípio de Fermat. Mas se tu fizer por colisão dá certim também.
Legal essas parada de física neh? =D
Legal essas parada de física neh? =D
Kongo- Elite Jedi
KKKK, se essas leis fossem demonstradas por Princípio de Fermat, Heron de Alexandria não teria feito uma outra demonstração para as leis.
Pelo que o livro diz (física-classica) Heron fez e Fermat melhorou.
Mas nada impede Newton criar sua própria forma de demonstrar kkk.
Pelo que o livro diz (física-classica) Heron fez e Fermat melhorou.
Mas nada impede Newton criar sua própria forma de demonstrar kkk.