PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida - Interpretação para a resposta.

2 participantes

Ir para baixo

Duvida - Interpretação para a resposta. Empty Duvida - Interpretação para a resposta.

Mensagem por Lucasdeltafisica Ter 08 maio 2018, 14:28

Gostaria de saber como que eu dou uma resposta de exercícios que envolvem apenas variaveis/letras, sem números. Por exemplo:

A face inferior de uma camada de nuvens é plana e horizontal. Um rojão lançado para cima estoura entre o solo e a camada de nuvens. Um observador situado no solo, na mesma vertical do rojão, ouve o estouro t1 segundos após ter visto o clarão da explosão e ouve o eco do som refletido na nuvem t2 segundos após ter visto o clarão da explosão. Sendo v a velocidade do som no ar, determine a altura da nuvem.

Eu consegui fazer essa questão vendo qual o resultado final, ou seja, consigo chegar a tal resultado. Porém, há diversas possibilidades de eu igualar o H (altura da nuvem) com outras variaveis, como eu sei que o resultado correto, definito, que o gabirito quer?

"Resp: H = V(T1+T2)/2"
Lucasdeltafisica
Lucasdeltafisica
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida - Interpretação para a resposta. Empty Re: Duvida - Interpretação para a resposta.

Mensagem por Elcioschin Ter 08 maio 2018, 19:19

Nuvem --------N------------------

.................... R (estouro do rojão)

Solo -----------S-------------------

H = NS ---> h = RS ---> RN = H- h

t1 é o tempo para o som, com velocidade V, percorrer RS ---> RS = V.t1 ---> h = V.t1 ---> I

t2 é o tempo do som ir de R até N e depois ir de N até S ---> RN + NS = V.t2 --->

(H - h)  + H = V.t2 ---> 2.H - h = V.t2 ---> II

I em II ---> 2.H - V.t1 = V.t2 ---> H = V.(t1 + t2)/2
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo