PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UERJ - Química (Estequiometria)

3 participantes

Ir para baixo

UERJ - Química (Estequiometria) Empty UERJ - Química (Estequiometria)

Mensagem por GranTorino Seg 02 Abr 2018, 16:57

(UERJ - 2006) Uma área agrícola, próxima a um lago, precisa ser adubada antes do início do plantio de hortaliças.
- O esquema da figura 1 indica as medidas do terreno a ser plantado. Os dois lados paralelos distam 10 km e ostrês ângulos obtusos indicados são congruentes.
- Para corrigir a elevada acidez do solo, o produto recomendado foi o calcário (CaCO3), na dosagem de 5 g/m^2 de solo.
- Para a adubação do terreno, emprega-se um pulverizador com 40 m de comprimento, abastecido por umreservatório de volume igual a 2,16 m^2, que libera o adubo à vazão constante de 1.200 cm^2/s. Esse conjunto,rebocado por um trator que se desloca à velocidade constante de 1 m/s, está representado na figura 2
- A partir do início da adubação, a qualidade da água do lago passou a ser avaliada com regularidade.

Para corrigir a acidez do solo, a quantidade de matéria necessária, em mol de CaCO3 , por km^2 de área a ser plantada, corresponde a:

UERJ - Química (Estequiometria) Smarts11

RESPOSTA: 5 . 10^4

Minha tentativa de resolução: Calculei toda a área e fiz a proporção de dosagem. Acertei, mas gostaria de uma resolução, para ver se tudo o que fiz estava certo ou se existe outra possibilidade de chegar ao resultado.

Grato!
GranTorino
GranTorino
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 592
Data de inscrição : 05/02/2018
Idade : 78
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

UERJ - Química (Estequiometria) Empty Re: UERJ - Química (Estequiometria)

Mensagem por j1aninh4234 Ter 23 Jun 2020, 20:54

Alguém me explica, por favor

Minha resposta da maneira que o outro usuário disse só da 8,75 (desconsiderando os múltiplos de 10)

j1aninh4234
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 11/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

UERJ - Química (Estequiometria) Empty Re: UERJ - Química (Estequiometria)

Mensagem por Fabinho snow Qua 24 Jun 2020, 08:58

j1aninh4234 escreveu:Alguém me explica, por favor

Minha resposta da maneira que o outro usuário disse só da 8,75 (desconsiderando os múltiplos de 10)

também achei a mesma coisa, 875.10^4 mols

mas nessa resolução, desconsidera-se os dados relativos ao pulverizador da questão, leva em conta apenas a área e a dosagem por metro quadrado do CaCO3.

>>>eu acho<<< que a questão foi mal redigida, talvez ele tivesse de dizer como o pulverizador faria esse trabalho, sendo assim talvez usaria de forma diferente essa quantidade de CaCO3, mas mesmo assim o gabarito dá menos do que se tivesse feito pela área certinha do polígono, o que é estranho. Mas enfim, esperar possíveis outras respostas.

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

UERJ - Química (Estequiometria) Empty Re: UERJ - Química (Estequiometria)

Mensagem por j1aninh4234 Qua 24 Jun 2020, 10:06

Fabinho snow escreveu:
j1aninh4234 escreveu:Alguém me explica, por favor

Minha resposta da maneira que o outro usuário disse só da 8,75 (desconsiderando os múltiplos de 10)

também achei a mesma coisa, 875.10^4 mols

mas nessa resolução, desconsidera-se os dados relativos ao pulverizador da questão, leva em conta apenas a área e a dosagem por metro quadrado do CaCO3.

>>>eu acho<<< que a questão foi mal redigida, talvez ele tivesse de dizer como o pulverizador faria esse trabalho, sendo assim talvez usaria de forma diferente essa quantidade de CaCO3, mas mesmo assim o gabarito dá menos do que se tivesse feito pela área certinha do polígono, o que é estranho. Mas enfim, esperar possíveis outras respostas.

j1aninh4234
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 148
Data de inscrição : 11/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

UERJ - Química (Estequiometria) Empty Re: UERJ - Química (Estequiometria)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos