(Mackenzie-SP – adaptado)
2 participantes
Página 1 de 1
(Mackenzie-SP – adaptado)
O valor do ponto de ebulição determinado experimentalmente numa amostra de uma certa substância mostrou-se maior do que o valor encontrado em tabelas. Essa diferença pode ser atribuída ao fato de que, no experimento, usou-se:
a) uma quantidade de substância muito grande.
b) uma quantidade de substância muito pequena.
c) uma substância composta.
d) uma substância contendo impurezas.
Gabarito: d
Pessoal eu estou com dúvida na d) na verdade é bem nítido que ela está correta, mas o porque uma impureza altera o P.E? O professor Feltre não chegou comentar nada. Fui por eliminação, mas se fosse uma questão dissertativa e tivesse que justificar...
a) uma quantidade de substância muito grande.
b) uma quantidade de substância muito pequena.
c) uma substância composta.
d) uma substância contendo impurezas.
Gabarito: d
Pessoal eu estou com dúvida na d) na verdade é bem nítido que ela está correta, mas o porque uma impureza altera o P.E? O professor Feltre não chegou comentar nada. Fui por eliminação, mas se fosse uma questão dissertativa e tivesse que justificar...
matheus__borges- Jedi
Re: (Mackenzie-SP – adaptado)
Trata-se de ebulioscopia.
A temperatura de ebulição de um líquido é aquela na qual a pressão de vapor do líquido é igual à pressão a que este líquido está submetido. Quando adicionamos soluto não volátil a um solvente líquido, ocorre aumento da temperatura de ebulição. O soluto não volátil atrapalha a evaporação das moléculas, roubando-lhes energia cinética.
Portanto, as impurezas se utilizam da energia cinética do solvente o que faz com que este, para que atinja a ebulição, tenha que atingir um estado de energia interna (o que diz respeito à temperatura) mais elevado do que se estivesse puro.
Se quiser se aprofundar, leia sobre propriedades coligativas, sobre lei de Raoult e sobre fator de correção de van`t Hoff.
Espero ter ajudado!
A temperatura de ebulição de um líquido é aquela na qual a pressão de vapor do líquido é igual à pressão a que este líquido está submetido. Quando adicionamos soluto não volátil a um solvente líquido, ocorre aumento da temperatura de ebulição. O soluto não volátil atrapalha a evaporação das moléculas, roubando-lhes energia cinética.
Portanto, as impurezas se utilizam da energia cinética do solvente o que faz com que este, para que atinja a ebulição, tenha que atingir um estado de energia interna (o que diz respeito à temperatura) mais elevado do que se estivesse puro.
Se quiser se aprofundar, leia sobre propriedades coligativas, sobre lei de Raoult e sobre fator de correção de van`t Hoff.
Espero ter ajudado!
Última edição por Hume_Mascarenhas em Sex 19 Jan 2018, 00:37, editado 1 vez(es)
Hume_Mascarenhas- Padawan
Potter. gosta desta mensagem
Boa tarde, obrigado pela resposta. Ebulioscopia estudei semana passada. Ela trata de substâncias composta, e a letra d) refere-se a impurezas ou seja não reage com o solvente.
matheus__borges- Jedi
Você está certo. Mesmo estudando estequiometria não me toquei na parte que diz "soluto com impureza" só veio a mente agora quando estava lendo sobre a sublimação do iodo. Ela o separa das impurezas. Perdoe minha afobação. Muito obrigado!
matheus__borges- Jedi
Todos que admitem que são falíveis ao procurar ajuda merecem louvor e não perdão. E no fim, todos acabam se ajudando aqui, então obrigado!
Bons estudos!
Bons estudos!
Hume_Mascarenhas- Padawan