UESB 2011.1
2 participantes
Página 1 de 1
UESB 2011.1
Uma amostra de 50,0mL de “gasolina comum”, contendo etanol anidro, foi submetida à analise para determinação do teor de álcool, em volume, nesse combustível. Após ter sido misturada com 50,0mL de água pura e agitada por determinado tempo, a gasolina foi separada da fase aquosa que apresentou 62,5mL. Admitindo-se que, durante esse processo a solubilidade da gasolina e a contração de volume são desprezíveis, é correto afirmar:
01) O processo utilizado na determinarão do teor de etanol na gasolina foi o de separacão por sedimentação fracionada.
02) A filtração é o melhor método para a separação de etanol da gasolina.
03) A mistura de gasolina e e água pura, após a agitação, apresentou uma fase e dois componentes.
04) Os hidrocarbonetos existentes na gasolina estabelecem interações intermoleculares, dipolo-dipolo com o etanol.
05) O teor de etanol na gasolina é de 25%.
Por eliminação, encontrei 05 como resposta
Alguém poderia fazer os cálculos por gentileza?
Obrigada!!!
01) O processo utilizado na determinarão do teor de etanol na gasolina foi o de separacão por sedimentação fracionada.
02) A filtração é o melhor método para a separação de etanol da gasolina.
03) A mistura de gasolina e e água pura, após a agitação, apresentou uma fase e dois componentes.
04) Os hidrocarbonetos existentes na gasolina estabelecem interações intermoleculares, dipolo-dipolo com o etanol.
05) O teor de etanol na gasolina é de 25%.
Por eliminação, encontrei 05 como resposta
Alguém poderia fazer os cálculos por gentileza?
Obrigada!!!
gabireis09- Iniciante
Re: UESB 2011.1
Na gasolina, há álcool e hidrocarbonetos.
Quando você mistura água nela essa interage com o álcool, mas não com o hidrocarboneto.
Pensando assim, você pode dizer que a água vai "capturar" parte do volume da gasolina.
Se havia 50 ml de água, e depois passou a haver 62,5ml, é porque 12,5ml são de álcool.
Se 25 ml de gasolina equivale a 50%, 12,5ml equivale a 25%.
Eu acho que é isso.
Espero ter ajudado.
Quando você mistura água nela essa interage com o álcool, mas não com o hidrocarboneto.
Pensando assim, você pode dizer que a água vai "capturar" parte do volume da gasolina.
Se havia 50 ml de água, e depois passou a haver 62,5ml, é porque 12,5ml são de álcool.
Se 25 ml de gasolina equivale a 50%, 12,5ml equivale a 25%.
Eu acho que é isso.
Espero ter ajudado.
AlunoX- Recebeu o sabre de luz
Entendi!!! Muito grata!
gabireis09- Iniciante
Disponha.
AlunoX- Recebeu o sabre de luz
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos