PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fazer Resumos

5 participantes

Ir para baixo

Fazer Resumos Empty Fazer Resumos

Mensagem por Fósforos Malone Ter 9 Jan - 17:20

Pergunta pra quem estuda pro ITA/IME: Vcs fazem resumos da teoria? Se sim, como fazem resumos de tantos livros e condensam a teoria deles num resumo só? (Exemplo: Como vcs fazem pra estudar um determinado assunto pelo Iezzi, depois pelo Aref, aí pelo Rufino e etc. e depois fazer o resumo desse assunto sem gastar muito tempo?)
PS: Vcs acham melhor não fazer resumos de teoria de vários livros e apenas escolher um deles pra fazer revisões periódicas juntamente com listas de exercícios?
Fósforos Malone
Fósforos Malone
Padawan
Padawan

Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2014
Idade : 27
Localização : Recife, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer Resumos Empty Re: Fazer Resumos

Mensagem por Teckna Sáb 13 Jan - 0:31

eu faço a revisão pelo livro que apresenta a melhor teoria, e anoto as fórmulas e suas funcionalidades. Há quem goste de anotar tudo que ver nos livros e separar por assunto.
Teckna
Teckna
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 12/01/2018
Idade : 23
Localização : Mossoró, RN, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer Resumos Empty Re: Fazer Resumos

Mensagem por Giovana Martins Sáb 13 Jan - 0:57

Eu não estudo para o ITA/IME, mas eu costumo fazer uns resumos bem curtinhos para eu não ficar com preguiça de ler depois. Os resumos me ajudam bastante a fixar bem a teoria. Eu faço em folha de sulfite e vou grampeando as folhas referentes a um mesmo assunto. 

Meus resumos:

Spoiler:

Spoiler:

Spoiler:

Spoiler:

____________________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7597
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer Resumos Empty Re: Fazer Resumos

Mensagem por Convidado Sáb 13 Jan - 3:50

Um bom resumo é aquele que faz vc relembrar de quase todo o conteúdo estudado. Aquele que parece ser uma "chave" e que abre a sua mente. E esse tipo de resumo não é uma "apostila" com várias páginas, ou um "livro" com trocentas laudas, mas uma síntese "bem compactada". Servindo somente para aquele que elaborou, não para outrem. Porque é uma síntese, não um livro, uma chave e não um baú.


Última edição por Leonardo da Vinci em Sáb 13 Jan - 14:21, editado 2 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fazer Resumos Empty Re: Fazer Resumos

Mensagem por Convidado Sáb 13 Jan - 4:36

Giovana Martins escreveu:Eu não estudo para o ITA/IME, mas eu costumo fazer uns resumos bem curtinhos para eu não ficar com preguiça de ler depois. Os resumos me ajudam bastante a fixar bem a teoria. Eu faço em folha de sulfite e vou grampeando as folhas referentes a um mesmo assunto. 

Meus resumos:

Spoiler:

Spoiler:

Spoiler:

Spoiler:


Letra bonita :3

E de quanto em quanto tempo você revê esses resumos?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fazer Resumos Empty Re: Fazer Resumos

Mensagem por LeoMatheusc Sáb 13 Jan - 9:13

Amigão, sinceramente?
Leia o livro "Mapas Mentais e Resumos" do William Douglas.

LeoMatheusc
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 130
Data de inscrição : 29/08/2016
Idade : 25
Localização : Duque de Caxias, Rj, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer Resumos Empty Re: Fazer Resumos

Mensagem por Giovana Martins Sáb 13 Jan - 9:36

"E de quanto em quanto tempo você revê esses resumos?"

Jean, exatas eu reviso mais ou menos a cada 2 ou 3 meses. É bem difícil eu esquecer algo de exatas, já humanas eu tento revisar a cada 2 semanas nos fins de semana, porque nessa parte minha memória falha bastante.

____________________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7597
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer Resumos Empty Re: Fazer Resumos

Mensagem por Lemann Sáb 13 Jan - 11:44

Fósforos Malone escreveu:Pergunta pra quem estuda pro ITA/IME: Vcs fazem resumos da teoria? Se sim, como fazem resumos de tantos livros e condensam a teoria deles num resumo só? (Exemplo: Como vcs fazem pra estudar um determinado assunto pelo Iezzi, depois pelo Aref, aí pelo Rufino e etc. e depois fazer o resumo desse assunto sem gastar muito tempo?)
PS: Vcs acham melhor não fazer resumos de teoria de vários livros e apenas escolher um deles pra fazer revisões periódicas juntamente com listas de exercícios?
Sim, faço não só porque ajuda eu lembrar, mas para eu poder relembrar. Acho isso é especialmente importante em quimica ou até em certas partes da fisica onde detalhes são expalhados. Sabe aquela coisa, se estudar pensando em ensinar alguem, vai acabar entendendo melhor. Então, escrevo como se tivesse tentando ensinar, e assim me leva a lembrar muito melhor. Em matematica eu escrevo mais os exercicios q achei difficil(ou até modifico para difficultar), q me complicaram, e como resolver, mas n deixo a teoria de lado.

Oque dita como estudar um livro, é normalmente relationado a duas coisas, qual é mais pesado em teoria e se tem isso no outro livro. Assim, para matematica, uso iezzi como referencia, assim, leio sua teoria, e ae a do aref, e ae entro no exercicio do iezzi e ae do aref. Se tiver algo que no aref que nao tem no iezzi, vejo logo, mas se tiver no iezzi, so que mais na frente, ou pulo aquela parte para chegar no iezzi e fazer depois quando iezzi acompanhar, ou foco no iezzi até chegar nessa parte(acho q podia ter escrito isso melhor kkk).

Não acredito em escolher um livro para uma coisa, e outro para outra. As vezes um livro de teoria apresenta exercicios incriveis de vez enquanto e vice versa, e as vezes a teoria de um livro de exercicios é exceptional e vice versa.

Lemann
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 108
Data de inscrição : 09/01/2018
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer Resumos Empty Re: Fazer Resumos

Mensagem por Convidado Sáb 13 Jan - 15:50

Sugestão para revisão:

Extraia a ideia do plano de revisão do Duolingo e logo depois adapte para o seu programa de revisões.    


Cordialmente, Leonardo da Vinci.  :king:

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fazer Resumos Empty Re: Fazer Resumos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos