PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cinematica

2 participantes

Ir para baixo

Cinematica  Empty Cinematica

Mensagem por Allan Souza Sáb 28 maio 2011, 22:49

(Unicamp )
Um escoteiro está perdido no topo de uma montanha em uma floresta. De repente ele escuta os rojões da polícia florestal em sua busca. Com um cronômetro de centésimos de segundo ele mede 6 s entre a visão do clarão e a chegada do barulho em seus ouvidos. A velocidade do som no ar vale Vs = 340 m/s.
Como escoteiro, ele usa a regra prática de dividir por 3 o tempo em segundos decorrente entre a visão e a escuta, para obter a distância em quilômetros que o separa da polícia florestal.

a) Qual a distância entre o escoteiro e a polícia florestal, de acordo com a regra prática?


d=t/3
d=6/3
d= 2 km

b) Qual o erro percentual que o escoteiro cometeu ao usar sua regra prática?

segundo o calculo do escoteiro deu 2 km sendo que o correto seria 2.04 km
então

2 km -------- 100 x=4/2
0.04 km ------- x x= 2 %

c) Sabendo que a velocidade da luz vale 3,0.108 m/s, qual será o erro maior: considerar a velocidade da luz infinita ou o erro na cronometragem do tempo? Justifique.

não entendi :S alguem me ajuda ?
Allan Souza
Allan Souza
Iniciante

Mensagens : 41
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Cinematica  Empty Re: Cinematica

Mensagem por abelardo Dom 29 maio 2011, 01:34

Posso ter entendido errado, então considere só como ponto de vista.

''Acho que o erro seja considerar a velocidade da luz infinita. Veja que mesmo considerando que a velocidade não seja infinita, então terá um valor que é 3,0.108 m/s, não haverá problema porque a luz percorrerá esse espaço entre os guardas florestais e o escoteiro em um tempo tão pequeno que o intervalo de tempo entre o ''INÍCIO'' do clarão e o tempo inicial do barulho seja desprezível.''


Posso até estar em contradição, mas logo logo algum ninja ou mestre aparece e diz a resposta de forma certa e clara.
abelardo
abelardo
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 777
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 31
Localização : Sertânia, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos