PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas pra quem vai estudar em casa?

+6
biologiaéchato
Gabaew
silvergun
Giovana Martins
RubroCP
BrooCari
10 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Dicas pra quem vai estudar em casa?  - Página 2 Empty Dicas pra quem vai estudar em casa?

Mensagem por BrooCari Qua 29 Nov 2017, 17:50

Relembrando a primeira mensagem :

Olá amigxs do fórum! Eu realmente não sei como começar um tópico mas vamos só seguindo xD 
Sou a Bruna, tenho 17 anos, estudo em escola pública e meu principal foco é passar em medicina na FMRP-USP. Infelizmente na fuvest 2018 eu passei longe da nota de corte (fiz 44 acertos) visto que não foquei no vestibular esse ano pois estava passando por sérios problemas familiares e não tinha nem vontade de levantar da cama. 

Cursinho onde eu moro (Ribeirão Preto) é muito caro e eu não conseguiria pagar nem em situações normais, com a minha mãe desempregada digamos que a situação piorou 200%. Estou esperando abrir as inscrições para concorrer a uma bolsa social em um pré-vestibular e nem é garantido que eu vá conseguir alguma coisa, por isso estou tentando montar uma alternativa para estudar em casa se tudo der errado (minha mãe quer que eu faça um pré vestibular pois  não acredita em "cursinhos online") 

Preciso de dicas de quem já estudou em casa -> quais materiais de estudo são melhores PRINCIPALMENTE NA ÁREA DE CIENCIAS DA NATUREZA, EXATAS E HISTÓRIA POIS QUASE NÃO TIVE AULA NO ENSINO MÉDIO DESSAS MATÉRIAS, canais do youtube que dão uma boa base e sejam gratuitos (mesmo se eu entrar num cursinho presencial, vou usar video aulas para reforçar o que aprendi) e qual cronograma vocês usaram?  Smile

Agradeço muito desde já  ❤

BrooCari
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/06/2017
Idade : 24
Localização : Rib Preto, São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Dicas pra quem vai estudar em casa?  - Página 2 Empty Re: Dicas pra quem vai estudar em casa?

Mensagem por RubroCP Ter 08 Jun 2021, 11:06

RubroCP escreveu:Olá, Bruna.

Primeiramente, parabéns pela força de vontade em estudar ainda que com os problemas. Bruna, estudar em casa não é nada fácil, eu já deixo isso bem claro. Não é fácil por um rol de motivos. Estudo em casa há dois anos para o ITA e sinceramente, se eu pudesse ir para o Poliedro eu iria agora mesmo.

Neste ano eu fiz um curso online, o do Kuadro, para ser bem sincero eu me arrependi MUITO. Eles me prometeram milhares de coisas e não cumpriram, algumas vezes eu mandava uma perguntava e esperava 4, 5 dias para ser respondido (já cheguei a esperar 2 semanas). Com essa situação eu fiquei desacreditado em relação aos cursinhos online e resolvi estudar em casa mesmo.

Você, assim como eu, mora em cidade grande, e isso é um saco para quem quer estudar em casa. Eu tive que parar os estudos no mínimo umas 50x neste ano, por ter que dar atenção a outros compromissos e por barulheira dos vizinhos (moro ao lado de uma arena de shows e de umas 7 igrejas no mínimo, além do meu condomínio com umas 20 crianças e uns 30 bebês, não é exagero).

A família tenta ajudar, mas ela não vê a importância que você vê quanto à aprovação, então ela pode até tentar fazer silêncio, mas em alguma hora irá esquecer e você terá que ir pedir silêncio (eu fiz isso tantas vezes que até desisti, hoje eu saio de casa e vou para alguma praça estudar). Também tem a questão da disciplina, você pode até ter foco, mas ter disciplina é outra coisa. Foco é fácil ter, você almeja demais algo e vê como seu objetivo final sem razões para desistência, mas ter disciplina para estudar todos os dias e não desistir, isso é pesado. Você precisa ter muita disciplina e muito foco.

Mas há também várias vantagens. Estudando em casa você pode fazer uma gama de exercícios muito maior (no colégio eu fazia 80 por dia, hoje faço 200), pode organizar os seus estudos como preferir, pode privilegiar as matérias que tem mais dificuldade, pode organizar o seu horário para adicionar descansos e exercícios físicos, pode criar uma rotina que não deixe a sua cabeça explodindo no fim do dia, pode estudar por livros em pdf (embora os livros físicos sejam sempre mais recomendados) etc.

Este ano serviu como aprendizagem para mim, eu consegui entender o que funciona e o que não funciona comigo. Por incrível que pareça, justo quando eu entendi o que funciona e o que não funciona eu conheci um site que já falava sobre tudo isso: https://guiadocdf.wordpress.com/ . Eu recomendo MUITO que você leia tudo o que há neste site e siga todas as dicas que ele lhe dá, as informações lá contidas são extremamente valiosas.

Ele te dá dicas de estudo, diz o que fazer e o que não fazer, indica os livros essenciais para os seus estudos, tudo o que você precisa está lá. Como você está com problemas financeiros, não terá oportunidade para comprar os livros que são indicados por ele (afinal, são muitos), mas há vários "drivers" do pessoal do fórum com materiais, principalmente neste fórum criado pelo Oziel: http://pre-vestibulando.forumeiros.com/ . Entre lá e procure os livros recomendados pelo site guiadocdf.

Caso falte algum e você não encontre, mande-me uma mensagem privada e eu procuro nos meus materiais os livros, ok? Enfim, Bruna, tenha muita força de vontade, ok? Procure vídeos sobre motivação, leia livros que irão lhe ensinar a ter uma mente mais saudável (uma boa alimentação e exercícios), faça de ti aquilo que você já vê daqui a 10 anos.

Pode contar também comigo sempre que precisar, caso não entenda algum exercício de Física, Química ou Matemática, se eu souber posso lhe ajudar.

Força, Bruna, chegar lá é difícil mesmo, mas não haveria graça em conquistar se não fosse difícil. Abraços!

Como os tempos mudaram... Um ano depois desse post (2018) eu consegui me sair bem em algumas provas e obtive bolsas nas turmas ITA de Fortaleza. Primeiro participei do colégio Antares, depois fui para o Farias Brito. As recomendações continuam, a diferença agora é que eu recomendo muito que tente obter uma bolsa em um cursinho presencial, o método de ensino é incrível. Com o tempo eu percebi que não queria o ITA de verdade, queria apenas estudar Física num nível avançado, então acabei entrando na USP e hoje faço Bacharelado em Física lá. Espero que tenha conquistado o que desejava, Bruna!

RubroCP
Padawan
Padawan

Mensagens : 92
Data de inscrição : 07/12/2016
Idade : 25
Localização : Goiânia, Goiás, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra quem vai estudar em casa?  - Página 2 Empty Re: Dicas pra quem vai estudar em casa?

Mensagem por Carolzita Lisboa Qua 21 Jul 2021, 07:53

Estude por apostilas dessas que a gente compra nas bancas. E vídeo aulas não sei. Geografia é mais leitura e Ciências da Natureza é questão de praticar. Química e Física são basicamente teoria e cálculos que você tem que exercitar. Não deixe de ler as apostilas. Espero ter ajudado. Bons estudos.

Carolzita Lisboa
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 601
Data de inscrição : 15/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra quem vai estudar em casa?  - Página 2 Empty Re: Dicas pra quem vai estudar em casa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos