PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação ENEM 2017

2 participantes

Ir para baixo

Redação ENEM 2017 Empty Redação ENEM 2017

Mensagem por LucasCoelho Qua 15 Nov 2017, 11:25

Olá, pessoal!
Eu vi que muitas pessoas postaram suas redações aqui no Fórum. Nesse sentido, decidi postar a minha também. 
O primeiro dia do exame foi muito produtivo para mim, contudo o segundo foi um desastre, de modo que minha esperança é uma boa nota na redação. Entretanto, eu realmente não consigo fazer uma autoanálise crítica do meu texto e, por isso, venho pedir gentilmente que vocês me digam o que acharam.
Desde já, grato.

A inserção de surdos no âmbito educacional é um dos principais objetivos que a sociedade deve buscar. Entretanto, a atual realidade brasileira não é favorável, haja vista que o ambiente escolar é, em sua grande maioria, marcado pelo desrespeito de muitos alunos, além de apresentar uma formação deficitária de professores e funcionários . Nesse sentido, a solução da problemática relacionada à formação educacional de surdos no Brasil é imprescindível para que a sociedade brasileira possa tornar - se mais democrática.
   O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em sua obra "Modernidade Líquida", caracteriza a sociedade pós - moderna como sendo marcada pela dissolução dos laços afetivos e sociais. Conforme a teoria de Bauman, é possível perceber a raiz dos atos de desrespeito que muitos alunos dirigem a seus colegas, haja vista que estes mesmos alunos tiveram uma orientação familiar inadequada e, na maioria das vezes, seus valores e atitudes não correspondem ao que se espera de uma sociedade justa.
   Em outra perspectiva, é necessário salientar que a formação de um aluno só é possível graças ao professor. Logo, no caso de alunos surdos, demanda - se ainda mais que o professor saiba lidar e se comunicar de modo claro e efetivo com o aluno. Entretanto, essa relação íntima entre professor e aluno nem sempre acontece  nas instituições de ensino do Brasil, pois os cursos superiores relacionados à licenciatura para lecionar não apresentam uma grade específica voltada para o aprendizado e ensino das Libras.
   Em síntese, a solução da problemática relacionada à formação educacional de surdos no Brasil só pode ser alcançada por meio da participação conjunta entre Poder Público e sociedade. Portanto, cabe ao primeiro promover a inclusão do ensino de Libras nas escolas e universidades, a fim de difundir este meio de comunicação; ademais, tal medida visa também o respeito à Constituição. Cabe às famílias educarem seus filhos de modo a torná - los receptivos e tolerantes às diferenças de cada um e, por conseguinte, a sociedade como um todo evoluirá e irá se tornar mais acessível a todos.  

Vocês acham que consigo alcançar pelo menos 800,00 ?

LucasCoelho
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Redação ENEM 2017 Empty Re: Redação ENEM 2017

Mensagem por Thanos Qua 15 Nov 2017, 11:53

Olá...
  Bom texto; a introdução está consistente, apesar de não ter um recurso mais arrojado.
 Nos desenvolvimentos, usou a citação do Bauman, que não é muito relacionado ao contexto do preconceito e desrespeito, mas ficou razoável. E licenciatura já permite supor que vai se lecionar, um pequeno pleonasmo, talvez.
 A conclusão está ok, mas não detalhou nem teve um modo...
Conclusão: 800,00 é bem possível...
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Redação ENEM 2017 Empty Re: Redação ENEM 2017

Mensagem por LucasCoelho Qua 15 Nov 2017, 12:10

Obrigado pela análise, Thanos.

LucasCoelho
Iniciante