Enem 2017 - Redação: O problema da Fome
2 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 1
Enem 2017 - Redação: O problema da Fome
E ai pessoal, mais uma introdução, se puderem dar um pitaco fico agradecido... (deu 7 linhas na minha letra)
No livro "Vidas Secas", o autor Graciliano Ramos retrata a triste realidade do sertão em 1938, por meio do fenômeno da "Seca" e do descaso dos governantes perante a sociedade. Hoje, a maior parte desse problema deveria ter sido mitigado, no entanto, o que se percebe é que as causas naturais ainda atingem a população de forma severa, principalmente, por problemas estruturais do Estado, que não proporciona mecanismos satisfatórios no processo de atenuação da fome e da sede. Nesse sentido, observa-se um cenário desafiador, seja pela ampliação dos programas do governo, seja pela redução das desigualdades sociais.
Desenvolvimento 1 - iria falar dos problemas relacionados a esses programas, e já estabelecer um pouco a ideia de ataque as causas do problema ----
Desenvolvimento 2 - Iria fazer uma referência ao livro de Fiódor Dostoiévski (Gente pobre) mostrando todas as particularidades do homem x fome
Conclusão... Aqui mora a dúvida, uma proposta de intervenção para cada argumento, ou uma unica intervenção que desdobre as duas coisas?
xisdaquestão- Padawan
Re: Enem 2017 - Redação: O problema da Fome
Gostei da introdução. Não consigo identificar nenhum grande problema nela.
Pode fazer uma proposta de intervenção geral, se quiser. Não precisa fazer uma para cada desenvolvimento; até acho um pouco perigoso fazer assim porque talvez não seja possível detalhar as duas suficientemente.
Não se esqueça de relacionar os dois desenvolvimentos, seja por adição, consequência, etc. Deixe isso bastante explícito por meio de conectivos.
Pode fazer uma proposta de intervenção geral, se quiser. Não precisa fazer uma para cada desenvolvimento; até acho um pouco perigoso fazer assim porque talvez não seja possível detalhar as duas suficientemente.
Não se esqueça de relacionar os dois desenvolvimentos, seja por adição, consequência, etc. Deixe isso bastante explícito por meio de conectivos.
Hayzel Sh- Estrela Dourada
Hayzel Sh escreveu:Gostei da introdução. Não consigo identificar nenhum grande problema nela.
Entendi, obrigado... mas tenho muitas duvidas com isso de causa e consequência... por adição é mais fácil
xisdaquestão- Padawan
Fazer por causa e consequência é mais autoral; por adição todo mundo faz, e a Vunesp certamente vai perceber isso. O primeiro desenvolvimento deve ser a causa do segundo, que será a consequência, segundo essa estratégia. Mas isso não quer dizer que por adição não seja algo pertinente também.
Hayzel Sh- Estrela Dourada