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ENEM 2017 - Redação

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Mensagem por Matemathiago Seg 06 Nov 2017, 13:09

Antes do começar o texto, já vou esclarecer que usei textos nota mil de edições anteriores como modelos, e algumas estruturas eu copiei para tentar otimizar a nota.

Tema: Os desafios para formação educacional dos surdos.

Título: No meio do caminho tinha uma pedra

Rubem Alves, um importante educador brasileiro, afirmou que há escolas que são asas e há escolas que são gaiolas. A partir do olhar poético do educador é possível inferir o alto grau de importância dos sistema educacionais, uma vez que podem gerar perspectivas melhores para o futuro de um indivíduo. Nessa perspectiva, cabe analisar a inclusão dos surdos no meio educacional de modo a preservar seu direito constitucional de acesso a educação.

A partir de uma contextualização histórica, é relevante se compreender que a surdez não torna o indivíduo incapaz de aprender ou produzir. Beethoven, referência da música clássica, continuou a produzir sinfonias admiradas ao redor do mundo mesmo após ter sua audição comprometida. Casos como esse revelam o poder do conhecimento em situações adversas. Carlos Drummond de Andrade escreveu em um de seus versos: "no meio do caminho tinha uma pedra", como forma de mostrar as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros. Essa metáfora pode ser utilizada para se entender a situação dos surdos no Brasil: pessoas normais que precisam de ajuda para superar um obstáculo para continuar suas jornadas.

É indubitável que a sociedade brasileira se encontra despreparada no que se refere a questões de acessibilidade aos deficientes. Os surdos nas escolas são, em muitas situações, encarados como alunos incapacitados de conquistarem um futuro próspero com um bom convívio social. A formação educacional dos surdos devem vir acompanhadas de acessibilidade para que eles possam desempenhar um papel na sociedade como quaisquer outras pessoas.  Estudos mostram que apesar de os surdos terem a audição comprometida, os outros sentidos são mais desenvolvidos, o que apresenta uma vantagem que pode ser usada a favor no desenvolvimento de tecnologias para otimizar o aprendizado dos surdos.

Urge, portanto, a prática de medidas que visem a real inclusão dos surdos nas escolas. O governo federal deve instituir como meta reformas no ambiente público de forma a promover acessibilidade dos surdos em todos lugares. Compete ao Ministério da Educação investir em tecnologias que promovam maior facilidade dos surdos nas compreensões das mensagens utilizadas, bem como estimular o uso indiscriminado das libras no ambiente escolar. Ademais, cabem as escolas realizarem atividades lúdicas desde o ensino básico de modo a colocar alunos com audição normal na situação de alunos com deficiência auditiva, para que dessa forma, com a análise das dificuldades enfrentadas pelos outros, os alunos se mobilizem para ajudar na integração dos surdos. Dessa forma é possível tirar as pedras e liberar o caminho para que os surdos possam ter melhores qualidades de vida no Brasil.

Obs: na hora da prova eu fiz algumas inversões na folha de resposta para melhorar a compreensão, bem como mudei algumas palavras para melhorar a ideia e eliminar algumas incoerências, mas no geral, essa foi a estrutura do meu texto.

Acham que dá pra conseguir uma nota relativamente boa?
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Mensagem por xisdaquestão Seg 06 Nov 2017, 13:19

Matemathiago escreveu:Antes do começar o texto, já vou esclarecer que usei textos nota mil de edições anteriores como modelos, e algumas estruturas eu copiei para tentar otimizar a nota.

Tema: Os desafios para formação educacional dos surdos.

Título: No meio do caminho tinha uma pedra

Rubem Alves, um importante educador brasileiro, afirmou que há escolas que são asas e há escolas que são gaiolas. A partir do olhar poético do educador é possível inferir o alto grau de importância dos sistema educacionais, uma vez que podem gerar perspectivas melhores para o futuro de um indivíduo. Nessa perspectiva, cabe analisar a inclusão dos surdos no meio educacional de modo a preservar seu direito constitucional de acesso a educação.

A partir de uma contextualização histórica, é relevante se compreender que a surdez não torna o indivíduo incapaz de aprender ou produzir. Beethoven, referência da música clássica, continuou a produzir sinfonias admiradas ao redor do mundo mesmo após ter sua audição comprometida. Casos como esse revelam o poder do conhecimento em situações adversas. Carlos Drummond de Andrade escreveu em um de seus versos: "no meio do caminho tinha uma pedra", como forma de mostrar as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros. Essa metáfora pode ser utilizada para se entender a situação dos surdos no Brasil: pessoas normais que precisam de ajuda para superar um obstáculo para continuar suas jornadas.

É indubitável que a sociedade brasileira se encontra despreparada no que se refere a questões de acessibilidade aos deficientes. Os surdos nas escolas são, em muitas situações, encarados como alunos incapacitados de conquistarem um futuro próspero com um bom convívio social. A formação educacional dos surdos devem vir acompanhadas de acessibilidade para que eles possam desempenhar um papel na sociedade como quaisquer outras pessoas.  Estudos mostram que apesar de os surdos terem a audição comprometida, os outros sentidos são mais desenvolvidos, o que apresenta uma vantagem que pode ser usada a favor no desenvolvimento de tecnologias para otimizar o aprendizado dos surdos.

Urge, portanto, a prática de medidas que visem a real inclusão dos surdos nas escolas. O governo federal deve instituir como meta reformas no ambiente público de forma a promover acessibilidade dos surdos em todos lugares. Compete ao Ministério da Educação investir em tecnologias que promovam maior facilidade dos surdos nas compreensões das mensagens utilizadas, bem como estimular o uso indiscriminado das libras no ambiente escolar. Ademais, cabem as escolas realizarem atividades lúdicas desde o ensino básico de modo a colocar alunos com audição normal na situação de alunos com deficiência auditiva, para que dessa forma, com a análise das dificuldades enfrentadas pelos outros, os alunos se mobilizem para ajudar na integração dos surdos. Dessa forma é possível tirar as pedras e liberar o caminho para que os surdos possam ter melhores qualidades de vida no Brasil.

Obs: na hora da prova eu fiz algumas inversões na folha de resposta para melhorar a compreensão, bem como mudei algumas palavras para melhorar a ideia e eliminar algumas incoerências, mas no geral, essa foi a estrutura do meu texto.

Acham que dá pra conseguir uma nota relativamente boa?

Primeiro que quase todo mundo usa - inclusive eu rs -, segundo que quando alguém fala é com medo do corretor ter tomado um chifre ou tá retado da vida e querer diminuir sua nota por conta disso... mas eles fazem correção de um monte, logo, nem percebem... relaxa

Sinceramente, não achei ela parecida com nenhuma "redação nota mil" sou professor de matemática e não de português rs, mas vou dar pitaco em duas coisas que como leitor me incomodaram... número 1 = muitas citações no primeiro desenvolvimento número 2=  Estudos mostram que apesar de os surdos terem a audição comprometida, os outros sentidos são mais desenvolvidos, o que apresenta uma vantagem que pode ser usada a favor no desenvolvimento de tecnologias para otimizar o aprendizado dos surdos.   acho que vão pensar igual a mim, em que lugar apareceu esse estudo...  número 3 = achei a proposta um pouco rasa (opinião)...


acho que tiraria uns 920

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Mensagem por Matemathiago Seg 06 Nov 2017, 13:27

xisdaquestão escreveu:
Matemathiago escreveu:Antes do começar o texto, já vou esclarecer que usei textos nota mil de edições anteriores como modelos, e algumas estruturas eu copiei para tentar otimizar a nota.

Tema: Os desafios para formação educacional dos surdos.

Título: No meio do caminho tinha uma pedra

Rubem Alves, um importante educador brasileiro, afirmou que há escolas que são asas e há escolas que são gaiolas. A partir do olhar poético do educador é possível inferir o alto grau de importância dos sistema educacionais, uma vez que podem gerar perspectivas melhores para o futuro de um indivíduo. Nessa perspectiva, cabe analisar a inclusão dos surdos no meio educacional de modo a preservar seu direito constitucional de acesso a educação.

A partir de uma contextualização histórica, é relevante se compreender que a surdez não torna o indivíduo incapaz de aprender ou produzir. Beethoven, referência da música clássica, continuou a produzir sinfonias admiradas ao redor do mundo mesmo após ter sua audição comprometida. Casos como esse revelam o poder do conhecimento em situações adversas. Carlos Drummond de Andrade escreveu em um de seus versos: "no meio do caminho tinha uma pedra", como forma de mostrar as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros. Essa metáfora pode ser utilizada para se entender a situação dos surdos no Brasil: pessoas normais que precisam de ajuda para superar um obstáculo para continuar suas jornadas.

É indubitável que a sociedade brasileira se encontra despreparada no que se refere a questões de acessibilidade aos deficientes. Os surdos nas escolas são, em muitas situações, encarados como alunos incapacitados de conquistarem um futuro próspero com um bom convívio social. A formação educacional dos surdos devem vir acompanhadas de acessibilidade para que eles possam desempenhar um papel na sociedade como quaisquer outras pessoas.  Estudos mostram que apesar de os surdos terem a audição comprometida, os outros sentidos são mais desenvolvidos, o que apresenta uma vantagem que pode ser usada a favor no desenvolvimento de tecnologias para otimizar o aprendizado dos surdos.

Urge, portanto, a prática de medidas que visem a real inclusão dos surdos nas escolas. O governo federal deve instituir como meta reformas no ambiente público de forma a promover acessibilidade dos surdos em todos lugares. Compete ao Ministério da Educação investir em tecnologias que promovam maior facilidade dos surdos nas compreensões das mensagens utilizadas, bem como estimular o uso indiscriminado das libras no ambiente escolar. Ademais, cabem as escolas realizarem atividades lúdicas desde o ensino básico de modo a colocar alunos com audição normal na situação de alunos com deficiência auditiva, para que dessa forma, com a análise das dificuldades enfrentadas pelos outros, os alunos se mobilizem para ajudar na integração dos surdos. Dessa forma é possível tirar as pedras e liberar o caminho para que os surdos possam ter melhores qualidades de vida no Brasil.

Obs: na hora da prova eu fiz algumas inversões na folha de resposta para melhorar a compreensão, bem como mudei algumas palavras para melhorar a ideia e eliminar algumas incoerências, mas no geral, essa foi a estrutura do meu texto.

Acham que dá pra conseguir uma nota relativamente boa?

Primeiro que quase todo mundo usa - inclusive eu rs -, segundo que quando alguém fala é com medo do corretor ter tomado um chifre ou tá retado da vida e querer diminuir sua nota por conta disso... mas eles fazem correção de um monte, logo, nem percebem... relaxa

Sinceramente, não achei ela parecida com nenhuma "redação nota mil" sou professor de matemática e não de português rs, mas vou dar pitaco em duas coisas que como leitor me incomodaram... número 1 = muitas citações no primeiro desenvolvimento número 2=  Estudos mostram que apesar de os surdos terem a audição comprometida, os outros sentidos são mais desenvolvidos, o que apresenta uma vantagem que pode ser usada a favor no desenvolvimento de tecnologias para otimizar o aprendizado dos surdos.   acho que vão pensar igual a mim, em que lugar apareceu esse estudo...  número 3 = achei a proposta um pouco rasa (opinião)...


acho que tiraria uns 920

Ficaria muito feliz se tirasse algo perto dessa nota kkk

Obrigado pelas observações!
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Mensagem por IsaacTERA Seg 06 Nov 2017, 19:26

Eu não daria menos de 900 pra essa redação. Acho que sua nota será bem boa.

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Mensagem por Matemathiago Seg 06 Nov 2017, 19:55

IsaacTERA escreveu:Eu não daria menos de 900 pra essa redação. Acho que sua nota será bem boa.

Valeu!! Assim espero!

Acima de 840 já seria ótimo!
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Mensagem por Hayzel Sh Seg 06 Nov 2017, 20:48

A nota na competência 1 é 160/200, sem dúvidas. Vários erros leves de linguagem, bem visíveis.

A nota na competência 2 é 200/200, muito provavelmente. Caso algum corretor tire nota daqui, talvez seja porque não gostou da citação do Drummond, talvez; mas a do Beethoven foi certeira, muito pertinente. Ademais, sua tese não está explícita, de forma que 160/200 seja possível também.

A nota na competência 3 dificilmente é 200, imagino que venha 160. O segundo parágrafo está mais expositivo do que argumentativo.

Em relação à competência 4, sua coesão interna está muito boa, mas talvez algum corretor te tire nota por não enxergar a coesão externa entre os dois parágrafos de desenvolvimento. Dou 160/200.

Na 5, dou 200, mas não duvido caso venha 160.

Nota mínima: 800
Nota máxima: 920

A nota que eu te dou: 840 ou 880 Razz
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Mensagem por Matemathiago Seg 06 Nov 2017, 21:37

Hayzel Sh escreveu:A nota na competência 1 é 160/200, sem dúvidas. Vários erros leves de linguagem, bem visíveis.

A nota na competência 2 é 200/200, muito provavelmente. Caso algum corretor tire nota daqui, talvez seja porque não gostou da citação do Drummond, talvez; mas a do Beethoven foi certeira, muito pertinente. Ademais, sua tese não está explícita, de forma que 160/200 seja possível também.

A nota na competência 3 dificilmente é 200, imagino que venha 160. O segundo parágrafo está mais expositivo do que argumentativo.

Em relação à competência 4, sua coesão interna está muito boa, mas talvez algum corretor te tire nota por não enxergar a coesão externa entre os dois parágrafos de desenvolvimento. Dou 160/200.

Na 5, dou 200, mas não duvido caso venha 160.

Nota mínima: 800
Nota máxima: 920

A nota que eu te dou: 840 ou 880 Razz

Obrigado Hayzel! Ótimas observações!

Realmente espero uma nota nesse intervalo!!
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Mensagem por Hayzel Sh Seg 06 Nov 2017, 22:25

De nada! Boa sorte! <3
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ENEM 2017 - Redação Empty Re: ENEM 2017 - Redação

Mensagem por Convidado Seg 06 Nov 2017, 22:47

Hayzel, poderia avaliar minha redação? valeu!

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ENEM 2017 - Redação Empty Re: ENEM 2017 - Redação

Mensagem por IsaacTERA Seg 06 Nov 2017, 22:48

KlausITA2018 escreveu:Hayzel, poderia avaliar minha redação? valeu!
Tô na mesma expectativa. As correções da Hayzel são muito boas

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