PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton)

3 participantes

Ir para baixo

Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton) Empty Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton)

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Sex Out 27 2017, 18:00

Alguém pode me ajudar a entender sobre a tirinha, que é assim
O garoto entra no ônibus e o motorista fala:
"Atenção, pessoal, o ônibus vai partir. Moço, segure-se, pois quando eu acelerar o senhor lançado para trás."

Então o garoto fala: "Desculpe, motorista, mas o correto seria dizer que o ônibus vai sair, e eu, como tenho, por inércia, a tendência de permanecer em meu estado de repouso, ficarei parado em relação ao chão, aparentando que eu fui lançado para trás, o ônibus parti e eu permaneci".

Tá, ele será lançado para frente, na verdade, mas por quê ele permaneceu, assim que ele fez a curva? Eu sei também que se o ônibus faz a curva pra direita, ele vai pra direita, ou se há uma freada brusca, o passageiro é lançado pra frente. Mas por que ele permaneceu? Até agora meus devaneios não me disseram nada. Gostaria que me ajudassem.
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton) Empty Re: Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton)

Mensagem por Elcioschin Sex Out 27 2017, 19:35

Que curva? Você não postou a tirinha !!!!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71767
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton) Empty Re: Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton)

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Ter Out 31 2017, 16:24

Opa mestre, peço desculpas. Aqui trago-lhe as imagens. Assim que daria pra entender sem a imagem.
Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton) IMG_20171030_164744659

Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton) IMG_20171030_164733256
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton) Empty Re: Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton)

Mensagem por Elcioschin Ter Out 31 2017, 17:23

O motorista está certo

Quando o ônibus parte a tendência do passageiro, devido à inércia, é ficar onde está. Mas, como o ônibus seguiu para a frente a tendência do passageiro é ser jogado para trás.

E o inverso acontece quando o ônibus freia: o passageiro tende a ser jogado para a frente.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71767
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton) Empty Re: Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton)

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Qua Nov 01 2017, 19:20

Caramba, o livro tá dizendo o oposto que você disse... Não acredito que eles erraram.  Obrigado, mestre.
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton) Empty Re: Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton)

Mensagem por elbigpotato Qua Nov 01 2017, 20:23

No meu entendimento o motorista está certo se o referencial for o ônibus e o rapaz está certo se o referencial for o chão, como o rapaz foi o único que citou o referencial, acho que ele está certo e o motorista errado.

elbigpotato
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 03/05/2016
Idade : 25
Localização : São Sebastião do Paraíso, MG - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton) Empty Re: Tirinha do "Conexões com a Física 1" (Newton)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos