Canhão com triângulo
3 participantes
Página 1 de 1
leozinho- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 883
Re: Canhão com triângulo
Seja S a área do triângulo menor
(d/2)² = 1,75.S/S
d²/4 = 1,75 ---> d² = 7 ---> d = √7
(d/2)² = 1,75.S/S
d²/4 = 1,75 ---> d² = 7 ---> d = √7
Elcioschin- Grande Mestre
Obrigado, mestre.
leozinho- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 883
Pelo que entendi, você usou a razão de semelhança e elevou as medidas lineares ao quadrado para igualar às de área, certo, Elcio?
O que eu não entendi é por que isso funciona. Isso não estaria relacionado à área dos triângulos coloridos abaixo? Nós queremos a área dos triângulos projetados.
Por favor, poderia me explicar?
Obrigado
O que eu não entendi é por que isso funciona. Isso não estaria relacionado à área dos triângulos coloridos abaixo? Nós queremos a área dos triângulos projetados.
Por favor, poderia me explicar?
Obrigado
Mathematicien- Mestre Jedi
Sim foi exatamente isto que eu fiz
Isto é baseado num Teorema muito importante sobre homotetia e é muito aplicado em pirâmides e cones:
A relação entre duas áreas semelhantes é diretamente proporcional ao quadrado da relação entre medidas lineares semelhantes:
S/s = (D/d)²
A relação entre dois volumes semelhantes é diretamente proporcional ao cubo da relação entre medidas lineares semelhantes:
V/v = (D/d)³
Note, que na figura desta questão temos uma pirâmide maior e outra menor. As medidas lineares, neste caso são suas alturas (mas poderiam ser também os lados das bases)
Isto é baseado num Teorema muito importante sobre homotetia e é muito aplicado em pirâmides e cones:
A relação entre duas áreas semelhantes é diretamente proporcional ao quadrado da relação entre medidas lineares semelhantes:
S/s = (D/d)²
A relação entre dois volumes semelhantes é diretamente proporcional ao cubo da relação entre medidas lineares semelhantes:
V/v = (D/d)³
Note, que na figura desta questão temos uma pirâmide maior e outra menor. As medidas lineares, neste caso são suas alturas (mas poderiam ser também os lados das bases)
Elcioschin- Grande Mestre