PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Perguntas para aqueles que estudam em casa:

+2
SergioEngAutomacao
Royals
6 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Perguntas para aqueles que estudam em casa: Empty Perguntas para aqueles que estudam em casa:

Mensagem por Royals Ter 01 Ago 2017, 01:27

Quantas horas vocês estudam por dia? Quantos dias da semana vocês estudam? Quantas redações vocês fazem por semana? Qual foi sua última nota no ENEM/VESTIBA e qual foi a sua maior nota em uma área específica da prova do ENEM/VESTIBA?
Royals
Royals
Jedi
Jedi

Mensagens : 303
Data de inscrição : 05/03/2016
Idade : 27
Localização : Morro Agudo SP Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas para aqueles que estudam em casa: Empty Re: Perguntas para aqueles que estudam em casa:

Mensagem por SergioEngAutomacao Ter 01 Ago 2017, 01:45

De quebra já posso te adiantar que desenvolver um bom nível de autonomia é vital até para o seu curso superior.
O que posso dizer é: Não estipulava horários, estudava todos os dias, mas tentava estabelecer objetivos.
Por exemplo: tenho lá meu material e me comprometia a resolver Y% dos exercícios do capt X em Z horas/dias, e as vezes isso incluia atividades auxiliares para atingir o meu objetivo (ex: ler tudo sobre 2ª lei de mendel)... E era sempre pautado no objetivo.: tinha meus livros de mat, que eram 3, me comprometi a resolver 90% dos exercícios em 8 meses, e com isso fragmentava meus objetivos em semanas/dias/horas. Mantenho essa estratégia de pautar objetivos e dividi-lós conforme o tempo até hoje.
Pois no final das contas o que vai contar é tua capacidade de resolver problemas, dos mais diversos em menos tempo, não quanto tempo você estudou.

Sobre redações, como peculiaridade do processo seletivo que eu participei (tinha peso 4 pro caderno de mat e 1 pra redação) fazia no máximo duas por mês.
No enem foi quase 900 pra mat, 600 e pouco redação, 700 e pouco natureza e qse 800 em humanas, linguagens foi 600 e pouco.
SergioEngAutomacao
SergioEngAutomacao
Jedi
Jedi

Mensagens : 407
Data de inscrição : 04/06/2017
Idade : 27
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas para aqueles que estudam em casa: Empty Re: Perguntas para aqueles que estudam em casa:

Mensagem por Royals Ter 01 Ago 2017, 01:56

Nossa, foi muito mal em redação, hein, amigo. Em compensação você foi muito bem nas outras matérias. Como você estudou matemática? Esses 3 livros foram quais? Provavelmente, pelo número de questões, devem ter sidos os ''FME''? Bom, eu uso o Ciências e Aplicações e não me arrependo, realmente são muito bons. A sua dificuldade ainda é redação? 

A sua rotina de estudos era basicamente igual a minha, eu também não estipulo horários, mas sim, objetivos. Porém, eu gosto de colocar um cronômetro para saber o quanto que eu tô rendendo ..
 Como era a tua preparação antes das provas? Digo, você fazia muitos simulados e exercícios? Se você pudesse dizer em números, quantos simulados foram? Você sentiu uma diferença ao se preparar através dos exercícios, mas principalmente, pelos simulados? Eu sei da importâncias de ambos, mas só quero entender o ''quão'' isso influencia na reta final.
Royals
Royals
Jedi
Jedi

Mensagens : 303
Data de inscrição : 05/03/2016
Idade : 27
Localização : Morro Agudo SP Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas para aqueles que estudam em casa: Empty Re: Perguntas para aqueles que estudam em casa:

Mensagem por Giovana Martins Ter 01 Ago 2017, 02:03

Oi, Royals!

Eu estudo todos os dias. Durante a semana eu estudo umas 4 h ~ 5 h, por que eu vou à escola à tarde. Nos fins de semana eu estudo umas 7 h ~ 8h. Essas 7 h ou 8 h eu divido entre o período da manhã e o período da noite, por que eu não consigo estudar muitas horas seguidas. No ano passado eu prestei a FUVEST (44 pontos), a UNICAMP (55 pontos) e a UNESP (55 pontos). 

FUVEST:

Matemática: 7/11 (7 acertos de 11 questões, uma acertei chutando Razz e o resto eu não sabia fazer Embarassed)

UNICAMP: 

Matemática: 11/13 

UNESP: 

Matemática: 7/7

Eu não faço muitas redações, mas eu tento fazer uma a cada 3 semanas. Mas eu pretendo intensificar isso, porque eu não sou muito boa em redação.

Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7706
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas para aqueles que estudam em casa: Empty Re: Perguntas para aqueles que estudam em casa:

Mensagem por Royals Ter 01 Ago 2017, 02:11

Olá
Giovana, você está muito bem para a sua idade, e além do mais é muito dedicada, certamente atingirá o seu objetivo logo cedo, não custa esperar. Mas, então, você pretende qual faculdade? Não se interessa pela UFSCAR?
Royals
Royals
Jedi
Jedi

Mensagens : 303
Data de inscrição : 05/03/2016
Idade : 27
Localização : Morro Agudo SP Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas para aqueles que estudam em casa: Empty Re: Perguntas para aqueles que estudam em casa:

Mensagem por Alisson Cabrini Ter 01 Ago 2017, 06:10

Olá Royals, respondendo suas perguntas:
Creio que a maioria de nós fazemos do mesmo modo;
Não estipulo horário, tendo em vista que fiz um investimento há um tempo atrás com o objetivo de poder me dedicar 2 anos somente aos estudos! Ou seja, não preciso trabalhar.

Meu objetivo é medicina (e somente medicina) USP, UNICAMP, UNESP, UFMG, UNIFESP.
Sempre estudei em escola pública, e todos nós sabemos como é: sem professores em determinadas matérias, o que é ensinado não corresponde com o que é cobrado por esses vestibulares, etc.
Porém sempre soube da minha capacidade, empenho...

Estou usando como base a apostila Bernoulli. Gostei, e quando tenho dúvidas pesquiso muito por fora, e realmente a pesquisa, a tentativa e erro, a prática, é o que faz a diferença!
Estipulo metas diárias, com base geral nos 2 anos que tenho pra me preparar.
Preciso resolver pelo menos 1 tópico por dia (Incluí resolver todas as questões propostas e realizar um resumo pessoal), enquanto não cumprir isso eu não paro, que bom que essa determinação faz parte da minha personalidade; ajuda muito! Então não me importo com horário, mas sim com a qualidade do meu aprendizado.
Penso assim: se é pra fazer, então vamos mergulhar fundo, dar o melhor e mais um pouco, lutar com tudo de mim!

Farei os exames este ano, a título de experiência pois não tenho expectativas para ser aprovado agora, já que não pude me preparar ainda da maneira que sinto que preciso estar preparado.

Quando não estou dormindo, estou estudando. Mas o descanso é muito importante; sou sabadista; e algumas vezes durante a semana procuro fazer alguma atividade como sair com amigos, jogar online, ver series. Mas nada regrado; se terminei o compromisso daquele dia, então bora curtir rsrsrs.

Outra coisa importante: Decidi que me convém estudar uma matéria de cada vez, ou seja, comecei por matemática, pois e uma das bases mais importantes e difíceis de um modo geral.
Lembro que voltei desde as propriedades de subtração e adição para aprender afundo mesmo. Estou focado em matemática por enquanto, então os conceitos que aprendi semana passada, mês passado, bimestre passado, uso-os todos os dias (ficam quentinhos na mente rsrs), aliás os resumos pessoais (com minhas próprias palavras) me ajudam a relembrar um tópico, que já estudei, de um modo muito eficaz!
Comecei em novembro de 2016, mas não tinha o ritmo que tenho agora. Outra coisa também, é trabalhar a motivação! Mas isso é de cada um.

Por fim, recomendo esse roteiro de estudo. Qual a meta? Preencher todos esses círculos ai --> [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Alisson Cabrini
Alisson Cabrini
Jedi
Jedi

Mensagens : 207
Data de inscrição : 22/05/2017
Idade : 28
Localização : Cordeirópolis-SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas para aqueles que estudam em casa: Empty Re: Perguntas para aqueles que estudam em casa:

Mensagem por Giovana Martins Ter 01 Ago 2017, 10:57

"Giovana, você está muito bem para a sua idade, e além do mais é muito dedicada, certamente atingirá o seu objetivo logo cedo, não custa esperar. Mas, então, você pretende qual faculdade? Não se interessa pela UFSCAR?"

Valeu!! Meu foco é somente a USP (politécnica). Olha, eu nunca pensei na UFSCAR Sad. É que eu realmente não tenho muito interesse em sair de São Paulo sabe, mas eu acabo prestando a UNESP e a UNICAMP apenas para eu não "ficar na mão" caso eu não consiga passar na USP.

Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7706
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas para aqueles que estudam em casa: Empty Re: Perguntas para aqueles que estudam em casa:

Mensagem por SergioEngAutomacao Ter 01 Ago 2017, 12:48

Royals escreveu:Nossa, foi muito mal em redação, hein, amigo. Em compensação você foi muito bem nas outras matérias. Como você estudou matemática? Esses 3 livros foram quais? Provavelmente, pelo número de questões, devem ter sidos os ''FME''? Bom, eu uso o Ciências e Aplicações e não me arrependo, realmente são muito bons. A sua dificuldade ainda é redação? 

A sua rotina de estudos era basicamente igual a minha, eu também não estipulo horários, mas sim, objetivos. Porém, eu gosto de colocar um cronômetro para saber o quanto que eu tô rendendo ..
 Como era a tua preparação antes das provas? Digo, você fazia muitos simulados e exercícios? Se você pudesse dizer em números, quantos simulados foram? Você sentiu uma diferença ao se preparar através dos exercícios, mas principalmente, pelos simulados? Eu sei da importâncias de ambos, mas só quero entender o ''quão'' isso influencia na reta final.

Eu fui mal em redação por que, como eu disse, você precisa avaliar as peculiaridades do processo seletivo que você vai participar e moldar sua estratégia de resolução da prova e de estudo com base nisso, no segundo dia do enem, eu fiz a redação em uns 40 minutos, e o caderno de linguagens em uma hora, e o resto em matemática. Por que? Porque as engenharias na UTFPR geralmente atribuem peso 4 em matemática, 1 em redação e 1 em linguagens no sisu. Logo não há porque esquentar com a redação.
Eu me expressei mal, não são 3 livros, são três conjuntos de apostilas diferentes. Em matemática minha ideia foi pegar todos os exercícios dos 3 e resolver durante o ano, usei as apostilas do positivo, do domínio e umas apostilas de matemática do ens. médio emprestados (são apostilas de cursinhos daqui), mas como aparentemente você vai pra medicina, a sua estratégia não deve ser a mesma. 

Faça simulados sim, mas só faça quando sentir bastante domínio de tudo. Não adianta fazer simulado do assunto X até o assunto Y pois não é dessa forma que irá cair. Se não me engano cheguei a resolver todos os ENEM's de 2009 até 2016, mas sem essa abordagem de "simulado".
SergioEngAutomacao
SergioEngAutomacao
Jedi
Jedi

Mensagens : 407
Data de inscrição : 04/06/2017
Idade : 27
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas para aqueles que estudam em casa: Empty alisson cabrini

Mensagem por Royals Ter 01 Ago 2017, 14:31

Opa, Alisson! Então, eu não gosto de um ''roteiro'' para estudar, sabe? Eu sou meio que ''rebelde'', rsrsrs. Não consigo estudar de uma forma sem ser do meu jeito, por isso, eu estou dispensando roteiros. Mas eu gostei da sua estratégia, certamente você se adequou bem nela, por estar a um tempinho com essa estratégia, né? Então, é só manter-se firme que chegará lá! Ah, e quando quiser trocar experiências dessa sua caminhada, chame-me. É bom ouvir histórias assim, de dedicação, superação etc. Valeu.
Royals
Royals
Jedi
Jedi

Mensagens : 303
Data de inscrição : 05/03/2016
Idade : 27
Localização : Morro Agudo SP Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas para aqueles que estudam em casa: Empty SergioEngAutomacao

Mensagem por Royals Ter 01 Ago 2017, 14:38

Entendi, Sergio. Mas você já conquistou o seu objetivo?

Então, o meu foco são as áreas que dão maior nota, como redação, matemática e natureza, mas não deixo humanas de lado, não, nem pensar. A disciplina que eu quase não estudo é linguagens, porque 95% é interpretação, sendo assim, o que é dela está guardado: muitos exercícios de interpretação. rs
Royals
Royals
Jedi
Jedi

Mensagens : 303
Data de inscrição : 05/03/2016
Idade : 27
Localização : Morro Agudo SP Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Perguntas para aqueles que estudam em casa: Empty Re: Perguntas para aqueles que estudam em casa:

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos