(UFRGS) PROGRESSÕES ARITMÉTICAS
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(UFRGS) PROGRESSÕES ARITMÉTICAS
Se n é um número natural ímpar, o número de elementos da sequência (1, 2, 2, 3, 3, 3, 4, 4, 4, 4, ..., n, n, n (n vezes)) que são números pares é:
a) (n²-1)/4
b) (n²-1)/2
c) n(n+1)/4
d) n(n+1)/2
e) (n+1)²/4
a) (n²-1)/4
b) (n²-1)/2
c) n(n+1)/4
d) n(n+1)/2
e) (n+1)²/4
Luigi Spagnol- Iniciante
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Re: (UFRGS) PROGRESSÕES ARITMÉTICAS
Esta sequência, 1, 2, 2, 3, 3, 3, 4, 4, 4, 4, ..., sugere uma outra: 1, 2, 3, 4,... com o número de termos em cada grupo. A soma dos termos ímpares da segunda sequência é quantidade de termos ímpares da primeira.
____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
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Re: (UFRGS) PROGRESSÕES ARITMÉTICAS
Eu consegui observar isso, porém o número de termos da primeira sequência é ímpar, visto que n é ímpar
Portanto ao meu ver não bastaria simplesmente calcular a soma dos termos da segunda sequência citada pelo senhor e dividir por 2, visto que ela começaria por um ímpar (1) e terminaria em um ímpar (n), de modo que os pares seriam minoria, e não metade da sequência...
Portanto ao meu ver não bastaria simplesmente calcular a soma dos termos da segunda sequência citada pelo senhor e dividir por 2, visto que ela começaria por um ímpar (1) e terminaria em um ímpar (n), de modo que os pares seriam minoria, e não metade da sequência...
Luigi Spagnol- Iniciante
- Mensagens : 43
Data de inscrição : 09/07/2017
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Localização : Nova Prata - Rio Grande do Sul
Re: (UFRGS) PROGRESSÕES ARITMÉTICAS
1, 2, 2, 3, 3, 3, 4, 4, 4, 4, -> n é par, tem 4 ímpares
1, 2, 2, 3, 3, 3, -> n é ímpar, tem 4 ímpares
1, 2, 2, 3, 3, 3, -> n é ímpar, tem 4 ímpares
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Euclides- Fundador
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Re: (UFRGS) PROGRESSÕES ARITMÉTICAS
1, 2, 2, 3, 3, 3, 4, 4, 4, 4 -> n é par, tem 4 ímpares e 4 pares
1, 2, 2, 3, 3, 3 -> n é ímpar, tem 4 ímpares e 2 pares...
E no enunciado é requisitado o número de pares
1, 2, 2, 3, 3, 3 -> n é ímpar, tem 4 ímpares e 2 pares...
E no enunciado é requisitado o número de pares
Luigi Spagnol- Iniciante
- Mensagens : 43
Data de inscrição : 09/07/2017
Idade : 23
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Re: (UFRGS) PROGRESSÕES ARITMÉTICAS
De fato, eu fixei-me no oposto. Refazendo...E no enunciado é requisitado o número de pares
Esta sequência, 1, 2, 2, 3, 3, 3, 4, 4, 4, 4, ..., sugere uma outra: 1, 2, 3, 4,... com o número de termos em cada grupo. A soma dos termos pares da segunda sequência é quantidade de termos pares da primeira.
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Euclides- Fundador
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Data de inscrição : 07/07/2009
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Re: (UFRGS) PROGRESSÕES ARITMÉTICAS
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In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
- Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
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Re: (UFRGS) PROGRESSÕES ARITMÉTICAS
Muito obrigado!
Luigi Spagnol- Iniciante
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Data de inscrição : 09/07/2017
Idade : 23
Localização : Nova Prata - Rio Grande do Sul
Re: (UFRGS) PROGRESSÕES ARITMÉTICAS
Euclides, sua resposta fecha com o gabarito do Iezzi, porém não me convenço...
Perceba:
Se n=5, seguindo a fórmula que o senhor encontrou: (25-1)/2 = 12. Porém, se observássemos quantos pares encontram-se na função quando n é igual a 5, encontraremos apenas 6...
Usei outro método de resolução e encontrei a resposta (n²-1)/4
Construindo uma sequência da quantidade de pares na sequência em função da posição n, porém considerando apenas os valores pares de n têm-se a sequência:
(2,6,12,20...) que é um P.A. de segunda ordem.
Têm-se então o teorema: Se uma P.A. é de ordem n, sua equação do termo geral é uma equação polinomial de grau n.
Desse modo, concluí que a equação polinomial que fornece a quantidade de pares em função de valores de n é do tipo k.x² + j.x + y;
Então, pode-se montar um sistema linear de 3 equações, substituindo no lugar de x valores pares de n e igualando à quantidade de pares da sequência.
2 = k.4 + j.2 + y
6 = k.16 + j.4 + y
10 = k.36 + j.6 + y
Então, descobre-se que k=1/4, j=1/2 e y=0
Têm-se então a equação do termo geral: Número de pares = (x²+2x)/4 | x é um natural par.
Todavia, n é ímpar.
Então, o número de pares é dado por [(n-1)²+2.(n-1)]/4
Simplificando, teriamos a letra a: (n²-1)/4
Perceba:
Se n=5, seguindo a fórmula que o senhor encontrou: (25-1)/2 = 12. Porém, se observássemos quantos pares encontram-se na função quando n é igual a 5, encontraremos apenas 6...
Usei outro método de resolução e encontrei a resposta (n²-1)/4
Construindo uma sequência da quantidade de pares na sequência em função da posição n, porém considerando apenas os valores pares de n têm-se a sequência:
(2,6,12,20...) que é um P.A. de segunda ordem.
Têm-se então o teorema: Se uma P.A. é de ordem n, sua equação do termo geral é uma equação polinomial de grau n.
Desse modo, concluí que a equação polinomial que fornece a quantidade de pares em função de valores de n é do tipo k.x² + j.x + y;
Então, pode-se montar um sistema linear de 3 equações, substituindo no lugar de x valores pares de n e igualando à quantidade de pares da sequência.
2 = k.4 + j.2 + y
6 = k.16 + j.4 + y
10 = k.36 + j.6 + y
Então, descobre-se que k=1/4, j=1/2 e y=0
Têm-se então a equação do termo geral: Número de pares = (x²+2x)/4 | x é um natural par.
Todavia, n é ímpar.
Então, o número de pares é dado por [(n-1)²+2.(n-1)]/4
Simplificando, teriamos a letra a: (n²-1)/4
Luigi Spagnol- Iniciante
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fantecele- Fera
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