PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atrito de sólidos

2 participantes

Ir para baixo

Atrito de sólidos Empty Atrito de sólidos

Mensagem por Mione16 Sex 21 Jul 2017, 16:58

Na figura a seguir, um bloco de massa M=2,0 kg e comprimento L=1,0 m encontra-se inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal sem atrito. sobre tal bloco, é colocado um outro, de massa m=1,0 kg, cujo comprimento é muito menor que L, de modo que este possa ser considerado um ponto material. Sabe-se que existe atrito entre os blocos, com coeficientes estáticos e cinético respectivamente iguais a 0,60 e 0,50.
Considere que sobre o bloco de massa M atua uma força constante e horizontal de módulo F=19,0 N. A força horizontal máxima que pode ser aplicada sobre o bloco de massa M de modo que os blocos não deslizem um sobre o outro é denotada por Fmáx
a) Calcule o módulo da Fmáx.
b) Suponha que F>Fmáx. Para tal situação, calcule o tempo que o bloco de massa m leva para perder contato com o bloco de massa M.
                                             
                                    Atrito de sólidos Atrito10

Obrigada! Smile

Mione16
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 11/07/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Atrito de sólidos Empty Re: Atrito de sólidos

Mensagem por Euclides Sex 21 Jul 2017, 17:03


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos