Alta tensão e baixa, ambas com mesma corrente
2 participantes
Página 1 de 1
Alta tensão e baixa, ambas com mesma corrente
Eu notei que se fala muito em alta Tensão e baixa Corrente, assim como na bobina de tesla.
Sabendo disso eu vi um exemplo em que a pessoa tinha em casa uma fonte de tensão de 12kV e corrente de 30mA. Pela equação U=Ri, R=400k Ω. Então me ocorreu a seguinte dúvida: Essa pessoa poderia ter uma fonte de corrente de apenas 12V com a mesma corrente de 30mA com uma resistência R=400 Ω.
1)Se eu consigo ter 30mA com essas duas Tensões, porque usar a de alta Tensão pra gerar essa ''baixa'' corrente?
2)Qual choque, da alta tensao ou da baixa, é mais perigoso?
Sabendo disso eu vi um exemplo em que a pessoa tinha em casa uma fonte de tensão de 12kV e corrente de 30mA. Pela equação U=Ri, R=400k Ω. Então me ocorreu a seguinte dúvida: Essa pessoa poderia ter uma fonte de corrente de apenas 12V com a mesma corrente de 30mA com uma resistência R=400 Ω.
1)Se eu consigo ter 30mA com essas duas Tensões, porque usar a de alta Tensão pra gerar essa ''baixa'' corrente?
2)Qual choque, da alta tensao ou da baixa, é mais perigoso?
_-Alexandre-_- Iniciante
Re: Alta tensão e baixa, ambas com mesma corrente
Não foi dito que a fonte estava ligado a uma resistência; poderia estar ligada a um motor, a um capacitor, a um indutor, etc.
o que setem que levar em consideração é a potência da fonte :
P = U.i ---> P = (12.10³).(30.10-³) ---> P = 360 W
Quanto mais alta a tensão, mais perigoso é o choque. Imagine que seu corpo tenha uma resistência R. Ao levar um choque, a corrente que vai percorrer seu corpo vale:
i = U/R --> Considerando R constante, quanto maior U maior i
E quem causa estragos é a corrente: paralisa o coração e os pulmões, causa queimaduras, faz a eletrólise dos líquidos (principalmente da urina), causando sérios problemas renais, etc.
o que setem que levar em consideração é a potência da fonte :
P = U.i ---> P = (12.10³).(30.10-³) ---> P = 360 W
Quanto mais alta a tensão, mais perigoso é o choque. Imagine que seu corpo tenha uma resistência R. Ao levar um choque, a corrente que vai percorrer seu corpo vale:
i = U/R --> Considerando R constante, quanto maior U maior i
E quem causa estragos é a corrente: paralisa o coração e os pulmões, causa queimaduras, faz a eletrólise dos líquidos (principalmente da urina), causando sérios problemas renais, etc.
Elcioschin- Grande Mestre
O senhor disse ''Não foi dito que a fonte estava ligado a uma resistência; poderia estar ligada a um motor, a um capacitor, a um indutor, etc.''
1)Mas pela lei de Ohm, i=U/R, precisando de resistencia para se ter corrente, ou estou confundindo as coisas?
2)Consigo visualizar que a potencia da de 12kV é muito maior que a de 12V, mas se a corrente é a mesma, o que essa potencia tem a ver com o choque?
''O que determina as conseqüências do choque é a intensidade da corrente elétrica, ou seja, o valor da corrente.''
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/choque-eletrico-um-verdadeiro-perigo.htm
1)Mas pela lei de Ohm, i=U/R, precisando de resistencia para se ter corrente, ou estou confundindo as coisas?
2)Consigo visualizar que a potencia da de 12kV é muito maior que a de 12V, mas se a corrente é a mesma, o que essa potencia tem a ver com o choque?
''O que determina as conseqüências do choque é a intensidade da corrente elétrica, ou seja, o valor da corrente.''
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/choque-eletrico-um-verdadeiro-perigo.htm
_-Alexandre-_- Iniciante
1) Não. Considere um fio condutor, de resistência nula. Se você enfiar cada ponto do fio num dos polos de uma tomada, vai circular corrente por ele. E que corrente! Vai ser elevadíssima e poderá até causar queimaduras e cegueira (esta corrente é denominada corrente de curto circuito e na realidade, neste caso é denominada descarga elétrica)
2) Vou explicar melhor a sua fonte de tensão: ela tem uma tensão nominal de 12 kV, isto é, esta é a tensão máxima que ela consegue fornecer.; e ela tem também uma corrente nominal de 30 mA, isto é, esta é a corrente máxima que ela consegue fornecer
A fonte tem, portanto uma potência nominal: P = U.i ---> P = 360 W
E a potência de uma fonte de 12 kV não é, necessariamente, maior do que a potência de uma fonte de 12 V.
2) Vou explicar melhor a sua fonte de tensão: ela tem uma tensão nominal de 12 kV, isto é, esta é a tensão máxima que ela consegue fornecer.; e ela tem também uma corrente nominal de 30 mA, isto é, esta é a corrente máxima que ela consegue fornecer
A fonte tem, portanto uma potência nominal: P = U.i ---> P = 360 W
E a potência de uma fonte de 12 kV não é, necessariamente, maior do que a potência de uma fonte de 12 V.
Elcioschin- Grande Mestre
obrigado pelo esclarecimento!
_-Alexandre-_- Iniciante