Notação de aritmética
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Notação de aritmética
Relembrando a primeira mensagem :
Boa noite.
Não sei se esta é a seção correta para fazer esse post, eu julguei que sim. Caso não seja, me desculpo antecipadamente e peço para que o tópico seja movido para a seção adequada.
Estou estudando aritmética usando o livro Praticando a Aritmética do autor José Carlos Admo Lacerda e logo no começo do capítulo 5 aparece uma notação que eu nunca havia visto. O autor redigiu que . Percebam que existe um ponto sobrescrito na última letra B, eu interpretei a última sentença como "A é múltiplo de B", não sei se está certo.
Pouco mais a frente neste mesmo capítulo, o autor redige . Vejam que o ponto sobrescrito aparece novamente, mas dessa vez em cima da letra d minúscula e que em vez da equação ser é .
Não estou compreendendo essa notação e por que A - C = d (com um ponto em cima). Gostaria que alguém que já leu e estudou esse livro me esclarecesse.
Obrigado.
Boa noite.
Não sei se esta é a seção correta para fazer esse post, eu julguei que sim. Caso não seja, me desculpo antecipadamente e peço para que o tópico seja movido para a seção adequada.
Estou estudando aritmética usando o livro Praticando a Aritmética do autor José Carlos Admo Lacerda e logo no começo do capítulo 5 aparece uma notação que eu nunca havia visto. O autor redigiu que . Percebam que existe um ponto sobrescrito na última letra B, eu interpretei a última sentença como "A é múltiplo de B", não sei se está certo.
Pouco mais a frente neste mesmo capítulo, o autor redige . Vejam que o ponto sobrescrito aparece novamente, mas dessa vez em cima da letra d minúscula e que em vez da equação ser é .
Não estou compreendendo essa notação e por que A - C = d (com um ponto em cima). Gostaria que alguém que já leu e estudou esse livro me esclarecesse.
Obrigado.
wololo!- Padawan
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Re: Notação de aritmética
Engraçado... passei por 4 capítulos substituindo as letras por números e verificando que os teoremas e as demonstrações davam certo, quando cheguei ao 5º até tentei entender a notação, mas pouco mais a frente nesse mesmo capítulo comecei a me confundir ao ler as demonstrações e seus passos, foi então que criei o tópico e passei a pesquisar sobre na internet: estava duvidando que minha interpretação estava correta. Se eu tivesse substituído por números, como você fez, é provável que eu teria compreendido.Forken escreveu:Observe que o produto ou a soma entre dois números tem como resultado apenas um número.
Suponha por hipótese que:A = 4,\;B = 2\;e\;C= 1
A notação:\dot d
Significa: um número.(A-B)+(B-C) = 2 + 1 \rightarrow 4 - 1 = 3
A notação:2\dot d
Significaria: 2 vezes esse um número que aparecer(A-B)+(B-C) = 2 + 1 \rightarrow 4 - 1 = \boxed{3} \neq \left (2\cdot 3 = \boxed{6}\right )
Como pode perceber são coisas diferentes.
No usual utilizamos a+a = 2a. Que significa: A soma de dois números iguais, é igual ao dobro, de apenas uma de suas parcelas, como foi percebido por você, não é o sentido que o autor quis atribuir.
Você pode está se perguntando, "Como o Forken sabe disto?"
Simples, o autor fez de propósito para que você se habitue com notações e escritas diferentes, com apenas um intuito, criar habilidades no leitor em procurar por padrões não usuais, e é isto que a matemática faz, procura por padrões.
Uma coisa é certa, duas coisas diferentes não tem como serem a mesma coisa. Filosofei :tuv:2\dot d \Rightarrow \dot d VERDADEIRO!\dot d \Rightarrow 2\dot d FALSO!
Para serem iguais, a "volta" tinha que ser verdadeira também.
Bons livros são assim: o autor estimula o leitor a analisar ou pesquisar mais para entendê-lo integralmente.
Obrigado pela resposta.
Me sinto um pouco envergonhado ao ler o seu post -- vergonha de mim, não do seu post. Quer dizer que o tempo todo a explicação estava ao longo do capítulo, porém, eu com medo de estar entendendo tudo errado, nem cheguei a lê-la? Fui direito para a internet pesquisar o que significava a notação.petras escreveu:Segue o exemplo completo que o colega wololo! postou e outros exemplos do mesmo livro.
O significado do ponto em cima significaria então múltiplo do elemento, não?
Dois números côngruos com um terceiro de mesmo módulo são côngruos entre si.
Demonstração:
Se A ≡ B(mod. d) e se B ≡ C(mod. d), então A ≡ C(mod. d)
A − B =\dot d e B − C =\dot d
Somando-se membro a membro, teremos:
(A − B) + (B − C) =\dot d +\dot d ou A − C =\dot d ⇒ A ≡ C(mod. d) . . . c.q.d.
Outros exemplos do livro:
10n = 1 00... (nzero(s)) ⇒ 10n =\dot 6 + 4
Vemos que qualquer potência de 10 pode ser expressa como múltiplo de 6 mais 4.
Todo múltiplo de um número A é congruente com zero, módulo d.\dot A ≡ 0(mod. d)
Obrigado pela resposta.
Última edição por wololo! em Sáb 08 Abr 2017, 00:03, editado 1 vez(es)
wololo!- Padawan
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Re: Notação de aritmética
Não tenha essa vergonha. Vergonha é não buscar aquilo que almejamos.
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"Ex nihilo nihil fit"
petras- Monitor
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Re: Notação de aritmética
Muito obrigado pela mensagem encorajadora! Espero que todos que passem por esse tópico leiam-na.petras escreveu:Não tenha essa vergonha. Vergonha é não buscar aquilo que almejamos.
wololo!- Padawan
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