PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Notação de aritmética

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Notação de aritmética Empty Notação de aritmética

Mensagem por wololo! Qui 06 Abr 2017, 18:10

Boa noite.

Não sei se esta é a seção correta para fazer esse post, eu julguei que sim. Caso não seja, me desculpo antecipadamente e peço para que o tópico seja movido para a seção adequada.

Estou estudando aritmética usando o livro Praticando a Aritmética do autor José Carlos Admo Lacerda e logo no começo do capítulo 5 aparece uma notação que eu nunca havia visto. O autor redigiu que . Percebam que existe um ponto sobrescrito na última letra B, eu interpretei a última sentença como "A é múltiplo de B", não sei se está certo.

Pouco mais a frente neste mesmo capítulo, o autor redige . Vejam que o ponto sobrescrito aparece novamente, mas dessa vez em cima da letra d minúscula e que em vez da equação ser é .

Não estou compreendendo essa notação e por que A - C = d (com um ponto em cima). Gostaria que alguém que já leu e estudou esse livro me esclarecesse.

Obrigado.
wololo!
wololo!
Padawan
Padawan

Mensagens : 79
Data de inscrição : 01/10/2015
Idade : 33
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Notação de aritmética Empty Re: Notação de aritmética

Mensagem por fantecele Qui 06 Abr 2017, 21:03

Eu já fiz esse livro, se não me engano o autor do livro escrevia assim para simplificar, "excluir" algumas letras (acho que para economizar tinta Razz), o autor simplificava as expressões como se fosse trocar uma letra por outra. Como nesses exemplos:
                                           A = d.q + r            A = d(ponto em cima) + r
                                           B = d.q' + r            B = d(ponto em cima) + r
                                           A - B = d(q - q1)    A - B = d(ponto em cima)