PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida velocidade média, aplicação de fómula

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida velocidade média, aplicação de fómula Empty Dúvida velocidade média, aplicação de fómula

Mensagem por Daniel Araújo Vasconcelos Qua 22 Mar 2017, 15:28

QUESTÃO:
Um veículo percorre inicialmente 40 km de uma estrada em 0,5 h. Em seguida, percorre mais 60 km em 1h30mim. Determine a velocidade escalar média do veículo em km/h durante o percurso.
 
RESPOSTA DO LIVRO:
40+60=100 km
0,5+1,5=2h
 
Vm = 100/2=50km/h
 
MINHA DÚVIDA:
Algumas questões pedem a velocidade média total entre dois valores, como 90 km/h no trecho 1 e 60km/h no trecho 2. Nesses casos usa-se a fórmula:
 
Vm= 2(V1.V2)/(V1+V2)=2(90.60)/(90+60)=72km/h
 
Porém, se eu calcular a velocidade média em cada um dos trechos da ques6tão original:
Vm= 40/0,5=80km/h
e
Vm= 60/1,5=40km/h
Se em seguida aplicar na fórmula que estou questionando, tenho:
 
Vm=2(V1.V2)/(V1+V2)=2(40.60)/(40+60)=53,3km/h
 
POR QUE ISSO OCORRE?

Daniel Araújo Vasconcelos
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/03/2017
Idade : 24
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida velocidade média, aplicação de fómula Empty Re: Dúvida velocidade média, aplicação de fómula

Mensagem por Euclides Qua 22 Mar 2017, 15:50

Essas dúvidas só acontecem porque você valoriza mais uma "fórmula" do que o conceito físico.

Velocidade média é uma coisa só:

Dúvida velocidade média, aplicação de fómula Gif

a outra expressão retrata apenas um caso muito particuelar em que os trechos percorridos são iguais



se aceitar um conselho, fique apenas com o conceito fundamental e não encha a cabeça com expressões particulares das quais se podem produzir milhares.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida velocidade média, aplicação de fómula Empty OK

Mensagem por Daniel Araújo Vasconcelos Qua 22 Mar 2017, 16:00

Euclides,

Obrigado. Na verdade, essa dúvida surgiu justamente por valorizar muito o conceito em detrimento de fórmulas, mas ao conferir gabaritos aqui no livro e pesquisar resoluções para questões semelhantes na internet, vi que a fórmula abordada e parece ser regra. Para permanecer no entendimento e não depender de fórmulas eu vim aqui para tentar entender. Não posso arriscar perder questões simples no ENEM por isso. Você entende não é? Agradeço a força, mas ainda preciso entender isso.

Daniel Araújo Vasconcelos
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/03/2017
Idade : 24
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida velocidade média, aplicação de fómula Empty Re: Dúvida velocidade média, aplicação de fómula

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos