Novo ENEM
+4
Liliana Rodrigues
_Arthur_
VioletChachki
IsaacTERA
8 participantes
Página 4 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Novo ENEM
Relembrando a primeira mensagem :
Parece que o ENEM será em dois domingos, 70 questões em cada dia.
O que acham?
Parece que o ENEM será em dois domingos, 70 questões em cada dia.
O que acham?
Convidado- Convidado
Re: Novo ENEM
Não foi tempo, foi conteudista mesmo. Tiveram muitos termos conteudistas na primeira aplicação, coisa que só quem estudou BEM Humanas ou dominasse BEM o assunto conseguiria acertar. Os filósofos tbm não eram os que caíam comumente. Na segunda aplicação a prova era puramente interpretação de texto. Uma galera, professores de cursinho, etc, consideram a prova da primeira aplicação mais difícilCastiel escreveu:IsaacTERA escreveu:VioletChachki escreveu:Mas isso não tem nada a ver kk fora que o dificultômetro do MEC não é dos melhores né... eles juram até hj que a dificuldade da prova de 2016 1ª aplicação é a mesma da 2ª... só que qualquer pessoa lúcida que comparar as duas provas sabe que a 2ª aplicação era infinitamente mais fácil.Castiel escreveu:Não vai mudar muito, não.
Eles saberão quais questões colocar nos dias (eles provavelmente testarão antes*). Eu creio que as notas vão permanecer com as mesmas pequenas variações ano a ano desde de 2009.
Pra quem quer medicina o mínimo sempre será de 140 questões.
* http://www . gazetadopovo . com . br/educacao/vida-na-universidade/vestibular/mec-ja-testou-questoes-do-exame-bt0ppsqjrefd8gdc2czer5cum
e sobre o mínimo.. nas faculdades do interior que pretendo entrar o corte é baixo.. conheço uma galera que acertou 130 ano passado e conseguiu média de 780. Não preciso de mais do que isso. Dá pra conseguir entrar com menos de 140.. desde que tenha coerência nas respostas
Aquilo foi um absurdo colossal. A primeira aplicação tava parecendo a prova de admissão da NASA, enquanto a segunda parecia a da Tia Gertrudes do maternal.
Pode ser porque lhes faltaram tempo, mas eu não posso confirmar, pois não via as notas médias, mínimas e máximas, bem como não vi a prova.
VioletChachki- Jedi
Castiel escreveu:Eu falei da segunda aplicação.
Se bem que não... Daria pra fazer uma segunda aplicação bem parelha, sim. Eles já têm, como disse, um banco de questões dividido por níveis de dificuldade.
Enfim. Eu teria que ver as médias finais, as notas máximas e mínimas pra ver se confirma essa impressão tua e dos professores de cursinho.
Convidado- Convidado
Entendi o que vc quis dizer. Mas o que eu digo é: eles não têm interesse em manter um TRI alto pra Matemática. A prova tem um nível normal. Eles não vão pensar "ora ora vamos aumentar o nível pra Matemática continuar dando 900 pra 38 acertos"... Ainda mais pq matemática é a barreira de muita gente. Ver a galera melhorando o desempenho em matemática é muito mais satisfatório pra eles do que ferrar gratuitamente.Castiel escreveu:VioletChachki escreveu:Mas aí que tá, oras.. A questão é a prova de matemática. Muita gente chutava pq o tempo era apertado. Agora com um tempo melhor e sem a redação, a tendencia é que acertem mais. Se acertam mais, o TRI diminui. rs Veja Linguagens: ano passado a prova foi mais difícil que o comum e os acertos foram bem baixos em relação ao comum. O TRI aumentou. Choveu de gente que acertou 34 pontos e tirou mais de 700. Enquanto antigamente, a pessoa poderia acertar 36 questões que não chegava nem perto de 650.Castiel escreveu:Não creio nessas hipóteses que vocês levantam.
Eles podem aumentar ou diminuir textos, aumentar a quantidade de questões difíceis etc. O que não lhes faltam são questões.
No fim, o TRI neutralizará, manterá o mesmo patamar.
Mesmo Universidades onde não há TRI, por mais que a concorrência aumente ano a ano, o corte é quase sempre o mesmo, porque, pra montar um banco de questões assim, você tem que necessariamente saber a dificuldade delas. O TRI só deixa mais claro isso após a aplicação com milhões de pessoas.
Sobre aumentar o número de questões difíceis, etc etc, isso é improvável. Não tem pra quê isso. O próprio governo não teria interesse em manter Matemática com TRI alto. A prova vai ser do mesmo nível que dos anos anteriores, só que agora com os cadernos trocados.
Eles podem colocar questões mais difíceis e que levam mais tempo para resolver. Volto a dizer, eles vão testar com alunos de ensino médio isso daí. As notas finais serão muito parecidas, no fim.
Eles saberão readaptar. Essas coisas são bem certeiras.
VioletChachki- Jedi
Bom, participo de um grupo no Facebook em que cada um divulgou as próprias notas.. em geral, quem fez a segunda aplicação, teve uma nota mais baixa. Aliás, beeem mais baixa. inclusive muitos entraram na justiça, já que isso prejudicou a entrada deles na universidade. E quanto a isso tem notícias aos montes por aí. O MEC não divulgou as notas mínimas e máximas da segunda aplicação.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
"É o caso de Luísa Haddad, que fez 745 pontos na prova objetiva ao acertar 152 questões."
"Ridículo o que o MEC fez com quem fez a 2ª aplicação do enem. Milhares de pessoas prejudicadas por uma incompetência de estatística básica. Acertei 145 questões de 180 e 920 na redação, amigos que fizeram a 1ª tiraram muito mais comparativamente. Um em especial tirou a mesma nota na redação e acertou 27 questões a menos, fiquei com 764, ele com 762, será que 27 questões só valem dois pontos?"
"É o caso de Luísa Haddad, que fez 745 pontos na prova objetiva ao acertar 152 questões."
"Ridículo o que o MEC fez com quem fez a 2ª aplicação do enem. Milhares de pessoas prejudicadas por uma incompetência de estatística básica. Acertei 145 questões de 180 e 920 na redação, amigos que fizeram a 1ª tiraram muito mais comparativamente. Um em especial tirou a mesma nota na redação e acertou 27 questões a menos, fiquei com 764, ele com 762, será que 27 questões só valem dois pontos?"
Última edição por VioletChachki em Qui 09 Mar 2017, 22:38, editado 1 vez(es)
VioletChachki- Jedi
VioletChachki escreveu:Bom, participo de um grupo no Facebook em que cada um divulgou as próprias notas.. em geral, quem fez a segunda aplicação, teve uma nota mais baixa. Aliás, beeem mais baixa. inclusive muitos entraram na justiça, já que isso prejudicou a entrada deles na universidade.
Devido as proporções do Exame, é muito difícil não ter algo que prejudique muita gente... Todo ano tem alguma coisa, natural ou não. :/
Convidado- Convidado
Temos que esperar pra ver como vão ser as notas máximas e mínimas nesse ENEM. Eu continuo achando que matemática vai desvalorizar. A prova vai manter o mesmo nível, só que agora vai estar em um dia mais tranquilo, com apenas Natureza. Antes, tinham Linguagens e Redação. A tendência é que o pessoal acerte mais e as notas caiam um pouco, eu acho.
Eu não entendi bem o pensamento do MEC. A prova de Humanas na primeira aplicação do ENEM 2016 fugiu um pouco até mesmo da tradição do próprio ENEM. Muitas questões exigiam conhecimentos de filosofia e até sociologia. Já a segunda aplicação parecia as provas mais antigas, muito mais interpretativas. Houve muita discrepância, na minha opinião. E eu não esperava por isso, porque a prova de Natureza do ENEM 2015 foi bem conteudista, enquanto o ENEM PPL 2015 manteve o mesmo padrão (com destaque para as questões de Gravitação e Refração, muito bem elaboradas).
Eu não entendi bem o pensamento do MEC. A prova de Humanas na primeira aplicação do ENEM 2016 fugiu um pouco até mesmo da tradição do próprio ENEM. Muitas questões exigiam conhecimentos de filosofia e até sociologia. Já a segunda aplicação parecia as provas mais antigas, muito mais interpretativas. Houve muita discrepância, na minha opinião. E eu não esperava por isso, porque a prova de Natureza do ENEM 2015 foi bem conteudista, enquanto o ENEM PPL 2015 manteve o mesmo padrão (com destaque para as questões de Gravitação e Refração, muito bem elaboradas).
IsaacTERA- Jedi
Não sei dá pra acreditar muito nesse pessoal que diz ter feito x questões. Como comprovam isso?
Vocês se lembran desse aluno? http://g1. globo. com/fantastico/noticia/2014/11/cearense-que-acertou-95-do-enem-diz-que-sempre-sofria-bullying.html
Saiu em tudo que é jornal. Imprensa nem procurou checar ou esperar as notas saírem, já foram publicando que ele havia feito 95% da prova etc, o que é impossível, já que a média final dele ficou abaixo de 600 pontos, se não me engano.
Vocês se lembran desse aluno? http://g1. globo. com/fantastico/noticia/2014/11/cearense-que-acertou-95-do-enem-diz-que-sempre-sofria-bullying.html
Saiu em tudo que é jornal. Imprensa nem procurou checar ou esperar as notas saírem, já foram publicando que ele havia feito 95% da prova etc, o que é impossível, já que a média final dele ficou abaixo de 600 pontos, se não me engano.
Convidado- Convidado
aquela prova tava estranha demais mesmo.. muita coisa eu boiei legal. Mas tbm pra quem tem facilidade, deve ter sido ótimo pra ganhar uma vantagem.. uma boa galera conseguiu 740 com 38 acertos.. antigamente isso dava 710..IsaacTERA escreveu:Temos que esperar pra ver como vão ser as notas máximas e mínimas nesse ENEM. Eu continuo achando que matemática vai desvalorizar. A prova vai manter o mesmo nível, só que agora vai estar em um dia mais tranquilo, com apenas Natureza. Antes, tinham Linguagens e Redação. A tendência é que o pessoal acerte mais e as notas caiam um pouco, eu acho.
VioletChachki- Jedi
ai colega, vamos acreditar em quem então? kkk bora pedir a senha deles e a prova pra gente averiguar. Se a pessoa processa, se fizeram abaixo assinado, é pq tem sua veracidade né... inclusive na época, além das notas deles ter demorado a sair, choveu de gente reclamando da nota e que foi prejudicado pelo TRI baixo em relação aos da 1ª aplicação.. O Mateus Prado falou disso na página dele, inclusive etc.. enfim. cara.. o TRI da segunda aplicação foi baixo e a prova foi mais fácil. "Há seita" hahaCastiel escreveu:Não sei dá pra acreditar muito nesse pessoal que diz ter feito x questões. Como comprovam isso?
VioletChachki- Jedi
Página 4 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6