PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópicos de física serve como primeiro livro?

4 participantes

Ir para baixo

Tópicos de física serve como primeiro livro? Empty Tópicos de física serve como primeiro livro?

Mensagem por Miguel da Conceição Sáb 11 Fev 2017, 22:16

eu vi o pessoal recomendando o topicos aqui no forum e ja ate comprei os livros (nao chegaram ainda), mas depois me falaram que o livro ja precisa de embasamento para começar e que a teoria não é boa. isso é verdade? da pra usar a coleção como primeiros (e únicos) livros pra fuvest/enem ou eu devo pegar a teoria antes com o fisica classica?

Miguel da Conceição
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Tópicos de física serve como primeiro livro? Empty Re: Tópicos de física serve como primeiro livro?

Mensagem por nivlek Sáb 11 Fev 2017, 22:39

Cara, eu uso o tópicos e acho ele perfeito. Bom na didática, nos exercícios e na teoria. Não vi necessidade de embasamento. Pode usar como primeiro e único para a Fuvest e ENEM sim.
nivlek
nivlek
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Tópicos de física serve como primeiro livro? Empty Re: Tópicos de física serve como primeiro livro?

Mensagem por Miguel da Conceição Sáb 11 Fev 2017, 22:45

nivlek escreveu:Cara, eu uso o tópicos e acho ele perfeito. Bom na didática, nos exercícios e na teoria. Não vi necessidade de embasamento. Pode usar como primeiro e único para a Fuvest e ENEM sim.

obrigado! só por curiosidade, vc pegou ele já tendo uma boa base em física ou foi um dos seus primeiros também?
ah, e sabe me falar se dá pra usar os 3v do feltre como primeiros livros também? estou pensando em compra-los. peguei a recomendação do pessoal aqui mas muita gente já tem um embasamento enorme, aí pode ser que não sirva pra mim.

Miguel da Conceição
Iniciante

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 11 Fev 2017, 22:53

Os tópicos são muito bons. Eu gosto tanto da teoria, quanto dos exercícios. Serve como primeiro livro sim, porque os primeiros exercícios não são muito difíceis. Eles estão separados por nível de dificuldade, então tu pode ir só até onde tu consegue. E depois ir voltando nos mais difíceis, se quiser. Definitivamente, foi uma boa compra.

Sobre os Feltre, eu desconheço, mas pretendo comprá-los este ano também, porque o pessoal fala bastante bem deles também.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por nivlek Sáb 11 Fev 2017, 23:01

Tenho como base a física que vi até agora no ensino médio. Uso ele para "tapar os buracos". Mas, de verdade, não vejo problema em usa-lo ainda que não se tenha base. Leio ele como se fosse o primeiro. Além disso, os exercícios estão separados por níveis (de dificuldade 1, 2, 3 e outros mais elaborados). 
A não ser que você tenha tempo e dinheiro sobrando, não acho bom pegar outro livro para embasar. O tópicos já tem essa função.

Sobre os Feltre: tenho eles e uso para embasar. Confesso que sei pouco de química e posso dizer que ele tem sido um bom amigo. Pode pegá-los porque são muito bons, sendo completos para esses vestibulares.

Mas lembre que você vai encontrar dificuldades, assim como se encontra em todo livro, por desconhecer o assunto. Com alguns você vai se dar bem e com outros você vai sentir dificuldade. Não existe livro milagroso. 

Caso você tenha dúvidas, você pode posta-las no fórum. Assim poderemos ajudar uns aos outros.
nivlek
nivlek
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Miguel da Conceição Sáb 11 Fev 2017, 23:04

HayzelS escreveu:Os tópicos são muito bons. Eu gosto tanto da teoria, quanto dos exercícios. Serve como primeiro livro sim, porque os primeiros exercícios não são muito difíceis. Eles estão separados por nível de dificuldade, então tu pode ir só até onde tu consegue. E depois ir voltando nos mais difíceis, se quiser. Definitivamente, foi uma boa compra.

Sobre os Feltre, eu desconheço, mas pretendo comprá-los este ano também, porque o pessoal fala bastante bem deles também.

obrigado a vc e ao nivlek! minha dúvida maior era quanto a teoria mesmo. nesse começo estou mais preocupado em aprender a matéria bem do que em sair matando todos os exercicios que aparecerem pela frente, entao vou fazer como voce falou... ir até no nível que eu consigo e depois eu vou voltando nos mais difíceis.

nivlek escreveu:Tenho como base a física que vi até agora no ensino médio. Uso ele para "tapar os buracos". Mas, de verdade, não vejo problema em usa-lo ainda que não se tenha base. Leio ele como se fosse o primeiro. Além disso, os exercícios estão separados por níveis (de dificuldade 1, 2, 3 e outros mais elaborados). 
A não ser que você tenha tempo e dinheiro sobrando, não acho bom pegar outro livro para embasar. O tópicos já tem essa função.

Sobre os Feltre: tenho eles e uso para embasar. Confesso que sei pouco de química e posso dizer que ele tem sido um bom amigo. Pode pegá-los porque são muito bons, sendo completos para esses vestibulares.

Mas lembre que você vai encontrar dificuldades, assim como se encontra em todo livro, por desconhecer o assunto. Com alguns você vai se dar bem e com outros você vai sentir dificuldade. Não existe livro milagroso. 

Caso você tenha dúvidas, você pode posta-las no fórum. Assim poderemos ajudar uns aos outros.

eu tenho um dinheirinho reservado e tava pensando em comprar o fisica classica porque assustei com uns comentarios que vi do pessoal falando que precisava de embasamento pra ver topicos, mas voces me ajudaram bastante entao vou deixar isso de lado. eu preciso aprender muitas materiais, acho que nao da pra fazer topicos e fisica classica juntos. vou ficar so no tópicos mesmo. obrigadão!

Miguel da Conceição
Iniciante

Mensagem por Convidado Seg 13 Fev 2017, 11:02

Fundamentos da Física do Nicolau é mais simples ao meu ver. Tópicos dá para estudar bem também.
Mas o Fundamentos da Física possui algumas coisas que o Tópicos não tem, e vice-versa.

E às vezes abordam um mesmo assunto de maneiras diferentes:
O estudo da interferência de um material dielétrico entre dois capacitores no Tópicos é feito considerando o circuito ligado a uma fonte de tensão constante. Já no Fundamentos é considerado que as cargas nas placas são constantes.

Tudo depende de você e o curso que você pretende.

Convidado
Convidado

Mensagem por Convidado Seg 13 Fev 2017, 11:06

Miguel da Conceição escreveu:
nivlek escreveu:Cara, eu uso o tópicos e acho ele perfeito. Bom na didática, nos exercícios e na teoria. Não vi necessidade de embasamento. Pode usar como primeiro e único para a Fuvest e ENEM sim.

obrigado! só por curiosidade, vc pegou ele já tendo uma boa base em física ou foi um dos seus primeiros também?
ah, e sabe me falar se dá pra usar os 3v do feltre como primeiros livros também? estou pensando em compra-los. peguei a recomendação do pessoal aqui mas muita gente já tem um embasamento enorme, aí pode ser que não sirva pra mim.
As versões antigas do Feltre são melhores que as atuais (1990~).
Martha Reis também é boa.
Mas para o caso da Fuvest depende:
Se for fazer a específica de química, já não serve.
Principalmente pelo fato de que o 3º volume do livro do Feltre de 2004 ser completamente 'vazio'.

Convidado
Convidado

Mensagem por Germaneagle Sáb 10 Jun 2017, 20:38

Eu uso o topicos e classica. A teoria no topicos é com certeza mais fraca, mas os exercicios são bons. Se nao tiver bom fundamento, entrara e saira com dificuldade e duvidas, na minha opiniao. 

Feltre é muito bom, mesmo(tente pegar edicoes antes de 2010, caso contrario, nao tem problema). Mas para quimica organica, é melhor o usberco. Na realidade, os livros de quimica brasileiros sao muito bons, pode pegar outros tito e cante, ou martha reis, e tambem estar preparado.

Se puder usar dois livros ao mesmo tempo, recomendo.
Germaneagle
Germaneagle
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo