PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Citologia

Ir para baixo

Citologia Empty Citologia

Mensagem por Convidado Sáb 04 Fev 2017, 17:47

Explique o que essa frase significa: “Todas as células denosso corpo se originam de uma única célula”.

Minha resposta:

Gostaria que melhorassem a minha resposta.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Citologia Empty Re: Citologia

Mensagem por caiomslk Sáb 04 Fev 2017, 18:11

Todas as células do nosso corpo originam-se de uma única célula:o zigoto.Esta,por sua vez,através de mitoses sucessivas,origina: mórula--blástula--gástrula.Cada célula nesse estágio de desenvolvimento possui alto potencial de diferenciação,ou seja,podem se diferenciar em células de qualquer tipo de tecido do corpo humano(nervoso,sanguíneo,epitelial,muscular,etc).

Sendo assim,cada grupo de células vai dar origem a partes ''primitivas'' do corpo ,um vai dar origem ao tubo digestivo,outro ao sistema nervoso,e outro a estruturas de sustentação do corpo humano(futura coluna vertebral).

o embrião em desenvolvimento é implantado no útero feminino em sua fase de blastocisto e,por meio da formação da placenta,ele receberá nutrientes para seu desenvolvimento.
caiomslk
caiomslk
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 25/10/2016
Idade : 25
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Citologia Empty Re: Citologia

Mensagem por Convidado Sáb 04 Fev 2017, 19:54

Caio,

O que é  blastocisto? E o que é mórula, blástula, e gástrula?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Citologia Empty Re: Citologia

Mensagem por caiomslk Sáb 04 Fev 2017, 22:41

mórula é o aglomerado de 8 células que se forma após as primeiras divisões da célula ovo.Depois dessa fase,ocorrem mais divisões que culminam na formação da blástula,que é um conglomerado de blastômeros(células) e apresenta uma cavidade,chamada de blastocele.Logo após mais divisões,há a formação da gástrula,a qual é determinada pela presença dos três folhetos germinativos(ectoderma,mesoderma e endoderma).Esses folhetos serão responsáveis por formar os tecidos,como eu já disse.

Existem vários detalhes que eu não explicitei aqui,recomendo-te uma leitura na internet acerca desse assunto de desenvolvimento embrionário.

O site ''Só Biologia'' é bem interessante,já ajuda bastante.
caiomslk
caiomslk
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 25/10/2016
Idade : 25
Localização : Feira de Santana, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Citologia Empty Re: Citologia

Mensagem por Convidado Dom 05 Fev 2017, 12:28

Tudo bem. Muito obrigado, Caio!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Citologia Empty Re: Citologia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos