PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tensão transversal em uma corda ONDAS

Ir para baixo

Tensão transversal em uma corda ONDAS Empty Tensão transversal em uma corda ONDAS

Mensagem por vicius0 Qua 21 Dez 2016, 13:49

Oi,minha dúvida é a seguinte.Sendo a equação que descreve o movimento quando uma onda transversal atravessa uma corda y(x,t) = ymSen(kx - wt)(a onda se propaga no sentido positivo do eixo x e Ø = 0 rad). A velocidade transversal em um ponto da corda é vy= ∂y(x,t)/∂t e ay= ∂2y(x,t)/∂t2 = -w² y(x,t) .Até ai tudo bem mas o problema é que eu li que a tensão transversal na corda é Fy=-T ∂y(x,t)/∂x (onde T é a tensão na corda)e e não entendo como pode a tração máxima ser em y=0 sendo que nesse ponto a ay = 0 .Por favor peço que um bom entendedor possa me esclarecer essa dúvida.Já li alguns PDFs e outros livros inclusive Moyses e essa dúvida ainda persiste.

Outra coisa que não entendi é que se olharmos para a dedução da velocidade da onda na corda a força resultante em y em y =ym não é zero como está na formula citada acima(a tensão é maxima quando o modulo vy é maxima e vale zero quando vy=0). Por favor ajudem, tenho certeza que confundi mas não sei onde.

http://images.slideplayer.com.br/11/3493559/slides/slide_14.jpg

vicius0
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/03/2015
Idade : 26
Localização : Recife,PE,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos