PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Orgânica!!

2 participantes

Ir para baixo

Orgânica!! Empty Orgânica!!

Mensagem por Luís Seg 28 Mar 2011, 17:27

Para efetuar-se uma cloração total de uma molécula do etano, deve-se usar quantas moléculas de cloro?

Resposta: 6

Não deveria ser 3? Cloração total não é substituir todos os átomos de hidrogênio no etano por átomos de cloro?

-----Cl--Cl
-----/---/
Cl - C - C - Cl
----/---/
---Cl--Cl

6 átomos de cloro = 3 Cl2

Não entendi.

Luís
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1177
Data de inscrição : 09/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Orgânica!! Empty Re: Orgânica!!

Mensagem por velloso Seg 28 Mar 2011, 20:17

Olá Luís,
de acordo com a explicação que encontrei no material dese site:http://pt.scribd.com/doc/2974415/Apostila-Quimica-Alcanos-II
para cada molécula de cloro [Cl2] um átomo dessa molécula liga-se ao carbono substituindo o hidrogênio, e o hidrogênio substituído liga-se ao outro cloro restante. Então, pra cada molécula de cloro nós teremos somente uma substituição ''cloro-hidrogênio'' em cada reação.
Assim o processo terá que se repertir 6 vezes pra que haja cloração total do etano.

agora fica a minha pergunta também. Por que, numa mesma reação, não entram os dois cloros no etano e os hidrogênios que sobraram não se ligam entre si?
confused
velloso
velloso
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1142
Data de inscrição : 07/04/2010
Idade : 33
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Orgânica!! Empty Re: Orgânica!!

Mensagem por Luís Seg 28 Mar 2011, 21:53

Ah, sim. Eu esqueci do hidrogênio.
Boa pergunta a sua! Seria muito mais fácil mesmo se o hidrogênio se juntasse com ele mesmo em vez de se ligar aos átomos de cloro. Eu não sei a explicação disso. Será que não é pela atração eletrostática? Os átomos de hidrogênio quando se desprendem da molécula de benzeno adquirem caráter positivo e, de cada molécula de cloro que se rompe (provavelmente por cisão homolítica), um átomo se liga ao benzeno e o outro, ao hidrogênio.
Mas não tenho certeza. Se eu descobrir a resposta, posto aqui.
Valeu pela ajuda, Velloso!! Smile

Luís
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1177
Data de inscrição : 09/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Orgânica!! Empty Re: Orgânica!!

Mensagem por velloso Seg 28 Mar 2011, 22:21

Beleza Luís, vou procurar alguma coisa que explique isso por aqui tb e ficarei de olho no tópico pra caso você encontre alguma explicação.
abraços.
velloso
velloso
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1142
Data de inscrição : 07/04/2010
Idade : 33
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Orgânica!! Empty Re: Orgânica!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos