(UFC) Juros Compostos
3 participantes
Página 1 de 1
(UFC) Juros Compostos
Poupêncio investiu R$ 1000,00 numa aplicação bancária que rendeu juros compostos de 1% ao mês, por cem meses seguidos. Decorrido esse prazo, ele resgatou integralmente a aplicação. O montante resgatado é suficiente para que Poupêncio compre um computador de R$ 2490,00 à vista? Explique sua resposta.
Tem como resolver este exercício sem utilizar Binômio de Newton, pois ainda não estudei essa matéria.
No link a seguir há uma resolução para esta questão, mas na mesma foi utilizado Binômio de Newton: link
Tem como resolver este exercício sem utilizar Binômio de Newton, pois ainda não estudei essa matéria.
No link a seguir há uma resolução para esta questão, mas na mesma foi utilizado Binômio de Newton: link
Giovana Martins- Grande Mestre
Re: (UFC) Juros Compostos
Infelizmente, não vejo como, Giovana. Existe uma aproximação que podemos aplicar: (1 +- x)^n =~ 1 +- nx, se x << 1 (fica mais precisa quanto "mais menor" que 1 for. No caso do problema, x = 0.01, mas não seria uma aproximação boa o suficiente para acertar. Note que ele só usou os 3 primeiros termos do binômio.
Ashitaka- Monitor
Entendo. Então esta questão vai ter que "esperar" um pouquinho até eu aprender Binômio de Newton, pois não sei nada dessa matéria . Obrigada, Ashitaka.
Giovana, você sabe derivadas?
Editando, achei uma forma mais simples.
Basta provar que .
Como log101 é mais próximo de 2 do que log5 é próximo de 0,7 (o que julgo estar na cara), podemos fazer log5 = 0,7 e log101 = 2 e acharemos um valor menor do que o real.
Como o valor obtido é menor que o valor real, o valor real é, realmente, maior que 198. Então, 1,01^100 > 2,5, logo 1,01^100 > 2,49, o que nos leva ao resultado.
Editando, achei uma forma mais simples.
Basta provar que .
Como log101 é mais próximo de 2 do que log5 é próximo de 0,7 (o que julgo estar na cara), podemos fazer log5 = 0,7 e log101 = 2 e acharemos um valor menor do que o real.
Como o valor obtido é menor que o valor real, o valor real é, realmente, maior que 198. Então, 1,01^100 > 2,5, logo 1,01^100 > 2,49, o que nos leva ao resultado.
gilberto97- Fera
Olá, Gilberto! Obrigada pela resposta.
Não, ainda não sei derivadas .
Quanto ao exercício:
Mas assim, eu imagino que a banca examinadora parte do princípio de que os candidatos não sabem de cor o valor dos logaritmos, desse modo, não seria um problema aproximar os valores de log (101) e log (5), uma vez que estes não foram fornecidos pelo exercício?
Não, ainda não sei derivadas .
Quanto ao exercício:
Mas assim, eu imagino que a banca examinadora parte do princípio de que os candidatos não sabem de cor o valor dos logaritmos, desse modo, não seria um problema aproximar os valores de log (101) e log (5), uma vez que estes não foram fornecidos pelo exercício?
A meu ver, qualquer aluno no ensino médio deve saber no mínimo os valores de log2 e log3, podendo assim calcular o log5. Quanto ao log101, como eu disse, é algo muito próximo de 2, pois log100 = 2.
gilberto97- Fera
Entendo. Muito obrigada!