Isótopos, Isóbaros, Isótonos(PUC-SP)
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Isótopos, Isóbaros, Isótonos(PUC-SP)
Determine os números atômicos e de massa de A,B e C, com os seguintes dados:
a) A e B são isotopos
b) A e C são isótonos
c) B e C são isóbaros
d) o numero de massa d A é = 55
e) a soma dos números de prótons de A,B e C é = 79
f) a soma dos números de nêutrons de A,B e C é = 88
a) A e B são isotopos
b) A e C são isótonos
c) B e C são isóbaros
d) o numero de massa d A é = 55
e) a soma dos números de prótons de A,B e C é = 79
f) a soma dos números de nêutrons de A,B e C é = 88
Oziel- Estrela Dourada
- Mensagens : 1517
Data de inscrição : 26/04/2016
Idade : 25
Localização : São Pedro da Aldeia-RJ
Re: Isótopos, Isóbaros, Isótonos(PUC-SP)
Oziel,
Qual é a sua dúvida no assunto ?
Seja mais específico.
Coloque o gabarito, caso o tenha.
Pelo o que estou vendo em suas postagens, você está fazendo o caminho inverso:
Estudando o conteúdo do assunto ao fazer os exercícios !!!
:aac:
Não faça isso, você irá perder um tempo enorme !
Faça o que tem dado certo desde a invenção do ser humano:
Estude o assunto, as terminologias próprias, as definições, a história.
Depois verifique seus conhecimentos e os exercite através dos exercícios.
Qual é a sua dúvida no assunto ?
Seja mais específico.
Coloque o gabarito, caso o tenha.
Pelo o que estou vendo em suas postagens, você está fazendo o caminho inverso:
Estudando o conteúdo do assunto ao fazer os exercícios !!!
:aac:
Não faça isso, você irá perder um tempo enorme !
Faça o que tem dado certo desde a invenção do ser humano:
Estude o assunto, as terminologias próprias, as definições, a história.
Depois verifique seus conhecimentos e os exercite através dos exercícios.
rihan- Estrela Dourada
- Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil
Re: Isótopos, Isóbaros, Isótonos(PUC-SP)
Segundo o enunciado:
Para Z(Prótons): A+B+C=79
Para N(Neutrons): A+B+C=88
Daí podemos obter o A(Massa)= A+B+C= 88+79 = 167
Se a massa de A é 55 e a massa de B=C (chamemos de X) então:
167= A+X+X = 55+2X -> 2X = 112 -> X = 56
Desse modo podemos concluir que:
I) B tem um neutron a mais do que A, ou seja para N: B= A+1
II)C tem um próton a mais, ou seja para P: C= A+1
O resto é só substituir:
Para Z: A+A+(A-1)=79 -> 3A= 78 -> A=26
Para N:A+(A+1)+A= 88 -> 3A= 87-> A=29
Agora é só seguir o que foi obtido no item I e II:
Para A: P=26 N=29 A=55
Para B: P=26 N=30 A=26+30=56
Para C: P= 27 N=29 A=56
Acho que é assim...
Para Z(Prótons): A+B+C=79
Para N(Neutrons): A+B+C=88
Daí podemos obter o A(Massa)= A+B+C= 88+79 = 167
Se a massa de A é 55 e a massa de B=C (chamemos de X) então:
167= A+X+X = 55+2X -> 2X = 112 -> X = 56
Desse modo podemos concluir que:
I) B tem um neutron a mais do que A, ou seja para N: B= A+1
II)C tem um próton a mais, ou seja para P: C= A+1
O resto é só substituir:
Para Z: A+A+(A-1)=79 -> 3A= 78 -> A=26
Para N:A+(A+1)+A= 88 -> 3A= 87-> A=29
Agora é só seguir o que foi obtido no item I e II:
Para A: P=26 N=29 A=55
Para B: P=26 N=30 A=26+30=56
Para C: P= 27 N=29 A=56
Acho que é assim...
José Discher- Iniciante
- Mensagens : 31
Data de inscrição : 09/06/2016
Idade : 25
Localização : Vitória, Espírito Santo, Brasil
rihan- Estrela Dourada
- Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil
Re: Isótopos, Isóbaros, Isótonos(PUC-SP)
Desculpe Rihan, é que o material que eu tenho é horrível, e tento me virar com o que tenho, mesmo sendo ruim. Ainda mais que estou estudando pro ITA, mas não tenho o material necessário, essas questões que coloco são as que não consigo fazer. Vou me esforçar mais.
Oziel- Estrela Dourada
- Mensagens : 1517
Data de inscrição : 26/04/2016
Idade : 25
Localização : São Pedro da Aldeia-RJ
Re: Isótopos, Isóbaros, Isótonos(PUC-SP)
Não precisa se desculpar parceiro ! !
O importante é estudar e ter as metas elevadas como as que você tem.
Material não é problema para quem tem acesso à internet.
Material em inglês então ...
Não sei como você estuda, mas eu estudo assim:
Leio várias fontes sobre um mesmo assunto, depois faço uma síntese do que compreendi, faço mapas mentais, estruturações e classificações e, finalmente, reescrevo — o mais sinteticamente possível e com as MINHAS palavras — aquilo que eu considero importante.
Caso tenha um concurso pela frente, crio métodos mnemônicos para decorar definições, fórmulas e o que for preciso para se ganhar tempo precioso durante os exames.
Só então eu faço todos os exercícios que encontrar sobre o assunto, até a exaustão, juntando-os à síntese escrita.
E, sempre que surgir uma oportunidade de explicar alguma coisa a alguém, eu explico, ensino, oriento ou alerto para os tópicos que considero importantes.
Fazendo-se assim, multiplicamos internamente e externamente o nosso conhecimento, o compreendendo mais por ter que se desenvolver várias formas de enfocar o assunto, devido às necessidades, compreensões, dificuldades e facilidades diferentes que cada pessoa tem.
E o principal fruto dessa disseminação de conhecimento é a fortíssima fixação química cerebral que ocorre como decorrência natural.
Agindo assim, sempre obtive bons resultados.
Mas cada um é cada um...
Quem sabe a gente se encontre um dia desses em São José dos Campos ?
Vamos lá !
O importante é estudar e ter as metas elevadas como as que você tem.
Material não é problema para quem tem acesso à internet.
Material em inglês então ...
Não sei como você estuda, mas eu estudo assim:
Leio várias fontes sobre um mesmo assunto, depois faço uma síntese do que compreendi, faço mapas mentais, estruturações e classificações e, finalmente, reescrevo — o mais sinteticamente possível e com as MINHAS palavras — aquilo que eu considero importante.
Caso tenha um concurso pela frente, crio métodos mnemônicos para decorar definições, fórmulas e o que for preciso para se ganhar tempo precioso durante os exames.
Só então eu faço todos os exercícios que encontrar sobre o assunto, até a exaustão, juntando-os à síntese escrita.
E, sempre que surgir uma oportunidade de explicar alguma coisa a alguém, eu explico, ensino, oriento ou alerto para os tópicos que considero importantes.
Fazendo-se assim, multiplicamos internamente e externamente o nosso conhecimento, o compreendendo mais por ter que se desenvolver várias formas de enfocar o assunto, devido às necessidades, compreensões, dificuldades e facilidades diferentes que cada pessoa tem.
E o principal fruto dessa disseminação de conhecimento é a fortíssima fixação química cerebral que ocorre como decorrência natural.
Agindo assim, sempre obtive bons resultados.
Mas cada um é cada um...
Quem sabe a gente se encontre um dia desses em São José dos Campos ?
Vamos lá !
rihan- Estrela Dourada
- Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil
Re: Isótopos, Isóbaros, Isótonos(PUC-SP)
Rihan, muito obrigado pelo incentivo. Vou procurar me esforçar mais e fazer assim como você, buscar um excelente método de estudo. Muito obrigado pelo apoio.
Em nome de Jesus estaremos em São José dos Campos. Deus te abençoe !!!
Em nome de Jesus estaremos em São José dos Campos. Deus te abençoe !!!
Oziel- Estrela Dourada
- Mensagens : 1517
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Idade : 25
Localização : São Pedro da Aldeia-RJ
rihan- Estrela Dourada
- Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil
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