Distância atirador alvo !
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Distância atirador alvo !
Com uma arma apontada diretamente para o alvo, um atirador disparou uma bala. A sua trajetória foi praticamente uma reta, isto é, o efeito da gravidade foi desprezível. O projétil percorreu sua trajetória com velocidade escalar constante de módulo 160m/s. Decorridos 1,2s do disparo, o atirador ouviu o impacto da bala contra o alvo. Sabendo que a o som no ar possui velocidade de 320m/s, determine a distância entre o atirador e o alvo.
R= 128m
Pessoal fiz assim:
distância percorrida pela bala com velocidade de 160m/s em 1,2s ---> d= 160.1,2--> d= 192m
como o som tem no ar velocidade de 320m/s, ou seja a cada segundo ele percorre 320m, em 0,2s ele percorrerá: 0,2.320= 64m, logo percorrerá 64m em 0,2.
Agora eu calculei a diferença das distâncias:
192-64 = 128m
Pessoal fiz assim esta de certo ?
alguém que compreenda melhor cinemática poderia me explicar cada processo dessa questão ou de sua resolução ?
agradecerei bastante.
obrigado !
R= 128m
Pessoal fiz assim:
distância percorrida pela bala com velocidade de 160m/s em 1,2s ---> d= 160.1,2--> d= 192m
como o som tem no ar velocidade de 320m/s, ou seja a cada segundo ele percorre 320m, em 0,2s ele percorrerá: 0,2.320= 64m, logo percorrerá 64m em 0,2.
Agora eu calculei a diferença das distâncias:
192-64 = 128m
Pessoal fiz assim esta de certo ?
alguém que compreenda melhor cinemática poderia me explicar cada processo dessa questão ou de sua resolução ?
agradecerei bastante.
obrigado !
alissonsep- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 1523
Re: Distância atirador alvo !
Não Alissonsep, não é isso.
1,2=tempo da bala+tempo do som ---> tb=1,2-ts
as distâncias percorridas são iguais (bala vai, som vem)
160t=320(1,2-t)
resolvida a equação acima você encontra o tempo de viagem da bala, daí fica fácil achar a distância.
Decorridos 1,2s do disparo, o atirador ouviu o impacto da bala contra o alvo
1,2=tempo da bala+tempo do som ---> tb=1,2-ts
as distâncias percorridas são iguais (bala vai, som vem)
160t=320(1,2-t)
resolvida a equação acima você encontra o tempo de viagem da bala, daí fica fácil achar a distância.
Euclides- Fundador
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos