PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

redução do potencial com as linhas de campo

4 participantes

Ir para baixo

redução do potencial com as linhas de campo Empty redução do potencial com as linhas de campo

Mensagem por Alois Herzog Heinz Sáb 09 Jul 2016, 23:29

Uma dúvida conceitual : Supondo uma carga negativa pontual gerando um campo elétrico. Caso eu ponha uma carga positiva a uma determinada distância , se a carga acompanhar naturalmente as linhas de campo aproximando da carga geradora , a energia potencial elétrica da partícula positiva aumentará , pois U = qEr , e o campo elétrico ficará quadraticamente mais intenso, ao passo que a distância diminui a energia apenas de maneira diretamente proporcional . Como o potencial é a energia potencial elétrica por unidade de carga de prova , conforme o aumento da energia ao seguir as linhas de campo haveria aumento do potencial . Por que então podemos dizer que o potencial se reduz ao seguir as linhas de campo , se isso sugere o contrário ?

Alois Herzog Heinz
Iniciante

Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 27
Localização : Campinas, Brasil (SP)

Ir para o topo Ir para baixo

redução do potencial com as linhas de campo Empty Re: redução do potencial com as linhas de campo

Mensagem por Euclides Sáb 09 Jul 2016, 23:44

redução do potencial com as linhas de campo Imagem1

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

redução do potencial com as linhas de campo Empty Re: redução do potencial com as linhas de campo

Mensagem por Elcioschin Sáb 09 Jul 2016, 23:50

Seja -Q a carga geradora do campo e seja P um ponto distante d dela

O campo elétrico aponta de P para Q (campo de aproximação). O potencial em P vale:

UP = k.(-Q/d) ---> UP = - k.Q/d

Seja agora um ponto P', distante d/2 da carga Q (metade da distância anterior)

UP' = k.[(-Q)/(d/2) ---> UP' = - 2.k.Q/d

Note que UP' <  UP

Logo, aproximando a carga de prova q, da carga geradora (seguindo as linhas de campo), o potencial diminui
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71864
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

redução do potencial com as linhas de campo Empty Re: redução do potencial com as linhas de campo

Mensagem por hugo araujo Dom 10 Jul 2016, 00:00

(+) -----{diminuição do potencial elétrico}-----> (-)

Potencial em um ponto qualquer de um campo elétrico:

V = Kq/d

Energia potencial em um ponto qualquer de um campo elétrico:

Ep=V.q

Ao meu ver, no caso que você citou, tanto o potencial elétrico diminui quanto a energia potencial. 

A medida que você aproxima a carga positiva da carga negativa ela vai transformando a energia potencial em trabalho. Ep = W = ∆Ec

Também fiquei na dúvida, vamos aguardar o parecer de alguém do fórum.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

redução do potencial com as linhas de campo Empty Re: redução do potencial com as linhas de campo

Mensagem por Elcioschin Dom 10 Jul 2016, 20:34

Ressumindo:

Quanto mais próximo um ponto P estiver de uma carga geradora de campo -Q, menor é o potencial elétrico do ponto P

Aproximando uma carga de prova +q de uma carga geradora de campo -Q a energia potencial elétrica de +q diminui
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71864
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

redução do potencial com as linhas de campo Empty Re: redução do potencial com as linhas de campo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos