função - conjunto imagem UEFS
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
função - conjunto imagem UEFS
As telhas onduladas de amianto, bastante populares, vêm tendo seu uso proibido em diversos municípios brasileiros, por ser um material cancerígeno e por também poder causar doenças respiratórias. Para substituí-las, podem ser usadas as chamadas ecotelhas — telhas onduladas produzidas a partir da reciclagem de material plástico, como, por exemplo, aparas de tubos de creme dental.
As ecotelhas têm elevada resistência mecânica, bem como à ação dos raios ultravioleta e infravermelho, além de serem econômicas, são 100% impermeáveis. Supondo-se que a curva representativa de uma secção transversal de uma telha ondulada, como a da figura, seja definida por parte da função real f(x) = 1 - 2sen (x/2 - 5pi/3), determine o conjunto-imagem e o período de f(x)
victoria21- Recebeu o sabre de luz
Re: função - conjunto imagem UEFS
Bom dia,
Note que sen(a), independente da quantidade de termos, varia de -1 a 1, logo,
-1\leq sen(a)\leq1
Multiplicamos tudo por -2
-2\leq -2sen(a)\leq2
Somamos 1
-1\leq 1-2sen(a)\leq 3
-1\leq Im(f)\leq3
Para o período, calculamos com base na função inicial(que é seno, de perído2\pi ) e no termo que acompanha x na equação:
g(x)=a+b.sen(c.x+d)\Rightarrow T=\frac{2\pi}{|c|}
Para seu caso:
T=\frac{2\pi}{\frac{1}{2}}
T=4\pi
Note que sen(a), independente da quantidade de termos, varia de -1 a 1, logo,
Multiplicamos tudo por -2
Somamos 1
Para o período, calculamos com base na função inicial(que é seno, de perído
Para seu caso:
GFMCarvalho- Jedi
ok, entendi em partes, mto obrigada!!mas vem cá, pq vc somou esse 1, multiplicou pelo -2... n entendi e como chegou a esse 2pi/c? pode me explicar por favor?
victoria21- Recebeu o sabre de luz
Bom, o que temos certeza quando estudamos trigonometria é que a imagem da função seno varia de -1 a 1, sempre. Foi isso que eu coloquei lá.
Já da sua função, ainda não sabemos da imagem, temos que chegar nela a partir da função base(sen(a)). Note que a sua função foi multiplicada por -2, foi isso que fiz na função seno. A sua também mostra que esse valor está somado a 1, então eu somei 1 ao que eu estava desenvolvendo. Mas por quê? Desse modo eu cheguei na função do enunciado e descobri que ela varia em um dado intervalo, que é a imagem da nossa função. Conseguiu entender?
Já da sua função, ainda não sabemos da imagem, temos que chegar nela a partir da função base(sen(a)). Note que a sua função foi multiplicada por -2, foi isso que fiz na função seno. A sua também mostra que esse valor está somado a 1, então eu somei 1 ao que eu estava desenvolvendo. Mas por quê? Desse modo eu cheguei na função do enunciado e descobri que ela varia em um dado intervalo, que é a imagem da nossa função. Conseguiu entender?
GFMCarvalho- Jedi
Já o T=\frac{2\pi}{|c|} é padrão para toda função seno e cosseno, é uma fórmula para calcular o período com base no período da função original(se fosse tangente, o numerador seria pi, por exemplo)
GFMCarvalho- Jedi