PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escola Naval e Morando em Fazenda

3 participantes

Ir para baixo

Escola Naval e Morando em Fazenda  Empty Escola Naval e Morando em Fazenda

Mensagem por Motteitor Qui 07 Jul 2016, 14:18

Hey, eai?
 Conheci o fórum a pouco tempo, mas acho que podem me ajudar.
Enfim, como está no título eu almejo uma vaga na Escola Naval, já me inscrevi esse ano e farei o concurso, embora acredito que não passarei -precisava estudar MUITO mais- mas ainda terei outras chances. O caso é que moro em fazenda e, infelizmente minha família não está em condições de me sustentar numa cidade por hora -a crise não ta fácil- e na capital não há preparatório para a CN. Portanto terei que recorrer a "autodidatisse" mesmo. Tenho algumas ferramentas online como o Stood para me auxiliar e vi algumas recomendações de livros aqui como o FME e o Tópicos de Física e pretendo compra-los porém vendo algumas provas anteriores observei que o que adquiri no ensino médio não será o suficiente, pois as questões são bem mais complexas e é a cerca disso que preciso de ajuda, digamos, de pessoas mais experientes em matemática e física.
 O que sugerem para se preparar para uma prova desse nível? Quais livros, cursos online, estratégias de estudo em geral. Dado que as questões da CN são bastante complexas -pelo menos para mim. Sei que precisarei me aprofundar bastante em cada tópico de cada matéria, não bastará apenas conhecer, irei precisar comer questões e dominar como se fosse parte do corpo. Tenho praticamento o dia inteiro disponível, apesar de ser procrastinador desonrado. É isso, deixem ai suas dicas e ajudem esse simples mortal. 
Flw Very Happy
Motteitor
Motteitor
Jedi
Jedi

Mensagens : 268
Data de inscrição : 06/04/2016
Idade : 27
Localização : Goiânia, Goiás, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Escola Naval e Morando em Fazenda  Empty Re: Escola Naval e Morando em Fazenda

Mensagem por GFMCarvalho Qui 07 Jul 2016, 14:53

Primeiramente, bem vindo ao fórum e ao grupo dos que almejam escolas militares.

Sobre livros, de matemática, o FME do Iezzi é muito famoso e fácil de encontrar em sebos por um bom preço. Mas outros que eu recomendo e uso é a coleção Noções de Matemática do Aref, explica muito bem tudo. Para aprofundar você pode fazer provas anteriores,ler teoria e exercícios resolvidos de uns livros peruanos(tem uns da RACSO que podem ser encontrados online) e partir para autores como Rufino, Morgado(de combinatória; particularmente, prefiro os peruanos para geometria), sempre procurando saber o que mais cai na prova(Se quase não pedem probabilidade, por exemplo, não precisa se matar com esse assunto), mas estudando o que puder.

Para física, você pode usar os Tópicos, que são excelentes, mas a coleção Física Clássica, pelo que dizem, é bem mais didática para pegar base(eu, particularmente, gosto dos Tópicos, as questões são várias e com nível crescente até chegar no nível militar. Às vezes tenho problemas com uma questão ou outra, mas o PiR2 ajuda bastante nessa hora). Para aprofundar, gosto do livro do Renato Brito(os de mecânica são sem comparação), e você pode ir para uns russos(Irodov, Saraeva), mas evidentemente não os faça de capa a capa, não há motivo para isso, pois há questões que ultrapassam nível ITA/IME Shocked. As provas anteriores da EN também podem ajudar depois de embasar.

Para química, eu uso a coleção do Ricardo Feltre, que gosto bastante, mas tente ler o mesmo assunto por outros autores quando puder, a química é cheia de detalhes. Para chover no molhado, aprofunde pelos Princípios de Química do Peter Atkins, a teoria é bem forte(novamente, não o faça de capa à capa, não há tempo, faça uns exercícios propostos para fixar o conteúdo)

Português e Redação: Sim, vou falar dessas duas. Não são a minha praia(podem não ser a sua, também), mas recomendo provas anteriores e prática por listas(material de cursinho eu acho que já basta). Quanto a redação, apenas á prática ajuda. Faça uma redação, poste aqui no fórum ou peça dicas, tem uns membros que são um show para corrigir.

E outra para fechar: Faça uma rotina de estudos e cole em um lugar que você possa ver quando acordar de manhã(quem quer escola militar não pode se dar ao luxo de dormir até o meio dia! Hehe). Isso motiva à estudar mais e evita procrastinação. Faça algumas pausas de meia hora entre duas matérias para digerir o conteúdo que estudou, e, da próxima vez que for estudar a mesma matéria, reveja a teoria que você concluiu para seguir em frente. A revisão é uma ferramente poderosa(Ajudar o pessoal daqui com matérias que você já estudou é uma excelente revisão).

É isso, boa sorte no caminho para aprovação e, se precisar de ajuda, estamos aqui.  Very Happy
GFMCarvalho
GFMCarvalho
Jedi
Jedi

Mensagens : 232
Data de inscrição : 03/10/2015
Idade : 24
Localização : Itajubá, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Escola Naval e Morando em Fazenda  Empty Re: Escola Naval e Morando em Fazenda

Mensagem por Convidado Qui 07 Jul 2016, 15:25

Matemática, eu recomendo a coleção do Iezzi, do 1 ao 10, ou O Aref, como já te recomendaram (apesar de eu não ter conhecimento algum desse Aref, parece muito bom. Um dia eu compro um desses livros, rsrs), 
Física, pode ser Conexões com a Física (eu estou usando o Conexões), Física Clássica, ou Física em Contextos, de PietroCola; 
Português, se quiser se aprofundar tanto na gramática como na interpretação de textos, Ser Protagonista Língua Portuguesa, ou se quiser só Gramática, recomendo o Nilson Teixeira. 
Inglês eu uso a apostila do curso Movame, mas um livro muito bom é a 'Gramática Prática de Língua Inglesa, de Nelson Torres, muito boa, e os dicionários físicos para se estudar, pode ser o Landmark Dictionary ou o Dicionário Oxford.
Tudo isso você comprar na Estante Virtual.
Um forte abraço e bons estudos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Escola Naval e Morando em Fazenda  Empty Re: Escola Naval e Morando em Fazenda

Mensagem por lucasbraz133 Sáb 09 Jul 2016, 19:22

Também farei a prova da Escola Naval! E aí, como tá indo nos seus estudos? Realmente o nível das questões é bem elevado, quando eu vi pela primeira vez fiquei em choque, mas a pior parte mesmo foi saber que o peso da prova de física e matemática é 3 vezes maior do que a de inglês e português que seria meu ponto forte haha D: 

Boa Sorte pra gente!

lucasbraz133
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/07/2016
Idade : 26
Localização : Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Escola Naval e Morando em Fazenda  Empty Re: Escola Naval e Morando em Fazenda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos