Questão de gravitação- dúvida entre respostas
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Questão de gravitação- dúvida entre respostas
05. (PUC – RJ) Um certo cometa se desloca ao redor do Sol. Levando-se em conta as Leis de Kepler, pode-se com certeza afirmar que:
a) a trajetória do cometa é uma circunferência, cujo centro o Sol ocupa;
b) num mesmo intervalo de tempo Dt, o cometa descreve a maior área, entre duas posições e o Sol, quando está mais próximo do Sol;
c) a razão entre o cubo do seu período e o cubo do raio médio da sua trajetória é uma constante;
d) o cometa, por ter uma massa bem menor do que a do Sol, não á atraído pelo mesmo;
e) o raio vetor que liga o cometa ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais.
O meu professor de Física considerou a letra D) como certa, mas pesquisando na internet vi que na verdade a letra E) era a certa.
As duas são tão certas quanto, ou ainda uma é mais certa que a outra e o meu professor se equivocou?
a) a trajetória do cometa é uma circunferência, cujo centro o Sol ocupa;
b) num mesmo intervalo de tempo Dt, o cometa descreve a maior área, entre duas posições e o Sol, quando está mais próximo do Sol;
c) a razão entre o cubo do seu período e o cubo do raio médio da sua trajetória é uma constante;
d) o cometa, por ter uma massa bem menor do que a do Sol, não á atraído pelo mesmo;
e) o raio vetor que liga o cometa ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais.
O meu professor de Física considerou a letra D) como certa, mas pesquisando na internet vi que na verdade a letra E) era a certa.
As duas são tão certas quanto, ou ainda uma é mais certa que a outra e o meu professor se equivocou?
JorgeAugusto8001- Iniciante
Re: Questão de gravitação- dúvida entre respostas
Os cometas periódicos possuem órbitas elípticas alongadas que obedecem às Leis de Kepler.
A resposta correta é a alternativa e) que descreve a segunda lei, ou Lei das Áreas.
A resposta correta é a alternativa e) que descreve a segunda lei, ou Lei das Áreas.
Euclides- Fundador