PET- temperatura fusão e formula estrutural
2 participantes
PiR2 :: Química :: Físico-Química
Página 1 de 1
PET- temperatura fusão e formula estrutural
Uma das aplicações do poli(tereftalato de etileno), também conhecido como PET, encontra-se no mercado de produtos de
conveniência, especialmente refeições semiprontas, onde a embalagem é retirada do congelador e aquecida diretamente em
forno convencional ou de micro-ondas. Para esta aplicação específica, a embalagem pode ser exposta a temperaturas que
variam entre – 40 °C e 220 °C.(Polímeros: ciência e tecnologia, janeiro/março de 1998. Adaptado.)O PET é obtido a partir
da reação de polimerização entre o ácido tereftálico e o etilenoglicol, sendo a água um subproduto de reação. Na figura
são apresentadas as estruturas do ácido tereftálico e a do PET.
a) Em que faixa de temperatura encontra-se a temperatura de fusão do PET? Justifique sua resposta.
b) Apresente a fórmula estrutural do etilenoglicol
(não tenho o gabarito; se a questão não estiver no tópico correto, peço a gentileza de alterar).
conveniência, especialmente refeições semiprontas, onde a embalagem é retirada do congelador e aquecida diretamente em
forno convencional ou de micro-ondas. Para esta aplicação específica, a embalagem pode ser exposta a temperaturas que
variam entre – 40 °C e 220 °C.(Polímeros: ciência e tecnologia, janeiro/março de 1998. Adaptado.)O PET é obtido a partir
da reação de polimerização entre o ácido tereftálico e o etilenoglicol, sendo a água um subproduto de reação. Na figura
são apresentadas as estruturas do ácido tereftálico e a do PET.
a) Em que faixa de temperatura encontra-se a temperatura de fusão do PET? Justifique sua resposta.
b) Apresente a fórmula estrutural do etilenoglicol
(não tenho o gabarito; se a questão não estiver no tópico correto, peço a gentileza de alterar).
mari- Estrela Dourada
Re: PET- temperatura fusão e formula estrutural
Está questão está no tópico errado, acho que ela deveria estar no tópico de química orgânica.
Se eu soubesse alguma coisa a respeito do assunto eu teria prazer em ajudá-lo.
Se eu soubesse alguma coisa a respeito do assunto eu teria prazer em ajudá-lo.
Mateus Ticianeli- Iniciante