Seno e cosseno
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Seno e cosseno
Classifique em Verdadeiro ou Falso:
( ) (UFSC 2014) Para todo x real, o maior valor que a soma S = sen(x) + cos(x) pode assumir é 2.
( ) (UFSC) 2 ∈ 1º Q.
( ) (UFSC) sen 10 > 0
Gabarito: FFF
Na primeira afirmativa: Eu sei que o maior valor que seno pode assumir é +1 e cosseno +1. Logo, a soma de ambos teria de ser 2, não? Me ajuda!
Na segunda afirmativa: Não entendi o fato de ser falso. Pode me explicar?
Na terceira afirmativa:10 pertence ao primeiro quadrante, logo seria maior que zero. Por que colocaram como falso?
:mov: Me ajuda!
( ) (UFSC 2014) Para todo x real, o maior valor que a soma S = sen(x) + cos(x) pode assumir é 2.
( ) (UFSC) 2 ∈ 1º Q.
( ) (UFSC) sen 10 > 0
Gabarito: FFF
Na primeira afirmativa: Eu sei que o maior valor que seno pode assumir é +1 e cosseno +1. Logo, a soma de ambos teria de ser 2, não? Me ajuda!
Na segunda afirmativa: Não entendi o fato de ser falso. Pode me explicar?
Na terceira afirmativa:10 pertence ao primeiro quadrante, logo seria maior que zero. Por que colocaram como falso?
:mov: Me ajuda!
Tayla Duarte- Recebeu o sabre de luz
Re: Seno e cosseno
Você precisa urgentemente estudar a teoria a respeito: você está confundindo 2º com 2 radianos e 10º com 10 radianos!!!
a) Acontece que eles não valem 1 para o mesmo arco
S = senx + cosx ---> S = √2.[senx.(√2/2) + (√2/2).cosx)] ---> S = √2.[senx.cos45º + sen45º.cosx)
S = √2.sen(x + 45º) ---> O maior valor de sen(x + 45º) é 1 ---> Smáx = √2
b) 90º = pi/2 rad ~= 1,57 rad
Regra de três
90º --- 1,57 rad
x ------ 2 rad
x ~= 114º ---> 2º quadrante
c) Agora você aprendeu: faça o terceiro
a) Acontece que eles não valem 1 para o mesmo arco
S = senx + cosx ---> S = √2.[senx.(√2/2) + (√2/2).cosx)] ---> S = √2.[senx.cos45º + sen45º.cosx)
S = √2.sen(x + 45º) ---> O maior valor de sen(x + 45º) é 1 ---> Smáx = √2
b) 90º = pi/2 rad ~= 1,57 rad
Regra de três
90º --- 1,57 rad
x ------ 2 rad
x ~= 114º ---> 2º quadrante
c) Agora você aprendeu: faça o terceiro
Elcioschin- Grande Mestre
Seno e cosseno
c) Fiz da seguinte forma: 90º----1,57rad
x ---- 10rad
x= 573º
Em seguida, fui procurar seu menor ângulo côngruo que é 213º .Tal ângulo se encontra no 3º quadrante, logo o sen 10 é negativo, ou seja, sen 10 < 0. Tá certo?
x ---- 10rad
x= 573º
Em seguida, fui procurar seu menor ângulo côngruo que é 213º .Tal ângulo se encontra no 3º quadrante, logo o sen 10 é negativo, ou seja, sen 10 < 0. Tá certo?
Seno e cosseno
Se não for pedir muito, eu queria uma boa opinião do senhor!
Segundo meu cronograma de estudos, eu passei 6 semanas estudando trigonometria... e pelo visto, acho que não absorvi 100% desse assunto e, portanto, o certo a fazer seria estudá-lo novamente. Porém, eu fico preocupada com o resto dos assuntos que ainda falta para estudar. O senhor, como bom profissional, me indicaria estudar novamente esse assunto ou partir para outro?
Obrigada pela ajuda!
Segundo meu cronograma de estudos, eu passei 6 semanas estudando trigonometria... e pelo visto, acho que não absorvi 100% desse assunto e, portanto, o certo a fazer seria estudá-lo novamente. Porém, eu fico preocupada com o resto dos assuntos que ainda falta para estudar. O senhor, como bom profissional, me indicaria estudar novamente esse assunto ou partir para outro?
Obrigada pela ajuda!
Re: Seno e cosseno
Você demonstrou que está por dentro dos arcos e seus respectivos quadrantes.
Mas você se confundiu nas unidades de medida de ângulos: graus e radianos.
Não está sabendo analisar Funções Trigonométricas.
Não está dominando gráficos de funções: Se tivesse desenhado as funções senx e cosx, num mesmo gráfico, bastaria OLHAR para ver que o máximo da função senx e o máximo da função cosx NÃO coincidem (logo não pode somar 1 + 1)
Quanto ao resto eu não tenho como avaliar o seu conhecimento:
1) Identidades Trigonométricas
2) Inequações Trigonométricas
3) Transformações Trigonométricas: Adição e Diferença de Arcos, Ângulo Duplo, Divisão de Arcos, Transformação em Produto (Prostaférese)
Acho que vale a pena dar uma revisada nesta parte em que você está tendo dúvidas.
Mas você se confundiu nas unidades de medida de ângulos: graus e radianos.
Não está sabendo analisar Funções Trigonométricas.
Não está dominando gráficos de funções: Se tivesse desenhado as funções senx e cosx, num mesmo gráfico, bastaria OLHAR para ver que o máximo da função senx e o máximo da função cosx NÃO coincidem (logo não pode somar 1 + 1)
Quanto ao resto eu não tenho como avaliar o seu conhecimento:
1) Identidades Trigonométricas
2) Inequações Trigonométricas
3) Transformações Trigonométricas: Adição e Diferença de Arcos, Ângulo Duplo, Divisão de Arcos, Transformação em Produto (Prostaférese)
Acho que vale a pena dar uma revisada nesta parte em que você está tendo dúvidas.
Seno e cosseno
Muito obrigada!! Acho que vou estudar novamente todos esses tópicos!
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos