PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(ITA) Força de um bloco sobre o outro

+4
murilottt
Kriss Silva
Euclides
Carolziiinhaaah
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Resolvido (ITA) Força de um bloco sobre o outro

Mensagem por Carolziiinhaaah Ter 18 Jan 2011, 18:36

Dois blocos de massa M estão unidos por um fio de massa desprezível que passa por uma roldana com um eixo fixo. Um terceiro bloco de massa m é colocado suavemente sobre um dos blocos, como mostra a figura. Com que força esse pequeno bloco de massa m pressionará o bloco sobre o qual foi colocado?

(ITA) Força de um bloco sobre o outro 50828422
Carolziiinhaaah
Carolziiinhaaah
Jedi
Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 23/09/2010
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (ITA) Força de um bloco sobre o outro

Mensagem por Euclides Ter 18 Jan 2011, 21:53

Vamos chamar de T a tensão no fio e isolar as forças em cada ramo



que é a aceleração resultante do conjunto. No corpo de massa m as forças atuantes produzem essa aceleração resultante. O corpo menor sofre a aceleração de g e tem uma aceleração resultante para baixo que é menor que g. Isso significa que há uma aceleração para cima, tal que:



o sinal negativo indica apenas um sentido de baixo para cima. Essa é a força de contato, exercida mutuamente por ação e reação.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (ITA) Força de um bloco sobre o outro

Mensagem por Carolziiinhaaah Qui 20 Jan 2011, 00:11

certo.. e se eu quisesse saber a força que o bloco maior exerce sobre o de massa m, Euclides? tenho uma certa dificuldade em encontrar esse de tipo de força que um corpo exerce sobre o outro..
Carolziiinhaaah
Carolziiinhaaah
Jedi
Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 23/09/2010
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (ITA) Força de um bloco sobre o outro

Mensagem por Euclides Sex 21 Jan 2011, 13:47

A força de contato obedece a terceira lei: ação e reação.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (ITA) Força de um bloco sobre o outro

Mensagem por Kriss Silva Seg 02 maio 2016, 12:39

muito obrigado

Kriss Silva
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/05/2016
Idade : 49
Localização : Nova Iguaçú, RJ Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (ITA) Força de um bloco sobre o outro

Mensagem por murilottt Ter 13 Mar 2018, 17:30

Olá, Euclides. Eu não entendi a  equação: g + a = ar . O senhor poderia me explicar de maneira mais detalhada?
murilottt
murilottt
Jedi
Jedi

Mensagens : 369
Data de inscrição : 15/08/2016
Idade : 24
Localização : São Paulo- SP Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (ITA) Força de um bloco sobre o outro

Mensagem por IsmaelOliveira Sex 13 Abr 2018, 03:08

murilottt escreveu:Olá, Euclides. Eu não entendi a  equação: g + a = ar . O senhor poderia me explicar de maneira mais detalhada?
Murilo, ele utilizou esta equaç˜åo apar apofer aplicar em F= m.a, pois ele encontrou a aceleração relativa ao corpo (M+m). Em sintese, imagine o seguinte, temos aceleração da gravidade apontada para baixo juntamente com a  aceleração a, então temos a+g=ar--> a=ar-g:


F=m.a -> F=m.(ar-g)


Espero ter ajudado!

IsmaelOliveira
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 23/05/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (ITA) Força de um bloco sobre o outro

Mensagem por Raquel Valadão Dom 23 Fev 2020, 12:57

Oi.
Essa aceleração ar é a resultante do conjunto dos 3 blocos, não é?  E se ela é positiva, isso significa que o conjunto direito (dos 2 blocos) desce mesmo que a aceleração a atrapalhe, não é?

Mas não entendi essa aceleração a, pra cima. Ela é só do bloco m ou dos blocos m e M juntos? Ou do outro bloco? 

Se eu não souber, como no caso dessa questao, que os corpos estao em equilibrio, eu sempre posso adotar um sentido de movimento e verificar no final?
(ITA) Força de um bloco sobre o outro Sem_tz47
Raquel Valadão
Raquel Valadão
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 04/04/2017
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (ITA) Força de um bloco sobre o outro

Mensagem por Giovana Martins Dom 23 Fev 2020, 15:19

"Essa aceleração ar é a resultante do conjunto dos 3 blocos, não é?  E se ela é positiva, isso significa que o conjunto direito (dos 2 blocos) desce mesmo que a aceleração a atrapalhe, não é?"

Sim. A aceleração ar é a aceleração do sistema como um todo (dos 3 blocos). O fato de ela ser positiva indica que o sentido do movimento adotado inicialmente está correto, isto é, M+m descem enquanto M (a esquerda da polia) sobe.

Um jeito que eu penso ser um pouquinho mais simples de se resolver a questão seria o seguinte: no bloquinho de massa m atua a normal de baixo para cima que M realiza sobre m e a sua força peso. Como o corpo m está descendo, tem-se:

mg-N=mar (*)

Substituindo ar encontrado na resolução do Euclides em (*) você chega na resposta. No caso eu estou pensando unicamente no bloquinho de massa m. O Euclides fez exatamente a mesma coisa mas já pensou na aceleração resultante.

"Se eu não souber, como no caso dessa questao, que os corpos estao em equilibrio, eu sempre posso adotar um sentido de movimento e verificar no final?"

Sim. Neste caso eu acho que é até ok dizer que M+m desce enquanto M sobe, pois o lado direito é mais pesado. Mas se você não souber, basta adotar um sentido. Se o sentido adotado estiver errado surgirá uma aceleração negativa que te indicará que o sentido adotado não é o correto.

Veja esta postagem na qual eu dou um contraexemplo: https://pir2.forumeiros.com/t12360-dinamica

Bom, espero ter respondido ao que você perguntou.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7513
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (ITA) Força de um bloco sobre o outro

Mensagem por Raquel Valadão Dom 23 Fev 2020, 16:39

Valeu.
Raquel Valadão
Raquel Valadão
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 04/04/2017
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: (ITA) Força de um bloco sobre o outro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos