regra de tres composta
4 participantes
Página 1 de 1
regra de tres composta
12 pedreiros fizeram 5 barracões em 30 dias trabalhando 6 horas por dia.
O numero de horas por dia que deverão trabalhar 18 pedreiros para
fazerem 10 barracões em 20 dias é:
alguém me explica o porque da grandeza pedreiros ser inversamente proporcional a quantidade de horas por dia?
Se eu aumentar a minha quantidade de pedreiros a quantidade de horas de trabalho por dia não deveria diminuir?
- Spoiler:
- 12h por dia
alguém me explica o porque da grandeza pedreiros ser inversamente proporcional a quantidade de horas por dia?
Se eu aumentar a minha quantidade de pedreiros a quantidade de horas de trabalho por dia não deveria diminuir?
tiaguinho2- Padawan
Re: regra de tres composta
Horas Barracões Dias Pedreiros
6 --------- 5 -------- 20 --- 18
x --------- 10 ------- 30 --- 12
6/x = 1800/(3600) = 1/2 ---> x = 12 horas
Para a sua primeira pergunta: quanto mais você trabalha em um dia, menos dias precisa trabalhar para terminar dado trabalho. Imagine você com 50 questões a serem realizadas, sendo que você estuda 8 horas por dia e, portanto, consegue terminá-las em um dia; seu amigo, entretanto, estuda 4 horas por dia e, portanto, consegue terminá-las em dois dias.
Para a segunda pergunta: tenha em mente que o número de barracões aumentou bastante, e o número de pedreiros e de dias aumentou pouco, Tiaguinho. Isso significa que, apesar do número de pedreiros ter sido incrementado, eles terão que trabalhar mais.
6 --------- 5 -------- 20 --- 18
x --------- 10 ------- 30 --- 12
6/x = 1800/(3600) = 1/2 ---> x = 12 horas
Para a sua primeira pergunta: quanto mais você trabalha em um dia, menos dias precisa trabalhar para terminar dado trabalho. Imagine você com 50 questões a serem realizadas, sendo que você estuda 8 horas por dia e, portanto, consegue terminá-las em um dia; seu amigo, entretanto, estuda 4 horas por dia e, portanto, consegue terminá-las em dois dias.
Para a segunda pergunta: tenha em mente que o número de barracões aumentou bastante, e o número de pedreiros e de dias aumentou pouco, Tiaguinho. Isso significa que, apesar do número de pedreiros ter sido incrementado, eles terão que trabalhar mais.
(ENEM) Uma escola lançou uma campanha para seus alunos arrecadarem, durante 30 dias,
ACO- Iniciante
Boa noite, tiaguinho2.tiaguinho2 escreveu:12 pedreiros fizeram 5 barracões em 30 dias trabalhando 6 horas por dia.
- Spoiler:
12h por dia
Você também poderá resolver essa regra de três composta pelo método "Causas e Efeitos" que dispensa as análises das razões (direta ou inversa?)
C A U S A S __________ E F E I T O S
------------------------------------------
pedr. __dias __ h/d ____ barracões
12 ____ 30 ___ 6 ________ 5
_________________ X
18 ____ 20 ___ x ________10
x = 12.30.6.10 / 18.20.5 → Simplifica 12 e 18 por 6; 30 e 20 por 10:
x = 2.3.6.10 / 3.2.5 → Cancela 2 com 2 e 3 com 3:
x = 6.10 / 5 → Simplifica 10 e 5 por 5:
x = 6.2
x = 12 h/d
Um abraço.