PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ITA, USP, Engenharia

+2
Elcioschin
Matheus José
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ITA, USP, Engenharia Empty ITA, USP, Engenharia

Mensagem por Matheus José Dom 20 Dez 2015, 11:50

Olá, terminei o ensino médio esse ano, como fiz técnico junto com o ensino médio e tirei um tempo para descansar (que deveria ter estudado) acabei estudando por cerca de 3 meses (Mas sempre prestei atenção nas aulas), prestei a FUVEST para engenharia mecânica e acabei não passando da nota de corte por 1 ponto >.< e desde que comecei a estudar venho vendo esse fórum, uma coisa que me chamou muita atenção foi como as pessoas aqui tem uma forte vontade de entrar no ITA, e me pergunto: prq ITA? O curso de engenharia da computação por exemplo, tem tanto no ITA como na USP ou na UNICAMP, o que diferencia o ITA de universidades em geral? E o que diferencia o curso de engenharia mecânica do de mecânica-aeronáutica do ITA? E a diferença desse para o de aeronáutica? E aproveitando para tirar dúvidas, gostaria de saber o que um engenheiro mecânico faz, com que trabalha etc.
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, USP, Engenharia Empty Re: ITA, USP, Engenharia

Mensagem por Elcioschin Dom 20 Dez 2015, 13:09

Um engenheiro mecânico faz:

1) Projetos de equipamentos mecânicos, tais como:

1.1) Equipamentos rotativos e alternativos: bombas, compressores, turbinas, ventiladores, exaustores, etc.

1.2) Equipamentos estacionários: Torres de destilação de petróleo, álcool, etc., Vasos de pressão, Tanques de armazenamento de produtos químicos, água, etc., Estruturas metálicas complexas, Equipamentos para absorção de ruídos e muitos outros.

2) Acompanhamento e Fiscalização das obras de fabricação e instalação destes equipamentos.

3) Acompanhamento e manutenção destes equipamentos.

4) Pesquisa e desenvolvimento de novos equipamentos, visando atender exigências legais, redução de custos, melhoria do desempenho, etc

O ITA, assim como o IME são escolas diferenciadas, com forte influência militar e são muito boas

Mas existem outras boas escolas no pais,tais como USP e UNICAMP em São Paulo, UFRJ no Rio de Janeiro, UFMG, UFJF, UFU e Itajubá em MG, UFRGS, etc

Só como exemplo, um amigo do meu filho fez Engenharia Aeronáutica na USP/São Carlos, trabalhou na EMBRAER, foi aceito para um mestrado na França e hoje trabalha na AIR BUS em Toulouse, com pleno sucesso.

Algo parecido aconteceu com meu filho que fez Mecatrônica na USP/São Carlos, foi aceito para fazer um mestrado em Engenharia Espacial na França, e trabalhou na ESA (Agência Espacial Européia) na DLR daAlemanha), no Projeto Rosetta, onde participou no projeto do pouso do Módulo Philae num Cometa. Esee pouso aconteceu em nov/2014 (se quiser saber mais a respeito consulte o tópico do fórum: Ciência e Tecnologia - Pouso no Cometa)



Última edição por Elcioschin em Dom 20 Dez 2015, 15:35, editado 1 vez(es)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71673
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, USP, Engenharia Empty Re: ITA, USP, Engenharia

Mensagem por Matheus José Dom 20 Dez 2015, 13:30

Elcioschin, como engenheiro mecânico eu poderia fazer um mestrado em uma área de engenharia diferente da minha? Seu filho se graduou em mecatrônica e fez o mestrado em engenharia espacial por exemplo.
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, USP, Engenharia Empty Re: ITA, USP, Engenharia

Mensagem por Elcioschin Dom 20 Dez 2015, 15:46

Pode sim, mas deve ser uma metrado ligado à área de formação.
No caso do meu filho, ele se formou em Mecatrônica com ênfase em Controle e Automação.
E um mestrado em Engenharia Espacial tem muito a ver com isto.

Para ser aceito no mestrado na França ele teve que apresentar, além do diploma da USP, um currículo com todas as matérias e respectivas notas de aprovação, e todos os trabalhos que ele desenvolveu na Universidade (tudo com versão juramentada em francês). Além disso teve que participar de uma entrevista (via celular) para demonstrar fluência em inglês (o curso, embora na França foi todo ministrado em inglês)

E para ser aceito no emprego na Agência Espacial Alemã (DLR), além do diploma de mestrado e do inglês teve que demostrar profundos conhecimentos de programação de computadores, já que, a maior parte do trabalho foi desenvolver o programa para o pouso automático do módulo Philae no cometa..

Dê uma lida na minha resposta original, pois acrescentei um adendo sobre o trabalho dele na Alemanha:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71673
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, USP, Engenharia Empty Re: ITA, USP, Engenharia

Mensagem por Matheus José Dom 20 Dez 2015, 16:14

Muito legal a história do seu filho. Obrigado pela ajuda =]
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, USP, Engenharia Empty Re: ITA, USP, Engenharia

Mensagem por Fito42 Dom 20 Dez 2015, 19:26

Só para acrescentar a resposta do mestre Elcio, um engenheiro mecânico trabalha também na área de fabricação de peças (usinagem, fabricação aditiva (impressora 3D)), na bioengenharia, projetando próteses e partes mecânicas/elétricas (sim, um eng mecânico mexe com muita coisa elétrica), na área área de automobilismo.. Em relação às pesquisas, pode trabalhar no desenvolvimento de softwares para simulações computacionais, meu professor, por exemplo, graduou em mecânica, fez ênfase em computação e desenvolveu simuladores para análise de sistemas dinâmicos e para a análise de problemas envolvendo mecânica dos fluidos.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, USP, Engenharia Empty Re: ITA, USP, Engenharia

Mensagem por Elcioschin Seg 21 Dez 2015, 09:42

Fito42

Obrigado pela complementação.
A lista está longe de ser completa: Projetos nas áreas Aeronáutica e Espacial, na Área Médica (Tomógrafos, aparelhos de Ressonância Magnética, Ultrassonografia, Raio X, etc.) na área de navegação (navios, submarinos, etc.), na área de prospecção de petróleo (plataformas, sondas, "árvores de natal molhadas", etc.)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71673
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, USP, Engenharia Empty Re: ITA, USP, Engenharia

Mensagem por studies0001 Seg 21 Dez 2015, 12:33

Elcioschin escreveu:Pode sim, mas deve ser uma metrado ligado à área de formação.
No caso do meu filho, ele se formou em Mecatrônica com ênfase em Controle e Automação.
E um mestrado em Engenharia Espacial tem muito a ver com isto.

Para ser aceito no mestrado na França ele teve que apresentar, além do diploma da USP, um currículo com todas as matérias e respectivas notas de aprovação, e todos os trabalhos que ele desenvolveu na Universidade (tudo com versão juramentada em francês). Além disso teve que participar de uma entrevista (via celular) para demonstrar fluência em inglês (o curso, embora na França foi todo ministrado em inglês)

E para ser aceito no emprego na Agência Espacial Alemã (DLR), além do diploma de mestrado e do inglês teve que demostrar profundos conhecimentos de programação de computadores, já que, a maior parte do trabalho foi desenvolver o programa para o pouso automático do módulo Philae no cometa..

Dê uma lida na minha resposta original, pois acrescentei um adendo sobre o trabalho dele na Alemanha:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Que legal saber que dá pra fazer Mestrado na França sem ter fluência em francês, facilita demais! hehe.
studies0001
studies0001
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 161
Data de inscrição : 19/08/2014
Idade : 25
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, USP, Engenharia Empty Re: ITA, USP, Engenharia

Mensagem por Matheus José Seg 21 Dez 2015, 12:56

Voltando a questão, o que diferencia o os cursos do ITA de outros cursos de engenharia? Supondo que alguém passe na USP e no ITA, prq o ITA fica como preferencial?
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, USP, Engenharia Empty Re: ITA, USP, Engenharia

Mensagem por Diaz Seg 21 Dez 2015, 15:29

Engenharia Mecânica é necessária em quase todos os projetos que conheço. Na UEA os projetos de Baja, Nautimodelismo e Aeromodelismo precisaram de vários estudantes da área de Eng. Mecânica para serem realizados. 

Eu penso que o ITA é tão almejado pois fornece um largo quadro de oportunidades e facilidades. Uma vez no meu segundo uns egressos da minha escola que estudavam foram dar uma palestra para falar como é lá. Você tem direito à alojamento (O quê ajuda muito, pois elimina os problemas  com tempo, transporte e moradia), além da excelente educação, a oportunidade de sair de lá empregado caso opte pela carreira militar, a chance de receber salário enquanto efetua a graduação se optar pela carreira militar, a experiência que se pode obter em Empresas Júnior, Iniciativas de Educação e projetos. E ter a certeza que 100% das pessoas que estudam com você estão focadas em dar seu melhor. Mas você tem que pesar e ver aquilo que vale mais para você.
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ITA, USP, Engenharia Empty Re: ITA, USP, Engenharia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos