PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(UNIOESTE) Reta e Circunferência

Ir para baixo

(UNIOESTE) Reta e Circunferência Empty (UNIOESTE) Reta e Circunferência

Mensagem por Convidado Sex 11 Dez 2015, 09:16

A área da região do plano formada pelos pontos (x, y) tais que (UNIOESTE) Reta e Circunferência Mimetex e (UNIOESTE) Reta e Circunferência Mimetex, em unidades de área é igual a:

Minha dúvida é bastante simples. Sempre tenho dúvidas sobre qual área que é formada nestes tipos de exercícios. Eu imagino que seja assim, pela primeira inequação tem-se que da área total formada, a que vale é apenas aquela compreendida entre valores negativos, então, da inequação (UNIOESTE) Reta e Circunferência Mimetex, teríamos apenas um semicírculo no eixo inferior com relação à abscissa. Por sua vez, pela segunda inequação, do plano formado pela mesma, temos que ele é válido apenas para valores positivo ((UNIOESTE) Reta e Circunferência Mimetex). Concluindo a minha ideia, temos que a imagem formada é a seguinte:



(UNIOESTE) Reta e Circunferência 2zem7as



Minha conclusão está correta?

Obs: Não é necessário resolver este exercício.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(UNIOESTE) Reta e Circunferência Empty Re: (UNIOESTE) Reta e Circunferência

Mensagem por Elcioschin Sex 11 Dez 2015, 10:39

A 1ª conclusão "... da inequação x² + y² - 4x ≤ 0, teríamos apenas um semicírculo no eixo inferior com relação à abscissa ..." não está bem escrita.
O certo é "... da inequação x² + y² - 4x ≤ 0 teríamos apenas a parte interior do círculo ..."

Da segunda inequação x - y - 2 ≥ 0 temos y ≤ x - 2 ---> Só vale a parte sobre e abaixo da reta

A intercessão de ambas á parte preta do seu desenho: dentro do círcula e sobre/abaixo da reta ---> Correta
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71791
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

(UNIOESTE) Reta e Circunferência Empty Re: (UNIOESTE) Reta e Circunferência

Mensagem por Convidado Seg 14 Dez 2015, 20:33

Muito obrigado, sr. Élcio. Poderia me indicar qual matéria devo estudar para entender com mais aprofundamento esta parte da Matemática?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(UNIOESTE) Reta e Circunferência Empty Re: (UNIOESTE) Reta e Circunferência

Mensagem por Elcioschin Seg 14 Dez 2015, 23:09

Funções (Retas, Circunferências, Elipses, Parábolas, Hipérboles, Funções modulares, etc.)
Funções com inequações: "acima ou abaixo de", "dentro e fora de", "à esquerda ou à direita de".
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71791
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

(UNIOESTE) Reta e Circunferência Empty Re: (UNIOESTE) Reta e Circunferência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos