As cercas da fazenda
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
As cercas da fazenda
Este é um problema muito interessante. Conheço duas soluções, uma algébrica e outra aritmética.
A solução algébrica pode ser simplificada mediante a escolha correta de duas incógnitas.
A solução aritmética é bem simples.
Uma turma de trabalhadores foi contratada para erguer duas cercas de mesma altura tendo uma delas o dobro do comprimento da outra. Durante metade do primeiro dia a turma toda trabalhou no muro maior. Na segunda metade do dia, metade da turma continuou na cerca maior e metade passou a fazer a cerca menor. No final do primeiro dia ficou faltando apenas um pequeno trecho da cerca menor. A parte faltante foi executada por apenas um trabalhador da turma, durante todo o segundo dia . Quantos trabalhadores foram contratados?
Deve-se considerar que os trabalhadores tem igual produtividade e as duas cercas tem o mesmo grau de dificuldade.
A solução algébrica pode ser simplificada mediante a escolha correta de duas incógnitas.
A solução aritmética é bem simples.
Uma turma de trabalhadores foi contratada para erguer duas cercas de mesma altura tendo uma delas o dobro do comprimento da outra. Durante metade do primeiro dia a turma toda trabalhou no muro maior. Na segunda metade do dia, metade da turma continuou na cerca maior e metade passou a fazer a cerca menor. No final do primeiro dia ficou faltando apenas um pequeno trecho da cerca menor. A parte faltante foi executada por apenas um trabalhador da turma, durante todo o segundo dia . Quantos trabalhadores foram contratados?
Deve-se considerar que os trabalhadores tem igual produtividade e as duas cercas tem o mesmo grau de dificuldade.
Elcioschin- Grande Mestre
As cercas da Fazenda
Olá, Elcioschin.
x ---> total de trabalhadores
O trabalho realizado é proporcional ao número de trabalhadores e ao tempo.
Como todos trabalharam no cercado maior durante todo o meio dia podemos escrever:
Na outra metade do dia metade apenas metade dos trabalhadores, então podemos escrever:
No trabalho do dia inteiro teremos:
Para o 2º cercado teremos:
Pois um trabalhador ficou o dia inteiro trabalhando só.
Como a 1ª cerca é o dobro da segunda teremos:
x ---> total de trabalhadores
O trabalho realizado é proporcional ao número de trabalhadores e ao tempo.
Como todos trabalharam no cercado maior durante todo o meio dia podemos escrever:
Na outra metade do dia metade apenas metade dos trabalhadores, então podemos escrever:
No trabalho do dia inteiro teremos:
Para o 2º cercado teremos:
Pois um trabalhador ficou o dia inteiro trabalhando só.
Como a 1ª cerca é o dobro da segunda teremos:
adriano tavares- Grande Mestre
Re: As cercas da fazenda
Adriano
Excelente sua solução (diferente das que eu conheço).
Você cada vez mais me surpreende pelo seu conhecimento e criatividade das soluções.
Vou aguardar que outros usuários enviem outras soluções para poder postar as minhas.
Um abraço
Elcio
Excelente sua solução (diferente das que eu conheço).
Você cada vez mais me surpreende pelo seu conhecimento e criatividade das soluções.
Vou aguardar que outros usuários enviem outras soluções para poder postar as minhas.
Um abraço
Elcio
Elcioschin- Grande Mestre