PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Genética - Herança Ligada ao Sexo

2 participantes

Ir para baixo

Genética - Herança Ligada ao Sexo Empty Genética - Herança Ligada ao Sexo

Mensagem por talliengenharia Qua 11 Nov 2015, 04:34

02. (UFPE) Algumas condições patológicas humanas são transmitidas geneticamente através da parte não homóloga dos cromossomos sexuais, situação conhecida como ‘herança ligada ao sexo’. Consequentemente: 

(V) a hemofilia é mais comum em homens, pois essa característica pode se expressar em hemizigose. 

(F) apenas as mães podem transmitir a hemofilia, e aos filhos do sexo masculino. 

( ) o daltonismo se expressa com maior frequência em mulheres. 

( ) as filhas de pai daltônico têm 50% de chances de possuírem o gene para essa condição. 

(V) estando localizada no cromossomo X, uma condição recessiva precisa estar em homozigose para se expressar em mulheres, o que não ocorre nos homens.

Bjos da Nath :**

Eu sei que a hemofilia é mais comum em homens, porque é uma herança ligada ao sexo (ligada ao cromossomo X). Vamos supor que uma doença "a" seja uma herança ligada ao sexo recessiva.

XA Xa = no caso da mulher, é mais difícil ela ter a doença, porque ela precisaria ter o "a" em dose dupla para se manifestar. Já no homem não! Ele não precisa estar em dose dupla. Por isso que é mais comum ver homens com essa doença. Assim eu já mato a primeira e a última afirmação.

A 2ª afirmação de cima pra baixo eu sei que é falsa. Porque a mãe pode transmitir a doença tanto pra filha quanto pro filho.

Agora o resto eu não sei!! Poderiam me ajudar, explicando tim-tim por tim-tim?
talliengenharia
talliengenharia
Iniciante

Mensagens : 33
Data de inscrição : 15/04/2015
Idade : 28
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Genética - Herança Ligada ao Sexo Empty Re: Genética - Herança Ligada ao Sexo

Mensagem por Gustavoadp Qua 11 Nov 2015, 11:08

(F) o daltonismo se expressa com maior frequência em mulheres.
Olha. Essa daqui se resolve praticamente do mesmo jeito da primeira. É mais comum em homens, pois só precisa de uma dose em recessividade.

(F) as filhas de pai daltônico têm 50% de chances de possuírem o gene para essa condição.
FILHAS. XX, certo? Um X da mãe. De onde vem o outro X? Do pai, que é DALTÔNICO. Então é de certeza que a filha vai possuir esse gene. Logo, seria 100%.
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos