PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que fazer?

2 participantes

Ir para baixo

O que fazer? Empty O que fazer?

Mensagem por drady Sáb Nov 07 2015, 21:15

Gostaria da opinião de vocês sobre o que devo fazer em relação à estudar para o ITA ou se devo abandonar meu sonho.
 
  Sempre refleti sobre o que gostaria de fazer da minha vida, foi a aproximadamente 1 ano e meio que descobri que adorava exatas, não apenas isso, mas os desafios que alguns exercícios representam, a emoção de pegar uma lista de logaritmos do ita/ime/fuvest e resolver ela toda. Porém, a atual escola na qual estudo não me proporciona(ou) nenhuma ajuda, sempre fui ignorado, meus professores sempre me enrolam quando tenho alguma dúvida, meus plantões (que na realidade não são plantões) vão de 45 minutos até 120 (1 vez por semana), porem, muito pouco se aproveita deles devido ao tempo e porque na verdade serem apenas aulas extras (não é aquele tipo de aula/plantão que vc leva os exercícios para o plantonista lhe ajudar). Então estudo por conta própria o quanto posso (estudava das 7:00 até a 00:00, fiz isso até a prova do IME), seja antes de começar as aulas, ou até mesmo nos intervalos. Porém, atualmente encontrei um problema: Não sei o que fazer para continuar, pois minha família não me da suporte, eles querem que eu faça USP/Unicamp, porém, meu sonho não é este, quero fazer engenharia aeroespacial no ITA,só que estou sob muita pressão e vou ter de acabar abandonando meu sonho, pois, cursinhos turma ITA são muito caros e minha única esperança (moro na região de campinas) era tentar conseguir uma bolsa muito boa no elite de Campinas, no entanto, a atendente disse que no próximo ano não terá mais turma ITA. Atualmente não sei o que devo fazer, pois aquela esperança de um dia passar no ITA está me deixando. Gostaria da opinião/ajuda de vocês sobre o que devo fazer.
drady
drady
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 16/05/2015
Idade : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer? Empty Re: O que fazer?

Mensagem por Convidado Sáb Nov 07 2015, 21:38

drady escreveu:Gostaria da opinião de vocês sobre o que devo fazer em relação à estudar para o ITA ou se devo abandonar meu sonho.
 
  Sempre refleti sobre o que gostaria de fazer da minha vida, foi a aproximadamente 1 ano e meio que descobri que adorava exatas, não apenas isso, mas os desafios que alguns exercícios representam, a emoção de pegar uma lista de logaritmos do ita/ime/fuvest e resolver ela toda. Porém, a atual escola na qual estudo não me proporciona(ou) nenhuma ajuda, sempre fui ignorado, meus professores sempre me enrolam quando tenho alguma dúvida, meus plantões (que na realidade não são plantões) vão de 45 minutos até 120 (1 vez por semana), porem, muito pouco se aproveita deles devido ao tempo e porque na verdade serem apenas aulas extras (não é aquele tipo de aula/plantão que vc leva os exercícios para o plantonista lhe ajudar).
 (ESSA É A REALIDADE DA MAIORIA DOS BRASILEIROS) Então estudo por conta própria o quanto posso (estudava das 7:00 até a 00:00, fiz isso até a prova do IME), seja antes de começar as aulas, ou até mesmo nos intervalos. Porém, atualmente encontrei um problema: Não sei o que fazer para continuar, pois minha família não me da suporte, eles querem que eu faça USP/Unicamp, porém, meu sonho não é este, quero fazer engenharia aeroespacial no ITA,só que estou sob muita pressão e vou ter de acabar abandonando meu sonho, pois, cursinhos turma ITA são muito caros e minha única esperança (moro na região de campinas) era tentar conseguir uma bolsa muito boa no elite de Campinas, no entanto, a atendente disse que no próximo ano não terá mais turma ITA. Atualmente não sei o que devo fazer, pois aquela esperança de um dia passar no ITA está me deixando. Gostaria da opinião/ajuda de vocês sobre o que devo fazer.

Provavelmente seus pais duvidam da sua capacidade de ser aprovado no ITA ou não entendem que ITA é ITA. Você tem que chamar eles para conversar e tentar convencê-los do porquê você quer o ITA, mas não faça isso variando o tom da voz, faça isso falando em tom de comando, com segurança. Seus pais tem que ser convencidos de que você já é responsável e de que saberá lidar com os fracassos que surgirem até a aprovação. Sobre o cursinho, você tem três opções: tenta uma bolsa para pagar mais barato, não faz cursinho e estuda sozinho, ou desiste do ITA porque você não pode fazer cursinho. Se você optar pela terceira estará provando para si mesmo que o ITA realmente não é o seu objetivo e que você não é digno dele.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer? Empty Re: O que fazer?

Mensagem por Fito42 Sáb Nov 07 2015, 21:47

Acho que nenhum sonho deve ser ignorado. Se você procurar pode encontrar algum outro cursinho em Campinas que ofereça bolsa. Se não conseguir, passar no ITA por conta própria fica difícil, mas não impossível. Acho que com a devida dedicação eventualmente sua aprovação chegará. Sua família o preciona para entrar logo em uma Universidade? Isso não é problema. Nos cursos de engenharia você desenvolverá ferramentas e métodos de solução de problemas que facilitam resolver as provas do ITA. Eu estudo Engenharia Mecânica e um veterano meu ficou 2 anos na USP até conseguir passar lá.


Agora uma dica de um aluno de engenharia. Eu escolhi minha carreira pelo mesmo motivo, adorava pegar listas de exercícios de física e matemática e quebrar a cabeça com elas. Chegando na Universidade eu fiquei desapontado no início. Mas com o tempo me encantei com o que um engenheiro pode fazer (não me refiro somente à parte de projetos) e com a abrangência da Engenharia Mecânica. Aconselho você a conversar com estudantes e profissionais da área para ver se realmente é o curso e o lugar que você quer estudar.
Fito42
Fito42
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 466
Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 27
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer? Empty Re: O que fazer?

Mensagem por drady Sáb Nov 07 2015, 22:14

Poxa, muito obrigado pelas palavras Fito42 e Dezotti.

O problema é o dialogo em si, pois para meu pai engenharia na pior faculdade particular é a mesma coisa que na melhor pública. Minha irmã já tentou explicar para ele que não é assim que se deve pensar, porém, nada muda.
 Recentemente fiz a prova do IME, porém em nota não fui bem, no entanto, fiquei muito feliz de ter conseguido fazer a prova toda, mesmo q tenha ido no que mais estudei (matemática) fiquei feliz de ver a correção do poliedro, onde, errei questões por erros bobos.

 Com relação ao curso, pensei muito antes de dizer ~QUERO ITA~, sempre gostei de ler livros do Carl Sagan, ver temas relacionados à astronomia, etc. Porém ao mesmo tempo adoro exatas, especialmente física e matemática. A partir de gostar bastante de ver como as coisas funcionam e gostar de inovar, eu decidi encontrar um curso que relacionava todas essas vontades e prazeres. Então nesse tempo de pensar e refletir chegou o curso de engenharia aeroespacial.
 Não sei se isso é estranho, porém gosto de estudar a parte da matemática mais avançada, atualmente estou me interessando bastante por calculo 1, estou lendo livros como o do Stewart e Guidorizzi. Esse também é um dos pq de eu achar q engenharia é o que eu quero, a paixão que desenvolvi por exatas.
drady
drady
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 16/05/2015
Idade : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O que fazer? Empty Re: O que fazer?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos