Uma diversão aprendendo e entendendo
4 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Uma diversão aprendendo e entendendo
Com meu amigo dos EUA ,que estou tentando entender uma coisa que queria fazer exercicio com ele, ele deu uma equação "(x+2) * (X-2) e aí no meu caderno e no meu desenho digital com tablet, sempre errei. Mas depois no desenho online com ele, eu consegui a resposta que foi "(X^2)4" por isso que, desenhei tudo até pegar a resposta sem ser que ele dar a resposta, mesmo que ele disse que está certo. Marcando um simbolo de correto no desenho.
E ele diz que sempre cair igualmente o zero. Como se for -4 com 4 que seria cancelado.
O que acha deste? Ainda tenho mais duvidas sobre funções do gráfico ,como sistema cartesiano... várias funções ,que eu vi na apostila virtual..
Gostaria de entender muito isso rsrs. Na ultima vez que ele falou que foi "hyperbola" e me pareço muito diferente e um pouco dificil.. Talvez seria 2 equações, como negativa e positiva.
Obrigada e abraços.
E ele diz que sempre cair igualmente o zero. Como se for -4 com 4 que seria cancelado.
O que acha deste? Ainda tenho mais duvidas sobre funções do gráfico ,como sistema cartesiano... várias funções ,que eu vi na apostila virtual..
Gostaria de entender muito isso rsrs. Na ultima vez que ele falou que foi "hyperbola" e me pareço muito diferente e um pouco dificil.. Talvez seria 2 equações, como negativa e positiva.
Obrigada e abraços.
Re: Uma diversão aprendendo e entendendo
Eu não entendi muito a sua dúvida mas, creio que seja isso:
Isso é uma diferença de dois quadrados. Para resolvê-la, tira-se a raiz do primeiro termo () e também a raiz do segundo termo ().
Logo, temos pode ser escrita como . Para encontrar as raízes, basta fazer cada uma das parcelas igual a 0. O que nos dá: x = -2 e x = 2.
Isso é uma diferença de dois quadrados. Para resolvê-la, tira-se a raiz do primeiro termo () e também a raiz do segundo termo ().
Logo, temos pode ser escrita como . Para encontrar as raízes, basta fazer cada uma das parcelas igual a 0. O que nos dá: x = -2 e x = 2.
Mathimatiká Grecca- Jedi
Meus efusivos parabéns à colega Mathi (clap clap clap de pé), pois quem "não entendeu MUITO" é porque entendeu pelo menos o bastante. De minha parte não entendi é nada, e olha que costumo entender quando escrevem em português [será?].
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Uma outra maneira de enxergar isso seria a seguinte:
Usando a explicação da colega Mathimatiká, temos que:
y = x² - 4 ⇒ y = (x + 2)(x - 2)
Acredito que está implícito que a função dada tem como domínio os números reais.
Portanto, os valores que x podem assumir pertencem ao conjunto dos reais, logo:
(x + 2)(x - 2) é a multiplicação de dois números reais.
sejam a,b ∈ ℝ, temos que:
a*b = 0 ⇔ a = 0 ou b = 0
Usando este fato no seu exemplo, temos que:
(x + 2)(x - 2) = 0 ⇔ x + 2 = 0 ou x - 2 = 0
desta forma, temos:
x + 2 = 0 ⇒ x = -2
ou
x - 2 = 0 ⇒ x = 2
Uma maneira menos imediata seria fazer o seguinte:
Usando a explicação da colega Mathimatiká, temos que:
y = x² - 4 ⇒ y = (x + 2)(x - 2)
Acredito que está implícito que a função dada tem como domínio os números reais.
Portanto, os valores que x podem assumir pertencem ao conjunto dos reais, logo:
(x + 2)(x - 2) é a multiplicação de dois números reais.
sejam a,b ∈ ℝ, temos que:
a*b = 0 ⇔ a = 0 ou b = 0
Usando este fato no seu exemplo, temos que:
(x + 2)(x - 2) = 0 ⇔ x + 2 = 0 ou x - 2 = 0
desta forma, temos:
x + 2 = 0 ⇒ x = -2
ou
x - 2 = 0 ⇒ x = 2
Uma maneira menos imediata seria fazer o seguinte:
vladimir silva de avelar- Recebeu o sabre de luz
vladimir silva de avelar- Recebeu o sabre de luz
Obrigada Medeiros
Mathimatiká Grecca- Jedi
Obrigada, valdimir , isso parecia interessante.. embora.. eu quero aprender sobre hyperbola e factoring.
o (x+2)*(x-2) ja foi resolvido por isso, porque o amigo tentou apontar qual é certo e enquanto os erros eu tentei e ultima vez ,acertei que foi a resposta (x^2) +4. ^ seria o potencial. Igual X².
E ele explicou que equivale o zero, (x^2) -4 = (x+2)*(x-2), imagina for +4 e ja cancela duas equações em igualidade, como zero.
(x+2) * 0 = 0 ,sempre 0.
E esse post do valdmir , seria Ax + bx + c ,como sendo B²-4.A.C, -B +/- Raiz da soma/ 2.A.
Desculpe a minha escrita complicada. >.< Pois eu sou deficiente auditiva, eu acostumo escrever isso assim.
o (x+2)*(x-2) ja foi resolvido por isso, porque o amigo tentou apontar qual é certo e enquanto os erros eu tentei e ultima vez ,acertei que foi a resposta (x^2) +4. ^ seria o potencial. Igual X².
E ele explicou que equivale o zero, (x^2) -4 = (x+2)*(x-2), imagina for +4 e ja cancela duas equações em igualidade, como zero.
(x+2) * 0 = 0 ,sempre 0.
E esse post do valdmir , seria Ax + bx + c ,como sendo B²-4.A.C, -B +/- Raiz da soma/ 2.A.
Desculpe a minha escrita complicada. >.< Pois eu sou deficiente auditiva, eu acostumo escrever isso assim.