PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Memórias Póstumas de Brás Cubas

2 participantes

Ir para baixo

Memórias Póstumas de Brás Cubas Empty Memórias Póstumas de Brás Cubas

Mensagem por Matemathiago Qua 04 Nov 2015, 21:15

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro logar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adoptar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escripto ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.




Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia -- peneirava -- uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa idéia no discurso que proferiu à beira de minha cova: -- «Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade.



Amigos, apenas como forma de melhorar minha concepção do fragmento, que caiu em uma prova de Literatura na minha escola. Poderiam por gentileza me responder as seguintes questões? Desde já agradeço!



a) Nesse trecho, observa-se um fragmento que evidencia a famosa crítica machadiana. Cite - o (s) e explique - o (s).



b) Enfatizando o trecho: "Onze amigos!", Brás Cubas revela um pouco sobre a sua relação interpessoal. Com os conhecimentos do livro, explique o porquê de haver essa  pequena quantidade.



c) Onde se verifica a presença da metalinguagem nesse trecho?


Última edição por Matemathiago em Qua 04 Nov 2015, 21:16, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Melhor organização...)
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Memórias Póstumas de Brás Cubas Empty Re: Memórias Póstumas de Brás Cubas

Mensagem por Nina Luizet Dom 27 Dez 2015, 21:38

Boa noite, Matemathiago

a) A crítica machadiana pode ser verificada nos seguintes fragmentos : '' e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! ''...''que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: -- «Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade.''

b) Poucos amigos foram ao funeral de Cubas, posto que, ele representava um indivíduo burguês egocêntrico, incapaz de pensar além de suas riquezas, bem como se importar com os outros que o cercassem. Sem méritos em sua própria vida, o narrador personagem vale-se de estar em um plano transcendental para julgar sem ser julgado.

c) A metalinguagem, ou a linguagem que faz referência a si mesma está presente no início do texto : ''Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adoptar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escripto ficaria assim mais galante e mais novo.''
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagens : 1215
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 24
Localização : Brasil, RN , Mossoró

Ir para o topo Ir para baixo

Memórias Póstumas de Brás Cubas Empty Re: Memórias Póstumas de Brás Cubas

Mensagem por Matemathiago Qui 28 Jan 2016, 02:28

Obrigado!! Gostei das respostas!! Achei o livro muito bom Smile
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Memórias Póstumas de Brás Cubas Empty Re: Memórias Póstumas de Brás Cubas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos