PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dúvida geometria

2 participantes

Ir para baixo

dúvida geometria Empty dúvida geometria

Mensagem por brasileiro1 Seg 24 Ago 2015, 00:27

a) em um triangulo isosceles, a base é o lado diferente certo? 


nesse triangulo aqui, a base é 2 ou é 5 mesmo? 

imagem: http://sketchtoy.com/65779351


b)outra pergunta, em um triangulo qualquer se eu quero descobrir a base para saber a area, eu me baseio na altura? a altura é sempre perpendicular a base?

é que o triangulo tem 3 lados e eu quero saber a area dai preciso da base, fico pensando qual seria a base, no isosceles é o lado desigual ne? mas no retangulo , obtusangulo e etc?

brasileiro1
Jedi
Jedi

Mensagens : 395
Data de inscrição : 15/08/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida geometria Empty Re: dúvida geometria

Mensagem por Medeiros Seg 24 Ago 2015, 01:00

a)
Um triângulo tem 3 lados e qualquer deles pode ser considerado base. No triângulo isósceles, normalmente chamamos de "base" ao lado diferente mas nada impede de alguém considerar um outro lado para base, desde que especifique estar chamando tal lado de base.

Não vejo a figura a que você refere "2 ou 5".

b)
A altura é a distância mais curta entre um lado e o vértice oposto. Logo, a altura é perpendicular ao lado. Cada lado tem sua respectiva altura. Portanto, o triângulo tem três alturas.

Área do triângulo = (base × altura)/2

Para esse cálculo, qualquer dos três lados pode ser tomado como "base" mas a "altura" deve ser referente à base considerada.

Se tivermos a medida dos 3 lados {a, b, c} podemos calcular a área, sem saber a altura, usando a fórmula de Bhramagupta:
A = √[s(s-a)(s-b)(s-c)]
onde s é o semiperímetro, s=(a+b+c)/2

c)
No triângulo retângulo, se tomarmos um dos catetos como "base", a altura será o outro cateto; se tomarmos a hipotenusa para "base", então deveremos deveremos descobrir a medida da altura em relação à hipotenusa -- isto é fácil de obter aplicando as relações métricas do triângulo retângulo.

O triângulo obtusângulo terá uma altura que lhe é interna e as outras duas cairão fora do triângulo. Qualquer destas duas últimas é traçada do vértice até o prolongamento do lado oposto, sempre na perpendicular a ele.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida geometria Empty Re: dúvida geometria

Mensagem por brasileiro1 Seg 24 Ago 2015, 11:53

Mas se tratando disso tudo e na hora de aplicar os valores (b*h)/2, qual valor eu uso para colocar na base no caso no b?

brasileiro1
Jedi
Jedi

Mensagens : 395
Data de inscrição : 15/08/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida geometria Empty Re: dúvida geometria

Mensagem por Medeiros Seg 24 Ago 2015, 12:00

Mas se tratando disso tudo e na hora de aplicar os valores (b*h)/2, qual valor eu uso para colocar na base no caso no b?
Você escolhe. Veja item (b) da minha resposta anterior.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida geometria Empty Re: dúvida geometria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos