PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida teórica - Questão Tração

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida teórica - Questão Tração Empty Dúvida teórica - Questão Tração

Mensagem por marinhammeslz Ter 14 Jul 2015, 10:55

Na obra O Auto da Compadecida, opersonagem Chicó conta algumas histórias ao
seu parceiro João Grilo. Uma destas refere-se a uma pescaria no Amazonas em que relata ser
arrastado por um peixe.
“ ...quando ferrei o bicho, ele deuum puxavante maior e eu caí no rio.”
Chicó ainda complementa:
“ ... o pirarucu, me arrastou rio acima, durante três dias e três noites.”

Considerando que a figura acima é uma representação dasituação contada por este personagem
e que a sua massa e a do pirarucu são respectivamente 65 kg e 5 kg, desprezando a força da
correnteza, o atrito e a resistência do ar, e adotando que o peixe exerceuma força de 140 N
sobre Chicó, pode-se afirmar que a aceleração do conjunto (Chicó-pirarucu) e a tração existente
na corda que os prende são, respectivamente:

* Eu não consegui achar a figura na internet, mas seria assim: O pirarucu arrastando o homem através de uma corda para o lado esquerdo, e colocando uma força no homem para a esquerda (obviamente) de 140N.


Resposta: 130N e 2m/s2.




Eu consegui fazer essa questão, entretanto, fiquei com uma dúvida teórica. Eu fiz a questão fazendo Fr = (m1+m2) x a para descobrir a aceleração; 140 = 70 x a ... a = 2m/s2.

Depois usei a isolando o corpo do homem para descobrir a tração na corda que os une. T = mhomem x a = 65x2 = 130N

Ok. A minha dúvida é realmente teórica. Se eles estão no mar, o texto diz para a gente ignorar todos os tipos de forças (atrito, peso, resistência...), por que então a tração não é igual a força resultante? Para onde vão esses 10N da força resultante, que não estão na corda?

marinhammeslz
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 15/04/2014
Idade : 29
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida teórica - Questão Tração Empty Re: Dúvida teórica - Questão Tração

Mensagem por Elcioschin Ter 14 Jul 2015, 13:45

Porque a força F atua nos dois corpos (homem e peixe) e a força T atua somente no homem (na corda que o prende)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71795
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos