PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Refração de ondas

2 participantes

Ir para baixo

Refração de ondas  Empty Refração de ondas

Mensagem por gama12 Dom 02 Nov 2014, 19:18

Não achei essa questão em lugar algum, logo tive que fazer um desenho à mão =/

 A figura I mostra ondas sonoras emitidas por um morcego, que incidem na superfície de um lago. Considere que o ângulo de incidência dessas ondas seja um ângulo crítico, para o qual as ondas refratadas na água seguem paralelas à superfície desta.  Com base nas figuras acima e considerando a velocidade do som no ar igual a 340 m/s, julgue os itens seguintes

 (1) Na situação da figura I, a velocidade do som refratado na água é superior a 1450 m/s.



 Bom eu tentei fazer segundo a relação Sen i / Sen r = V1 / V2. Só que eu não tenho o seno do incidência nem a velocidade na água então eu não sei o que fazer.

http://tinypic.com/view.php?pic=2s7uzpk&s=8#.VFafifnF-iQ

gama12
Iniciante

Mensagens : 28
Data de inscrição : 30/07/2013
Idade : 26
Localização : Sobradinho - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Refração de ondas  Empty Re: Refração de ondas

Mensagem por Kobalt42 Dom 02 Nov 2014, 20:50

Olá!

Imagem:

O texto não falou nada, mas na imagem está indicado que a distância do morcego até o dito ponto de incidência (vamos chamar de D) é 4,3m. Pois então, sendo θ o ângulo entre a reta D e a normal, e sendo a distância do morcego à normal 1m (conforme a figura), temos um triângulo retângulo, onde:

CatOp ao angulo θ é 1m
CatAd seria a altura que não interessa
E Hip seria 4,3m

Logo, sen θ  é CatOp/Hip = 1/4,3

senθ = 1/4,3

Por essa mesma relação que você tentou usar, temos Sen i = Senθ  =1/4,3; sen r = sen90 = 1; v1(velocidade no meio um, ou seja, no ar) = 340 e v2(velocidade na água) = X (é o valor que você deve achar).

senθ / sen90 = Vsom / Vágua
 
(1/4,3)/1 = 340/X
1/4,3 = 340/X
X = 340.4,3
X = 1462

Item certo. Espero que tenha ajudado. Abraços
Kobalt42
Kobalt42
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 109
Data de inscrição : 04/06/2014
Idade : 26
Localização : Guará, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos