PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Refração de ondas

2 participantes

Ir para baixo

Refração de ondas Empty Refração de ondas

Mensagem por Dabaragadiga Ter 06 Dez 2016, 02:47

A figura a seguir representa um trem de ondas retas que passa de um meio 1 para um meio 2.A separação entre os traços
indica o comprimento de onda  λ:
Refração de ondas 15rb148 Refração de ondas E6sug7

O gabarito esta dizendo A, mas eu não consigo entender o porque, pois os ângulos alfa estão medidos em relação à reta que divide os meios e não em relação à normal, logo eles são complementares dos ângulos de incidência e refringência, quanto menor alfa 2 maior seria o seu complementar (r) e quanto maior alfa 1 menor o angulo de incidência, logo a representação esta correta, pois se fosse mostrar os ângulos de incidência e de refringência estaria dentro da teoria, pois alfa2 < alfa1 seus complementares fazem com que r>i (o que é a representação correta).
Por favor vocês poderiam me dizer, o que eu estou confundindo??

Dabaragadiga
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 07/06/2015
Idade : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Refração de ondas Empty Re: Refração de ondas

Mensagem por pedrim27 Ter 06 Dez 2016, 06:43

Refração de ondas B5s7t3

Por ser uma questão fechada, atribui valores aos alfas para facilitar a lógica da questão.



Observe que a relação entre as velocidades estão contraditórias, ou seja, ou os ângulos estão errados ou o comprimento das ondas estão errados. Analisando as alternativas chegamos à letra A.

Obs.: Desculpe pelo desenho porco, sem tempo pra fazer um melhor =(

pedrim27
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 517
Data de inscrição : 30/10/2014
Idade : 25
Localização : Minas Gerais,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Refração de ondas Empty Re: Refração de ondas

Mensagem por Dabaragadiga Ter 06 Dez 2016, 12:10

Edit: Eu entendi o que eu estava confundindo, eu estava confundindo as frentes de onda com raios de onda, uma confusão total, na verdade essa representação das frentes de onda são perpendiculares ao raio principal, e dai por geometria você conclui que alfa 1 = i e alfa 2 = r. Agora eu entendi Smile

Dabaragadiga
Iniciante

Mensagens : 19
Data de inscrição : 07/06/2015
Idade : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Refração de ondas Empty Re: Refração de ondas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos