PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas em relação ao embasamento.

5 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. Empty Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por Shini10 Qua 30 Jul 2014, 17:35

E aí galera , me chamo Caio , tenho 15 anos e atualmente estou cursando o primeiro ano do ensino médio de forma integrada com um curso técnico de mecânica industrial. Estudo no CEFET do Rio , e há algum tempo ando explorando a biblioteca do colégio , que tem muitos materiais de qualidade mesmo. Almejo tentar IME/ITA , com mais foco no ITA , e pelas pesquisas que tenho feito , quase todos os livros recomendados tem lá. Fundamentos ( Iezzi ) , Feltre ( Química ) , Física Clássica ( Sampaio e Calçada ) ,  Química Geral ( Brady e Huminston ) , Princípios de Química ( Atkins). Fico até meio perdido sobre como começar. Atualmente estou dando uma revisada nos conteúdos de matemática básica , pra poder ter um bom entendimento da matemática do ensino médio , além de Física e Química também. Se alguém quiser me dar alguma dica , vai ser de grande valia. Abraços.

Shini10
Jedi
Jedi

Mensagens : 215
Data de inscrição : 24/07/2011
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por MatheusMagnvs Qua 30 Jul 2014, 20:09

[topsecret] Harvard/MIT dão bolsas de até 100% conforme sua necessidade. Gabriel Guimarães era do IFES/CEFET-ES antes de estudar gratuitamente em Harvard. Essa é a maior dica. [/topsecret]

Comece estudando pelo básico, como você sugeriu.

Minha recomendação pessoal é que você tenha um bom domínio de matemática elementar (equações/inequações, gráficos, funções básicas, noções de geometria) antes de se envolver com Física, por mais que você prefira Física ou tenha facilidade. Mesmo que, talvez, você não goste tanto, a matemática é a rainha das ciências, e dominá-la é um diferencial enorme em qualquer área do conhecimento; se você for médico, advogado, engenheiro, biólogo ou sociólogo, saber dela é um diferencial gigantesco. Francamente, não caia nessa conversa de que é inútil para um historiador saber matemática, ou inútil a um engenheiro saber história etc.; frases bem comuns entre os vestibulandos.
Só um exemplo: não sei se você conhece a "clássica" questão dos Três Turistas, que sempre dá um bom trabalho para os novatos e o professor Renato Brito dá uma solução bem interessante (mas longa) resolução dela. Um colega meu, medalhista da OBM, resolveu ela em poucos passos usando transformações geométricas (reflexão, translação etc), e como eu não entendia direito matemática (pelo menos bem menos do que agora), não pude apreciar essa técnica na época. Assim como você vai poder resolver muitas questões com mais facilidade se usar gráficos, estatísticas e modelos matemáticos não convencionais, tanto em física quanto em química.
É minha dica mais importante. Se não quiser segui-la, tudo bem também.

Fora isso, o Iezzi, o Feltre e o Física Clássica são muito bons para começar. Eu prefiro o Aref ao Iezzi, mas o Iezzi realmente permite uma base boa; só tome cuidado por que alguns assuntos, como radicais duplos se não me engano, não estão presentes na coleção. Ouvi dizer que as edições do Feltre de 2001 são melhores do que as mais recentes, mas como não conheço essas mais antigas, não posso confirmar. Adoro o Física Clássica; acho ele bem mais interessante do que o Tópicos de Física. Eu consegui acompanhar o Atkins ao mesmo tempo em que fazia embasamento em Química, então eu poderia aconselhar você a tentar também; mas tem gente que não consegue e prefere embasar completamente (estudar todo o Feltre, por exemplo) e só depois ir para o Atkins. Isso sim é algo que só você poderá descobrir.

Espero ter ajudado em algo. Very Happy


Última edição por MatheusMagnvs em Qui 31 Jul 2014, 19:34, editado 1 vez(es)
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por JoaoLeal96 Qui 31 Jul 2014, 15:39

faz o q o matheus escreveu uma dica se eu tivesse com 15 anos e com essa mentalidade eu estudaria para entrar em harvard ou MIT estudando para isso vc entra no ITA com certeza
JoaoLeal96
JoaoLeal96
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 515
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por MatheusMagnvs Qui 31 Jul 2014, 19:29

JoaoLeal96 escreveu:faz o q o matheus escreveu uma dica se eu tivesse com 15 anos e com essa mentalidade eu estudaria para entrar em harvard ou MIT estudando para isso vc entra no ITA com certeza

Concordo. O único "problema"(que eu vejo como uma grande vantagem) é que essas universidades cobram algo muito além dos vestibulares brasileiros; algo que prova nenhuma pode atestar, mas que, mesmo assim, garantem uma seleção muito mais justa e verdadeira. Passar no ITA ou no IIT não garante uma vaga no MIT; mas o inverso é quase certamente verdade.
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por Shareen Qui 31 Jul 2014, 23:39

Puts, cara, vou te falar o que eu diria pra mim quando estava no primeiro ano do EM:
Voce tem um tempo ainda para os vestibulares, nao muito, mas tem, entao aprenda tudo que os professores passarem, direitinho sem apanhar, e ta otimo. Va bem nas provas simulados e talvez faca um ou outro vestibular, se conseguir ir bem, jah estah na frente da boa parte dos colegas.

Aprofunde no que voce goste, e preste atencao nas olimpiadas, se voce quiser ter um dia alguma chance de participar de olimpiadas internacionais, o jeito eh comecar a estudar agora, no caso de fisica, conseguir uma prata pelo menos, haha.

Essas sao as oportunidades que perdi por saber pouco quando tava no primeiro ano do EM, a e leia as obras literarias, va para curso de ingles, resumindo, nao despreze nenhuma materia, mesmo tendo um forte conviccao que quer ITA/IME

E MatheusMagnvs, o ingresso das duas instituicoes sao processos diferentes, ganhador de uma das duas medalhas de ouro do Brasil no IPho, e varias outras medalhas internacionais, foi aceita em uma penca de universidades americanas, mas nao passou no ITA e tem tambem caso de outro, medalhista de ouro no IJSO, que certamente o coloca no elite do EM do mundo, que tambem nao foi aprovado no vestibular no ITA. Resumindo, os dois sao processos diferentes, eh certo que muitos que entram no ITA nao serao aceitos no MIT pela avaliacao "holistica" deles, mas creio eu que academicamente seriam sim e que seraim capazes de acompanhar as aulas.

Shareen
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 25/08/2013
Idade : 27
Localização : Cascavel, Parana, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por JoaoLeal96 Sex 01 Ago 2014, 00:26

devem ter errado muito no portugues rsrsrs
JoaoLeal96
JoaoLeal96
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 515
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por MatheusMagnvs Sex 01 Ago 2014, 00:35

Imagino que você se refira a Ivan Antunes. Ninguém sabe se ele se dedicou mesmo à prova do ITA, já que o foco dele sempre foi a application (minha namorada teve aulas na Astronomia com ele e ele sempre só falava nas faculdades americanas), mas o fato de ele ser medalhista na IPhO, na OBM e na OBQ já são por si suficientes para compreender que ele tem sim capacidade para ingressar no ITA. Não sabemos o número de inscrição dele no ITA sequer para saber se ele fez todos os dias de prova ou se ele realmente fez a prova com seriedade ou se foi só uma "obrigação social" (como foi meu caso com a FUVEST) ou se ele se importou com a prova de português (ele poderia ter gabaritado todas as outras provas, inclusive inglês, e não a de português; para alguém que, como ele, intenta desde muito cedo ir para o exterior, dominar a complexidade da língua portuguesa é tão útil quanto para um belga que não pretende vir ao um país lusófono e, ainda assim, ele tem todas as aptidões necessárias para ingressar e cursar o ITA; na verdade, acho que ficou tácito que eu não me incluiria a prova de português quando disse o comentário, já que a maioria dos candidatos ao MIT não deve saber a língua). O outro, Gustavo Haddad, foi admitido no ITA, mas eles são pessoas bem diferentes em todos os sentidos, dizem aqueles que os conhecem mais pessoalmente.

O outro, medalhista no IJSO, desconheço. Especifique, já que citou.

Não disse em momento algum que, academicamente, um aluno do ITA não tem capacidade para aguentar o currículo do MIT. Disse apenas que, sendo processos bem diferentes, um aluno do ITA não necessariamente passaria no MIT, enquanto o oposto (se for um candidato a ciências exatas e, como dito, excetuando-se a prova de português, para a qual a maioria dos candidatos sequer saberiam ler) teria grandes chances de ingressar no ITA se fizesse a prova seriamente, já que boa parte são medalhistas internacionais (processos bem mais difíceis do que o ITA). Talvez eles não passassem, obviamente, por português, já que um belga, por exemplo, talvez não veja tanta utilidade, ou uma pessoa que deseja viver no exterior também não vê (como já ressaltado no caso do Ivan); se milhões de brasileiros não veem, quem dirá um estrangeiro ou alguém que não pretende viver aqui.

Além disso, são duas filosofias estudantis bem diferentes. O ITA prevê uma vida acadêmica rigorosa, enquanto o MIT prevê uma conciliação entre uma vida acadêmica e uma vida extracurricular. Talvez isso seja algo que possa mudar para melhor durante as atuais reformas do ITA.
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por JoaoLeal96 Sex 01 Ago 2014, 14:42

parece-me que é pra mudar essa questao nas reformas alguns diziam que o ITA estava perdendo o posto de faculdade "modelo" inclusive foi bastante divulgado uma carta de um aluno falando sobre isso:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
talvez com isso o reitor acordou para o q estava acontecendo
JoaoLeal96
JoaoLeal96
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 515
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por MatheusMagnvs Sex 01 Ago 2014, 21:45

Não acho que o ITA tenha deixado de ser uma "instituição modelo"; acredito que ele tenha mantido seu mérito, mas acho que faltou um pouco de inovação e diversificação para elevar este ainda mais.

O reitor está no posto desde 2011. Não se reestrutura uma faculdade como o ITA em apenas três anos, há inúmeras considerações econômicas, políticas e pedagógicas que interferem; e, com uma intensa burocracia, as reformas se tornam ainda mais lentas.
Mas acredito que o reitor esteja desempenhando sua função com excelência. O atual reitor foi o responsável por aproximar ainda mais o ITA e o MIT (que, como muitos devem saber, tem laços históricos); foi responsável por iniciar as reformas de maneira benéfica para a instituição e para os alunos; está sendo um dos responsáveis por tornar o ITA, que já é ótimo, em algo ainda melhor.

A eficiência do MIT consiste em conseguir alunos esforçados, simultaneamente, nas áreas acadêmicas (tanto a application quanto o vestibular podem, de certa forma e dependendo do nível do vestibular, filtrar isso) e sociais, junto uma grande criatividade e proatividade (e isso o vestibular não consegue filtrar de forma alguma, enquanto a application sim).  [Além disso, acredito que o modelo do vestibular seja um grande fator da falta de estímulo ao estudo no país. É possível passar numa excelente instituição como ITA sem ter estudado nada até terminar o ensino médio, fazendo cursinho, se esforçando de última hora etc., o que faz com muitos (e devo dizer que seja a grande maioria dos alunos que conheço) não se importem com a escola e o estudo prematuramente (o que vemos que não é o caso do colega que abriu o tópico); por outro lado, não se entra em Harvard sem um esforço acadêmico e extracurricular muito forte desde cedo (ou seja, eles avaliam a personalidade da pessoa como um todo, e não apenas uma parte dela, o que é um grande diferencial).]
Mas esperemos que o ITA consiga renovar seus moldes com eficiência; e, assim, deixará de ser a instituição excelente que é para ser uma instituição excelentíssima. Smile


Última edição por MatheusMagnvs em Sáb 02 Ago 2014, 09:52, editado 1 vez(es)
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por Shareen Sex 01 Ago 2014, 22:58

Queria evitar nomes mas jah que citou, rsrs.
Bom, Matheus, quando saiu a noticia de que foi aceita no Harvard segundo ele proprio comemorou e voltou a estudar para a prova de Quimica do ITA, alem disso acredito que como um brasileiro sabe da importancia e da fama da prova ITA e nao deve ter feito por fazer, mas nao conheco ele, vou ficar aqui no achismo mesmo.

O medalhista no IJSO foi um tal de Felipe Brandao, esse realmente queria passar no ITA, jah que se nao me engano, deixou de participar da cerimonia de encerramento para fazer a prova.

O que quis dizer com esses exemplos eh atestar a dificuldade e o alto nivel dos alunos que entram no ITA, e assim, dizer que os daqui nao comparam com os de fora, pelo menos academicamente, soa um pouco como complexo de vira lata.

E voce nao espera que uma instiuicao militar tenha muita liberdade curricular, neh? rsrs.

Shareen
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 25/08/2013
Idade : 27
Localização : Cascavel, Parana, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas em relação ao embasamento. Empty Re: Dúvidas em relação ao embasamento.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos